Arte em Cena Tempestuosa Depressagem

Tempestuosa Depressagem: Apresentação e roda de conversa 

A performance “Tempestuosa Depressagem” será transmitida nas redes sociais e discute o racismo estrutural, abordando a saúde mental com enfoque na população negra. A apresentação será seguida de uma roda de conversa com a atriz Flávia Souza, a diretora Tatiana Tibúrcio e a psicóloga clínica Claudina Damasceno Ozório. 

O Sesc RJ exibe nesta quinta-feira (27/8), às 19h, em seu canal no YouTube e no perfil do Facebook, o espetáculo Tempestuosa Depressagem, dentro da programação do projeto Arte em Cena. A performance da atriz Flavia Souza, com participação especial da cantora e jongueira Daniella Gomes, retrata as nuances e desdobramentos da Síndrome do Pânico e da Depressão com enfoque na população negra – especialmente as mulheres.

Tempestuosa DepressagemDirigido por Tatiana Tibúrcio, o espetáculo usa relatos em vídeo, música ao vivo, dança e interpretação para jogar luz sobre as vivências subjetivas do ser humano, propondo discutir as consequências dessas subjetividades a partir de um recorte racial. O objetivo é denunciar que, diante de um contexto estruturalmente racista, o negro tem o problema silenciado e invisibilizado.

Após a exibição do espetáculo, gravado, uma roda de conversa ao vivo reunirá Flávia Souza, Tatiana Tibúrcio e a psicóloga clínica Claudina Damasceno Ozório, cofundadora do PapoPreta: saúde e bem-estar da mulher negra. No dia da apresentação, 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo.

Arte em Cena

O projeto Arte em Cena, do Sesc RJ, conta com programações artísticas às quartas, quintas e sábados transmitidas pelo YouTube e Facebook da Instituição. Esta semana, além de Tempestuosa Depressagem, as atrações são Fernanda de Paula, Luiza e Mariana Savattone (música), dia 26/8, às 19h, e Trupe Circônflexo (circo/infantil), dia 29/8, às 11h.

Serviço:

Tempestuosa Depressagem
Espetáculo (30 minutos) seguido de bate-papo com Flávia Souza, Tatiana Tibúrcio Claudina Damasceno Ozório. Classificação: Livre.
Dia 27/8 – 19h
YouTube e Facebook do Sesc RJ

Ficha técnica:

Texto e montagem: Flavia Souza
Direção: Tatiana Tibúrcio
Coreografia: Flavia Souza
Roteiro: Flavia Souza e Tatiana Tibúrcio
Assistente de produção e Projeção de vídeo: Ivan Karu
Participação: Daniella Gomes
Figurino: Nina Monteiro
Luz: Zindi Gonzaga
DJ: Bieta
Assessoria de imprensa: Sandra Alencar
Coordenação: Flavia Souza
Colaboração na pesquisa: Gustavo Melo, Kelly Regina e Rosane Assis

Intervenção do vídeo:

Roteiro e direção: Flavia Souza
Direção de fotografia: Natália Rodrigues
Luz e som: Nathalia Sarro
Participantes do vídeo: Rosane de Assis, Xandy Carvalho, Vanda Ferreira Pedagoga, Marta Oliveira, Gessica Justino, Ruth Pinheiro, Edmeire Exaltação e  Rachel Nascimento.

Fique por dentro das iniciativas culturais do Sesc RJ clicando aqui!

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Caminhada de Copacabana será virtual com programação ao longo de outubro

Caminhada de Copacabana será virtual com programação ao longo de outubro

Veja mais
Histórias que conectam: Conheça histórias das nossas alunas de esporte e lazer

Histórias que conectam: Conheça histórias das nossas alunas de esporte e lazer

Veja mais
Dicas de filmes Em Casa com o Sesc - cinema

A terceira idade representada no cinema

Veja mais