Crédito: Adenor Gondim

Flup 2025: Sesc RJ leva atrações à Festa Literária das Periferias, em Madureira

Mesas com grandes nomes da literatura, exposição, poesia, música e ações de combate à violência integram a participação da instituição no evento.

O Sesc RJ é parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que vai acontecer de 19 a 23/11 e de 27 a 30/11, em Madureira, na Zona Norte do Rio. A instituição levará ao evento uma programação diversificada, com mesas de discussão, performances poéticas, atrações musicais, exposições e campanhas de conscientização sobre temas sociais urgentes.

A instituição vai promover mesas de discussão, no Viaduto de Madureira, com a participação de nomes como os escritores Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório, o multiartista Tiganá Santana e as jornalistas Flávia Oliveira e Isabela Reis, do podcast Angu de Grilo, com Raull Santiago.

Exposição e um guia contra o racismo
A Central Única das Favelas (Cufa) vai receber a exposição Caminhos Antirracistas. A mostra, que foi exibida na Sapucaí este ano, reúne ilustrações criadas pelo artista Luang Senegambia, por meio da técnica de colagem digital. As obras são divididas em “alas”, em referência ao desfile das escolas de samba, e apresentam o conteúdo do Guia Antirracista do Sesc RJ que aborda o racismo e suas ramificações. A visitação será de 27 a 30/11.

Durante a Flup, o Sesc também distribuirá o Guia Antirracista, publicação trilíngue (português, inglês e espanhol) do Projeto Consciências, iniciativa que discute, dentro e fora das unidades da instituição, questões de raça e do racismo estrutural brasileiro com foco na educação antirracista.

Mais literatura e cultura
No Palco Zê Enê, o Sesc realizará uma roda de conversa sobre o Projeto Geringonça, no dia 29/11, às 14h, com o cineasta Emílio Domingos, o multiartista Pablo Meijueiro e o produtor cultural e co-organizador do livro, Valterlei Borges. A obra, recentemente lançada pelo Sesc, resgata a memória de um dos movimentos culturais mais potentes das últimas décadas no Rio.

O espaço também vai receber, no dia 30/11, às 15h30, o lançamento do novo volume da Paquetá, revista de artes do Sesc, com a presença do escritor e contador de história Anderson Barreto, a escritora Simone Mota e a pensadora e ialorixá Iyá Paula de Odé.

A programação musical estará recheada, com o som da DJ Tammy (29/11) e o tradicional DJ Baile Charme (22 e 29/11), garantindo o clima de celebração que marca a Flup.

O público poderá interagir ainda com o dispositivo “Retire um Poema”, um totem idealizado pela poeta Yassu Noguch, no qual são dispensados micropoemas autorais impressos em bobinas de papel. Outra intervenção é o “Saque um poema”, em que dois poetas, munidos de textos autorais e de um megafone, inserem a poesia no fluxo do cotidiano e distribuem fanzines artesanais gratuitamente.

Campanhas contra a violência e pelo respeito
Durante todo o evento, o Sesc RJ vai promover também campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher e de combate ao etarismo (preconceito baseado na idade) e sobre cidadania. Em banners e cubos espalhados pelo evento, adesivos, tatuagens temporárias, livros, marcadores de livros e porta-copos, haverá mensagens sobre essas formas de violência, propondo um pacto coletivo pelo respeito.

Em sua 15ª edição, a Flup explora o tema “Ideias para reencantar o mundo: escrevivências, sonhos e batidões”, celebrando o legado político, artístico e poético do Caribe e sua profunda influência na diáspora africana. Neste ano, o evento homenageia Conceição Evaristo, uma das escritoras mais importantes do país, cujo conceito de “Escrevivência” transformou a forma de narrar as experiências de mulheres negras e de comunidades marginalizadas.

SERVIÇO:
Sesc RJ na Flup 2025
Data: 19 a 23/11 e de 27 a 30/11
Viaduto de Madureira – Rio de Janeiro
Gratuito

Programação das mesas apoiadas pelo Sesc RJ
22/11, às 16h | Viaduto de Madureira
Mesa: “Olhar é também um ato político”, com Olivier Marboeuf e Itamar Vieira Junior. Mediação: Nadia Yala Kisukidi.

23/11, às 14h | Viaduto de Madureira
Mesa: Gravação do podcast Angu de Grilo, com Flávia Oliveira e Isabela Reis, convidado Raull Santiago.

23/11, às 20h30 | Viaduto de Madureira
Mesa: “O quilombo dentro de nós: outro lado de nossas peles”, com Dénétem Touam Bona e Tiganá Santana. Mediação: Brendow Gabriel.

29/11, às 20h | Viaduto de Madureira
Mesa: “Navegando o afeto: atrás de um porto seguro”, com Alexis Pauline Gumbs e Jeferson Tenório. Mediação: Duda Nascimento.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Sesc Ginástico: concerto de Wagner Tiso abre a programação musical do teatro com concerto especial de 80 anos

Veja mais

Sesc RJ Flamengo enfrenta o Sancor Maringá na primeira missão fora do Rio pela Superliga

Veja mais

Segundo dia do IV Seminário de Mediação Cultural do Sesc RJ tem debate sobre papel das instituições e das políticas públicas na mediação

Veja mais

“Riscar o Chão”: Centro Cultural PGE-RJ recebe exposição que aborda, em linhas e traços, o corpo em movimento

Veja mais