
Sesc+ Social: Cartilha de Captação de Recursos
Dentro do projeto Sesc+ Social, a equipe da Unidade Sesc São João de Meriti lança uma cartilha com propostas para a captação de recursos.
Frequentemente as instituições sociais precisam de recursos para viabilizar o seu trabalho. Na cartilha Como Captar Recursos?, você encontra algumas sugestões de captação desses recursos. Chamamos de sustentabilidade econômica a diversificação das fontes de receita. Assim, caso ocorra uma diminuição ou corte de uma das fontes, o impacto é menor.
Captar recursos não precisa ser necessariamente pedir dinheiro, mas formar parcerias com pessoas físicas e jurídicas que possam doar móveis, roupas e outros produtos, além do trabalho voluntário de pessoas. A ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos) aconselha um planejamento para uma mobilização ideal de recursos que permita uma fácil implementação. Essa etapa do trabalho permite avaliar as necessidades e melhores caminhos de captação. A base de dados atualizada dos doadores com as respectivas doações é um grande começo. Outro ponto muito significativo é a transparência na utilização dos recursos recebidos. A prestação de contas a quem doou, com detalhes de tudo o que foi realizado, aumenta a credibilidade e deixa feliz quem investiu no trabalho social.
Captar recursos é também se reinventar. Entre os doadores pontuais e aqueles sistemáticos, pessoas e empresas. É interessante oferecer um brinde, ingressos para eventos ou mesmo a divulgação dos doadores. É bom lembrar que sai mais barato manter um doador do que buscar novos. Assim, o relacionamento ganha uma força. Agradecer as doações, enviar informativos com a prestação de contas e de como está a instituição com os recursos doados são formas simpáticas de manter o contato.
A captação também pode ser feita através de editais. Antes de tudo, é preciso avaliar por meio de pesquisas se as atividades das empresas estão em alinhamento com a sua organização. Vale consultar os editais abertos para ver como funcionam.
Na área de eventos, use a criatividade para realizar almoços, chás, eventos culturais, rifas, etc. A realização de bazares é muito interessante e pode ser uma das principais formas de captar recursos para sua instituição. É possível gerar receita com venda de roupas, acessórios e objetos doados. A venda de produtos é também fonte de captação, porém é preciso checar a legislação do seu estado e município.
Muitas organizações têm amplas áreas ociosas que podem ser alugadas para festas e atividades físicas. Salas vazias também podem ser utilizadas por outras empresas ou ONGs. O sistema de Coworking vem crescendo muito e viabilizando melhores custos operacionais.
Você sabe o que é Crowfunding ou Financiamento Coletivo? É uma modalidade de financiamento onde é necessário criar como tema em uma plataforma, alinhando a mobilização de doadores que se identificam com uma causa muito bem definida. Vale apena visitar os sites como Kikante e Vakinha, que são especializados nessa prática.
A equipe da Unidade Sesc São João do Meriti espera contribuir com a Cartilha para que o trabalho social seja cada vez mais viabilizado com mais pessoas e empresas engajadas.
Baixe sua Cartilha de Captação de Recursos para ver todas as dicas da equipe!
Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ! Para acompanhar nossas notícias, clique aqui!