Prevenção de Quedas de Idosos
Crédito: Getty Images

Pesquisa Sesc RJ e IFec RJ sobre Prevenção de Quedas de Idosos

Instituída pela ONU, a Campanha de Prevenção de Quedas é de grande relevância para o público idoso, já que as quedas são muito comuns entre este grupo, principalmente devido à fraqueza da musculatura, tonturas, perdas ou diminuição da sensibilidade.

O Sesc RJ em parceria com o IFEC realizou uma pesquisa inédita sobre o tema durante o mês de março de 2021, um ano após o decreto de Pandemia pela OMS e início da necessidade de isolamento social. Os dados coletados elucidam os contextos e principais causas das quedas, com ênfase em suas rotinas para a elaboração de ações estratégias de prevenção.

Realizada com 400 idosos, inscritos no projeto Sesc Mais Vida a pesquisa e teve como objetivo entender os novos hábitos e conhecimentos desses idosos sobre os perigos da queda no ambiente doméstico exclusivamente durante a pandemia. Havia um grande receio de ampliação das quedas devido aos novos hábitos de organização dentro das residências, a redução de mobilidade e exercícios físicos e novos arranjos de moradia.

As entrevistas ocorreram no período de 26 de março a 1° de abril de 2021 e seu principal resultado mostra que a pandemia não aumentou o número de casos de quedas, mesmo sendo o ambiente doméstico o maior causador, mas levanta diversos pontos de atenção que precisam ser levados em consideração pelos idosos e suas famílias.

O Sesc RJ realiza atividades com idosos e durante a pandemia as ações foram migradas para o espaço virtual. Desde março de 2020 os idosos dos grupos são monitorados pelos profissionais e recebem sistematicamente atividades e informações sobre saúde e a pandemia.

Alguns resultados:

  • Sofreram quedas antes da pandemia 12,3% e durante a pandemia 9,0%.
  • Sofreram quedas com fraturas 2,3% antes da pandemia e 0,7% durante a pandemia.
  • A maioria dos motivos da queda está relacionada ao piso (escorregou, piso irregular, tropeço, buraco na rua, sapato prendeu em algo solto no chão, objetos espalhados).
  • A maioria das quedas ocorrem dentro de casa, com os mais idosos usando chinelo.

A grande maioria dos entrevistados possui algum tipo de enfermidade, sendo as principais: Hipertensão arterial, artrose, osteoporose/ osteopenia, diabetes e reumatismo, sendo estes índices maiores na população de menor renda.   Apesar da maioria não morar sozinho, uma parcela significativa mora, o que pode dificultar o socorro quando da ocorrência de quedas.  Dos que sofreram quedas, 41,7% não conseguiram se levantar sozinho. E esse dado merece atenção aos familiares. Especialistas sugerem a utilização de pulseiras inteligentes para avisos emergenciais rápidos e/ou a criação de uma rotina de contato com a família com horários pre determinados para ligação e suporte de rede local como porteiros ou vizinhos.

A pesquisa também investigou como anda a rotina diante da pandemia do Coronavirus, e para acalento de todos, em sua maioria os idosos estão seguindo as orientações de prevenção, porem, 25,8% costumam receber visitas. Importante ressaltar que mesmo após a vacinação os familiares e idosos devem manter o uso de mascaras e higienização das mãos durante as visitas.

O que cria um alerta aos especialistas e familiares são os espaços e ambientes domésticos, a maioria dos entrevistados não percebem risco de quedas em suas residências e dessa forma não vêm necessidade de qualquer adequação. O que pode ser um risco para pessoas que já passaram dos 60 anos. Mesmo o banheiro e áreas molhadas sendo os mais perigosos, sala e quartos são os espaços onde as quedas mais aconteceram. Esse dado é facilmente relacionado à condição de saúde e cuidados necessários ao acordar, mobiliário e tapetes e a atenção maior somente em espaços molhados.

O Sesc RJ já iniciou ações educativas contra quedas, baseadas na pesquisa e em breve compartilha em suas redes.

A pesquisa apresenta outros dados e resultados importantes que podem ajudar a entender melhor os hábitos, causas e consequências das quedas em idosos.

Clique aqui para conhecer a pesquisa.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJAssistência

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc Saúde Mulher

Barra do Piraí recebe unidade móvel para exames gratuitos de mamografia e preventivo 

Veja mais
negro

Divulgado o resultado do curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado no Sesc Nova Iguaçu

Veja mais

Ana Marcela Cunha embarca para Singapura em busca de um novo recorde no Mundial de Esportes Aquáticos

Veja mais

Sesc RJ prorroga inscrições para cursos de inglês e espanhol em 13 unidades no estado

Veja mais