Sesc RJ abre vagas para curso no Restaurante do Povo; pessoas em vulnerabilidade mudaram de vida após emprego
Iniciativa busca apoiar a retomada da autonomia profissional dos participantes. Ao final do curso, os formados terão acesso a orientações sobre empregabilidade e a oportunidades de inserção no mercado de trabalho, em parceria com empresas e órgãos públicos.
Após formar mais de 100 pessoas no curso de Serviços de Limpeza, Higienização e Conservação de Ambientes — muitos já empregados após a capacitação —, o Sesc RJ abre na próxima segunda-feira (10/11) novas vagas de qualificação profissional gratuita para frequentadores do Restaurante do Povo Herbert de Souza, na Central do Brasil, do qual é parceiro. O novo curso, Técnicas de Atendimento em Serviços de Alimentos e Bebidas, será ministrado pelo Senac RJ e visa preparar os participantes para atuar em restaurantes, lanchonetes, hotéis e outros estabelecimentos do setor de alimentação.
Com carga horária de 18 horas, o curso abordará práticas de atendimento, comunicação com o cliente, boas práticas de manipulação de alimentos, postura profissional e noções de hospitalidade. As aulas serão realizadas nos dias 25, 26 e 27 de novembro e 2, 3 e 4 de dezembro, sempre às terças, quartas e quintas-feiras. Serão oferecidas duas turmas de 20 alunos, com aulas nos turnos da manhã (9h às 12h) e tarde (13h às 16h).
As inscrições devem ser feitas de 10 a 19 de novembro, no próprio restaurante, localizado atrás da Central do Brasil. Para participar, é necessário apresentar documento de identificação (CPF). O curso é gratuito e voltado prioritariamente a frequentadores do Restaurante do Povo, que buscam novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. O Restaurante do Povo da Central do Brasil é mantido em parceria entre Sesc RJ e Governo do Estado.
O Senac RJ será responsável pela formação técnica e pela condução das aulas, enquanto o Sesc RJ fará a mobilização, o processo de inscrição e o acompanhamento dos alunos. Nas segundas-feiras, o Sesc também promoverá rodas de conversa sobre empregabilidade, com orientações sobre elaboração de currículos e preparação para entrevistas. Paralelamente, estão sendo firmadas parcerias com empresas e órgãos públicos para facilitar a inserção profissional dos participantes.
Stefane aprendeu uma profissão e ganhou um emprego
Entre os mais de 100 alunos formados pelo curso anterior está Stefane Lima da Rocha, 53 anos, que conheceu o projeto enquanto frequentava o Restaurante do Povo na Central do Brasil. Após concluir a capacitação, foi contratado por uma empresa terceirizada que presta serviços de limpeza nas estações da SuperVia.
“O curso do Sesc foi maravilhoso. Aprendi uma profissão e, graças a isso, consegui um emprego na área de limpeza da SuperVia. A professora era muito dedicada e o projeto realmente muda a vida de quem precisa de uma oportunidade”, disse
Pesquisa revela o tempo de desemprego
De acordo com levantamento encomendado pelo Sesc RJ ao Instituto Fecomércio de Pesquisas e Estudos (IFec) em setembro do ano passado, 14,4% dos frequentadores do Restaurante do Povo estão em situação de desemprego recente, ou seja, ficaram sem trabalho há menos de seis meses. Outros 18% estão desempregados entre seis meses e dois anos, e 67,6% há mais de dois anos, revelando um público fortemente impactado pela exclusão do mercado de trabalho formal. A pesquisa também apontou que 32,3% das pessoas que se alimentam no restaurante estão atualmente em busca de emprego, configurando uma força de trabalho potencial disposta a se requalificar e retomar suas atividades profissionais.
“Reconstrução da autonomia com dignidade”
“Nosso compromisso é criar oportunidades reais para que as pessoas possam reconstruir suas trajetórias com dignidade. Projetos como esse mostram que é possível transformar uma ação social em um instrumento de inclusão produtiva, gerando perspectivas concretas de trabalho e renda. Queremos oferecer não só acolhimento, mas oportunidade. Cada curso é uma porta que se abre para o futuro e para a reconquista da autonomia”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
A iniciativa integra o Projeto Sesc+ Social, que busca promover inclusão e transformação social. O foco está no público em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades concretas de geração de renda e desenvolvimento pessoal.
SERVIÇO:
Técnicas de Atendimento em Serviços de Alimentos e Bebidas
Público prioritário: frequentadores do Restaurante do Povo da Central do Brasil
Inscrições: 10 a 19/11, no Restaurante do Povo Herbert de Souza (Central do Brasil)
Aulas: 25, 26 e 27/11; 02, 03 e 04/12 – terças, quartas e quintas
Horários: Manhã – 9h às 12h | Tarde – 13h às 16h
Vagas: 40 (duas turmas de 20 alunos)
Carga horária: 18h
Realização: Sesc RJ (mobilização e acompanhamento) e Senac RJ (formação técnica)
Apoio: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
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