
Sistema Fecomércio RJ quer ampliar sua agenda verde com experiências apresentadas em Nova York
Sesc e Senac RJ são os mais recentes signatários do Pacto Global da ONU e, nessa condição, devem contribuir com os esforços internacionais por um mundo mais sustentável. Representantes da instituição buscam em eventos paralelos à Assembleia Geral da ONU, em Nova York, experiências a serem aplicadas no RJ.
O Sistema Fecomércio RJ está participando em Nova York dos eventos paralelos à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que jogam luz sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima. Consultor da instituição para pesquisas econômicas e ações ambientais, Márcio Fortes foi destacado para acompanhar as discussões e trazer elementos a serem aplicados no dia a dia da federação do comercio varejista e do Sesc e Senac RJ, que este ano passaram a ser signatários do Pacto Global da ONU.
“Bancos internacionais e os escritórios de montagem de negócios apontam caminhos novos a partir das vantagens brasileiras no novo padrão verde. É uma grande oportunidade para o Brasil neste momento, pois o país se diferencia positivamente na questão climática, com grandes instituições de pesquisa, capital humano e parcerias entre governos e empresas dedicadas ao assunto”, disse o consultor, nesta quinta-feira (21/9), após participar do seminário Tendências e oportunidades no setor de eletricidade no Brasil – Transição energética e reindustrialização verde.
Márcio Fortes, que é ex-ministro interino da Fazenda e ex-presidente do BNDES, teve a oportunidade de compartilhar com os participantes ações realizadas pela instituição no Rio de Janeiro e fomentar iniciativas parecidas no mundo. Entre elas, a instalação de uma Usina Solar Fotovoltaica no hotel Sesc Nova Friburgo que reduz o consumo de energia. Além dessa unidade do Sesc RJ, outras 11 estão no programa de aquisição de energia via mercado livre de energia alternativa, que visa a reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e economizar recursos. Em 2021, foi registrada a redução do 40 toneladas de CO² equivalente de Gases de Efeito Estufa. Em 2022, a redução foi ampliada para mais de 150 toneladas.
Carnaval do Rio: maior reciclagem de latas do mundo
Outra ação que vem sendo apresentada a lideranças internacionais reunidas em Nova York é aquela que fez o Sesc RJ entrar para o Guinness World Records – o Livro dos Recordes. Com apoio do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), o Sesc RJ conduziu a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo no Carnaval da Sapucaí 2023. O título foi recebido pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc e Senac RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, durante o Desfile das Campeãs (foto).
O Mesa Brasil – programa de combate à fome e ao desperdício do Sesc RJ – também é destaque nessa agenda internacional ao ser apresentado aos participantes dos eventos. Criado em 2000, o programa é uma ponte entre quem pode doar e quem precisa receber. Atualmente, o programa recebe alimentos não perecíveis e in natura de cerca de 200 parceiros e os reverte para mais de 1.300 instituições, que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, o Mesa Brasil orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitar integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa partes que tradicionalmente são descartadas. Alimentos in natura fora do padrão comercial, mas próprios para o consumo, são revertidos para o prato de quem mais precisa e geram renda para pequenos produtores rurais.
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.