Palavra Líquida: inscrições para Núcleos Formativos acontecem de 26/7 a 1/8

Palavra Líquida: inscrições para Núcleo Formativo acontecem de 26/7 a 1/8

O projeto Palavra Líquida, que dialoga a partir da literatura com as artes cênicas, as artes visuais, o audiovisual e a música, chega em 2024 aos territórios de Ramos e Tijuca, tendo como recortes para se pensar a edição duas palavras importantes: terra e território.

Esses dois substantivos, tão presentes no imaginário comum, possuem, ambos, muitos significados necessários para se pensar o contemporâneo. Há um provérbio tupinambá que no original se escreve Iandê Aupaba. Contudo, quando se tenta traduzi-lo, o sentido único se esvai, colocando, para os viventes, diversas camadas de sentido: somos a terra de origem, terra da qual nós somos, nós somos o território ou nós somos a terra. Isso porque a palavra aupaba, ao mesmo tempo, significa terra, lugar, pertencimento e território.

Houve um tempo, diz-nos Nego Bispo, em que não dizíamos aquela terra é minha e, sim, nós somos daquela terra. Havia entre nós a compreensão de que a terra é viva e, uma vez que ela pode produzir, ela também precisa descansar. Pensar que pertencemos a terra e não que a terra nos pertence, ainda com Nego Bispo, é um caminho importante não apenas para a ecologia dos territórios, no sentido geográfico, mas também para a ecologia que permeia o fazer artístico, os territórios afetivos, artístico-culturais que nos circundam.

Não há projeto sem uma terra de origem, sem um território. Perguntar por essa geografia dos afetos é o convite do Palavra Líquida em 2024. 

Em agosto, inicia-se o Núcleo Formativo do Palavra Líquida, nas unidades Sesc Ramos e Sesc Tijuca. As inscrições vão de 26/7 a 1/8.

INSCREVA-SE!

Núcleo Palavra Líquida 2024 | Percursos formativos Terra e Território (parceria com o Turismo Social)

  • Formato: encontros híbridos, intercalados quinzenalmente entre aula-passeio – reposicionando a forma como observamos e habitamos a cidade – e encontros online, ambos ministrados/guiados por pessoas de notório saber cultural (cultura aqui entendida como campo ampliado).
  • Período: 3 de agosto a 26 de outubro, aos sábados, 9h às 13h.
  • Aulas-passeio: serão visitados locais como Ramos, Penha, Floresta da Tijuca, Aldeia Maracanã, Madureira, Praça Mauá, Praça XI e Pequena África. Os pontos de partida acontecerão a partir das unidades Sesc Tijuca e Sesc Ramos, de onde partirão ônibus de passeio. Mais detalhes serão enviados após a confirmação das inscrições.
  • Encontros online: realizados via Plataforma Teams, transmitidos ao vivo pelo YouTube do Sesc RJ.

Inscreva-se aqui

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Picadeiro Móvel chega a São João de Meriti em sua 10° edição

Veja mais

Sesc RJ celebra o Dia das Crianças com mais de 200 atividades em 18 unidades do estado

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Sesc RJ e Sebrae RJ lançam trilha formativa “Mulheres que Transformam” em Duque de Caxias

Veja mais

4º Congresso Sesc de Políticas Inclusivas marca os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão

Veja mais