Dia Mundial do Meio Ambiente Sustentabilidade News Meio Ambiente Redução da circulação social traz benefícios ao meio ambiente

Outubro Urbano: reflexões sobre a vida nos espaços urbanos

Você sabia que no mês de outubro, além do Dia das Crianças e do Dia do Comerciário, temos outras datas muito importantes? Elas fazem parte do Outubro Urbano, e são o Dia Mundial do Habitat (dia 05) e o Dia Mundial das Cidades (dia 31). 

Outubro tem se tornado um mês especial para a reflexão sobre quais rumos nossas cidades estão tomando e o que pode ser feito para torná-las espaços com qualidade garantida. Afinal, mais da metade de toda a população mundial já vive em centros urbanos, conforme registrado em 2018, e com uma previsão de que chegue a 68% até 2050.

Ou seja, 2/3 de todas as pessoas do mundo estarão vivendo em cidades daqui a três décadas. No Brasil esse número é ainda maior, já que 86% dos brasileiros já vivem em cidades.

Esses fatos têm chamado a atenção das lideranças mundiais e fizeram com que a Organização das Nações Unidas (ONU), através da ONU-Habitat,  lançasse uma campanha anual chamada Outubro Urbano. Essa campanha agrega um amplo espaço de debate sobre a forma como as cidades estão crescendo e quais os parâmetros que devem ser seguidos para garantir o bem-estar humano nesse modo de vida.

O tema geral da campanha é Cidade melhor, vida melhor. E em 2020 estão sendo adotados os subtemas Habitação para todos e todas: um futuro urbano melhor e Valorizando nossas comunidades e cidades.

Desse modo, a campanha visa promover a Agenda Urbana (Declaração de Quito sobre cidades e assentamentos humanos sustentáveis para todos, definida em 2016), bem como a agenda 2030, mais conhecida como os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), especialmente o ODS 11 “Cidades e comunidades sustentáveis”, que descreve 10 metas a serem alcançadas para tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

No Brasil, visando dar maior visibilidade ao Outubro Urbano, a ONU- Habitat criou desde 2018 o Circuito Urbano, que apoia e dá visibilidade a diversos atores que se engajam e promovem esse debate sobre os rumos que nossos centros urbanos estão tomando.

Juntos somos mais fortes e o Sesc RJ está nesse movimento desde o início….

O Sesc RJ faz parte do movimento  do Circuito Urbano desde o início, em 2018. Através de suas ações voltadas à educação ambiental, busca promover e colaborar para uma maior sustentabilidade urbana.

Em 2018, cinco programações do Sesc RJ foram certificadas pela entidade e mapeadas como parte do Circuito Urbano: Mostra Sesc+Verde (ligada a todas Unidades); Sesc+ Verde/Curso de Gestão de Resíduos (realizado na Unidade Madureira); Sesc+Verde/Roda de Conversa sobre Consumo Consciente e Sesc+ Verde/Oficina de Tecnologias Ambientais (realizadas pela Unidade São João de Meriti);  e Sesc+Verde/Roda de Conversa sobre Resíduos Sólidos e Responsabilidade Compartilhada (realizado pela Unidade Nogueira).

Em 2019, A ONU Habitat selecionou eventos relacionados ao tema “Cidades Inovadoras e Inclusivas” para celebrar o Outubro Urbano, com o objetivo de refletir sobre uma diversidade de questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor.

Ao todo, o Sesc RJ teve quatro de suas programações selecionadas: as Oficinas  “Construindo uma Horta Comunitária” e “Jardim Sensorial”, realizadas no Sesc Barra Mansa; a Mostra Sesc+ Sustentabilidade, que ocorreu no Sesc Nogueira;  e a Exposição A Casa Sustentável, realizada no Parque Radical.

Fique por dentro de outras notícias sobre Sustentabilidade clicando aqui.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

CineSesc RJ convida o público a sonhar e imaginar em julho

Veja mais

FESTIVAL SESC DE INVERNO – Ingressos para atrações pagas do Festival de Inverno estarão disponíveis neste sábado a partir das 11h

Veja mais

Arraiás do Sesc: festas continuam em julho no Rio

Veja mais

Espaço Cultural Arte Sesc recebe o grupo Ecos Latinos (EUA) na terça-feira

Veja mais