Roda de conversa: “Pensando a escola como floresta: caminhos para a Educação Inclusiva”
com Macaé Evaristo e Alyne Costa
Mediação: Maria Antônia Goulart
SEXTA 01 AGO | 18H
CASA SESC
Como parte da programação do Sesc RJ na FLIP 2025, a roda de conversa “Pensando a escola como floresta: caminhos para a educação inclusiva” propõe um diálogo sobre educação, diversidade e justiça social, a partir da metáfora da floresta como espaço vivo, coletivo e interdependente.
Participam da mesa a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e a professora do departamento de Filosofia da PUC-RJ Alyne Costa, com mediação de Maria Antônia Goulart, diretora do CREI Sesc Senac RJ e referência nacional em educação inclusiva.
A proposta é refletir sobre a escola como um território de múltiplos saberes, onde inclusão, cuidado, diversidade e participação são pilares de uma educação anticapacitista e conectada com os direitos humanos.
Macaé Evaristo
Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania. Atuou por 19 anos como professora na rede municipal de Belo Horizonte. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária de Educação em BH (2005 a 2012) e em Minas (2015 a 2018). Foi secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (2013 a 2014). Em 2020 foi eleita vereadora em Belo Horizonte, onde atuou por uma cidade educadora e antirracista. Em fevereiro de 2023 tomou posse como deputada estadual, da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Graduada em Serviço Social e mestre em Educação, é doutoranda pela UFMG. Como gestora, Macaé Evaristo coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH e as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior, quando esteve no MEC, atuando em prol da inclusão educacional e da valorização dos professores.
Alyne Costa
Doutora em filosofia pela PUC-Rio, atua em filosofia contemporânea, com ênfase em filosofia e a questão ambiental. Sua pesquisa trata da importância de pensar o Antropoceno e o colapso ecológico considerando também cosmovisões e modos de vida não ocidentais. Sua tese Cosmopolíticas da Terra: modos de existência e resistência no Antropoceno foi a vencedora do Prêmio Capes de Tese 2020 na área de Filosofia. É também autora de Guerra e paz no Antropoceno: uma análise da crise ecológica segundo a obra de Bruno Latour (Autografia, 2017). Pesquisadora da Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades (APPH), coordena o projeto “A Terra e nós: educação, pesquisa e cidadania no Antropoceno” (PUC-Rio/CNPq), é co-líder do grupo de pesquisas Terranias: Núcleo Transdisciplinar de Pensamento Ecológico (PUC-Rio/CNPq) e co-coordenadora da coleção Desnaturadas, da editora Bazar do Tempo. É também membro do Laboratório Filosofias do Tempo do Agora (UFRJ/CNPq), do grupo de pesquisa Materialismos: Ontologia, Ciência e Política na Filosofia Contemporânea (PUC-Rio/CNPq), do projeto de extensão Quantas Filósofas? (IFCS/UFRJ) e da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, onde coordenou a Série de Vídeos Prêmio Filósofas de 2021 a 2022.
Maria Antônia Goulart
Mestre em saúde coletiva pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UFB). Diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI-Sesc Senac). Ex-gestora pública no município de Nova Iguaçu/RJ no período de 2005 a 2010 e responsável pela concepção e implementação do Programa Intersetorial de Educação Integral Bairro-Escola. Membro do Comitê Articulador do Centro de Referências em Educação Integral, do Movimento pela Inovação na Educação e da Iniciativa do Unicef do Livro Didático Digital Acessível. Co-fundadora e gestora do Movimento Down e do Laboratório de Produção de Recursos para a Educação Inclusiva e Acessibilidade Cultural Elaborando. Fellow do Programa de Aprendizagem Criativa do Media Lab/MIT. Consultora de projetos na área de educação, inclusão e tecnologia.
Libras | Audiodescrição | Gratuito | Livre