Arte em Cena Tempestuosa Depressagem

Tempestuosa Depressagem: Apresentação e roda de conversa 

A performance “Tempestuosa Depressagem” será transmitida nas redes sociais e discute o racismo estrutural, abordando a saúde mental com enfoque na população negra. A apresentação será seguida de uma roda de conversa com a atriz Flávia Souza, a diretora Tatiana Tibúrcio e a psicóloga clínica Claudina Damasceno Ozório. 

O Sesc RJ exibe nesta quinta-feira (27/8), às 19h, em seu canal no YouTube e no perfil do Facebook, o espetáculo Tempestuosa Depressagem, dentro da programação do projeto Arte em Cena. A performance da atriz Flavia Souza, com participação especial da cantora e jongueira Daniella Gomes, retrata as nuances e desdobramentos da Síndrome do Pânico e da Depressão com enfoque na população negra – especialmente as mulheres.

Tempestuosa DepressagemDirigido por Tatiana Tibúrcio, o espetáculo usa relatos em vídeo, música ao vivo, dança e interpretação para jogar luz sobre as vivências subjetivas do ser humano, propondo discutir as consequências dessas subjetividades a partir de um recorte racial. O objetivo é denunciar que, diante de um contexto estruturalmente racista, o negro tem o problema silenciado e invisibilizado.

Após a exibição do espetáculo, gravado, uma roda de conversa ao vivo reunirá Flávia Souza, Tatiana Tibúrcio e a psicóloga clínica Claudina Damasceno Ozório, cofundadora do PapoPreta: saúde e bem-estar da mulher negra. No dia da apresentação, 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo.

Arte em Cena

O projeto Arte em Cena, do Sesc RJ, conta com programações artísticas às quartas, quintas e sábados transmitidas pelo YouTube e Facebook da Instituição. Esta semana, além de Tempestuosa Depressagem, as atrações são Fernanda de Paula, Luiza e Mariana Savattone (música), dia 26/8, às 19h, e Trupe Circônflexo (circo/infantil), dia 29/8, às 11h.

Serviço:

Tempestuosa Depressagem
Espetáculo (30 minutos) seguido de bate-papo com Flávia Souza, Tatiana Tibúrcio Claudina Damasceno Ozório. Classificação: Livre.
Dia 27/8 – 19h
YouTube e Facebook do Sesc RJ

Ficha técnica:

Texto e montagem: Flavia Souza
Direção: Tatiana Tibúrcio
Coreografia: Flavia Souza
Roteiro: Flavia Souza e Tatiana Tibúrcio
Assistente de produção e Projeção de vídeo: Ivan Karu
Participação: Daniella Gomes
Figurino: Nina Monteiro
Luz: Zindi Gonzaga
DJ: Bieta
Assessoria de imprensa: Sandra Alencar
Coordenação: Flavia Souza
Colaboração na pesquisa: Gustavo Melo, Kelly Regina e Rosane Assis

Intervenção do vídeo:

Roteiro e direção: Flavia Souza
Direção de fotografia: Natália Rodrigues
Luz e som: Nathalia Sarro
Participantes do vídeo: Rosane de Assis, Xandy Carvalho, Vanda Ferreira Pedagoga, Marta Oliveira, Gessica Justino, Ruth Pinheiro, Edmeire Exaltação e  Rachel Nascimento.

Fique por dentro das iniciativas culturais do Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais