Show Poético com Adriana Calcanhotto
Sábado 02 AGO | 20h
CASA SESC
Adriana Calcanhotto está na programação Casa Sesc na FLIP 2025. No dia 02 de agosto. A cantora e compositora gaúcha fará um recital com canções e textos poéticos de sua autoria e dos poetas sobre os quais sua obra se debruça.
Ela é reconhecida tanto por sua popularidade comercial quanto por sua exploração artística e intelectual. Seus trabalhos literários incluem antologias de poemas, também para as crianças. Calcanhotto é além disso figura influente na academia, tendo sido nomeada Embaixadora da Universidade de Coimbra, onde tem lecionado poesia e composição de canções desde 2017.
Com uma discografia diversificada, que inclui álbuns para o público infantil sob o pseudônimo Adriana Partimpim, Calcanhotto demonstra uma versatilidade única. Sua trilogia marítima, iniciada com “Maritmo” em 1998 e concluída com “Margem” em 2019, exemplifica sua habilidade de abordar metáforas complexas, como o mar como símbolo do amor e da tragédia. Assídua colaboradora da FLIP, onde cantou desde a primeira edicão (fez shows de abertura em 2009 e 2024, lançou alguns de seus livros e participou de mesas sobre poesia, filosofia e arquitetura, além de cantar para as crianças na Flipinha), Adriana vai, no show solo do dia 2 de agosto, visitar alguns dos poetas que têm forte influência sobre seu trabalho, como Augusto de Campos, Antonio Cicero, Arnaldo Antunes e Ferreira Gullar entre outros além do próprio homenageado da edição deste ano, o poeta paranaense Paulo Leminski.
Adriana Calcanhotto
Nasceu em 1965 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Tem 13 álbuns de estúdio além de vários registros audiovisuais de suas turnês de shows. Ganhou dois prêmios Grammy Latino, um por seu trabalho musical para crianças, em seu heterônimo “Partimpim”, e o outro na categoria “melhor canção em língua portuguesa”, com “Tua”. Tem composições gravadas por grandes nomes da música brasileira de diferentes gerações e estilos, e hits radiofônicos que permanecem há mais de 30 anos nas rádios, nas playlists e nos setlists de suas turnês. É desde 2015 embaixadora da Universidade de Coimbra, em Portugal, onde leciona. Vive pelo mundo.
Libras | Audiodescrição | Gratuito | Livre