Alerta para os relacionamentos abusivos na pandemia

Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelam uma realidade alarmante sobre a violência doméstica e relacionamentos abusivos em tempos de isolamento social: os casos de feminicídio cresceram 22,2%, entre março e abril, em 12 estados do país, na comparação com igual período do ano passado. Esse e outros indicadores que vem sendo divulgados recentemente incentivaram nossa equipe de Assistência a criar um e-book que alerta à população, em especial os jovens, sobre os indícios de relacionamentos abusivos e dá dicas sobre como evitar e denunciar tal situação.

O e-book joga luz sobre situações do dia a dia entre cônjuges que podem caracterizar um relacionamento abusivo. Desde questões mais claras, como agressões físicas e verbais, ingerência na escolha de roupas e controle de mensagens telefônicas, até indícios mais velados. Entre eles estão sucessivas críticas que provocam a redução da autoestima ou então o desestímulo a atividades que levem à independência afetiva e financeira do parceiro, como a busca por cursos e empregos e o relacionamento com amigos.

O documento ainda traz indicadores sobre relacionamentos abusivos, lista os crimes que podem ser cometidos, dá dicas sobre como se comportar diante dessas situações e apresenta os serviços disponíveis às vitimas. Também propõe exercícios para reflexão, como listar em uma árvore genealógica os familiares que já passaram pelo problema e um teste de perguntas e respostas.

Com 51 páginas, o e-book está sendo compartilhado entre os núcleos do Sesc+ Juventudes. O projeto, voltado ao empoderamento juvenil, reúne jovens de todo o estado em torno de discussões sobre sua realidade e promove atividades que levem em consideração os percursos biográficos, as dificuldades, os planos de vida e as suas incertezas sobre o futuro.

Baixe o e-book gratuitamente clicando aqui!

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Sesc RJ Flamengo estreia na Superliga Banco do Brasil Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Com casos de Covid-19 confirmados, Sesc RJ Flamengo adia seus próximos jogos

Veja mais
prêmio sesc de literatura

Prêmio Sesc de Literatura lança os livros vencedores de 2020 em evento virtual

Veja mais
reabertura da piscina para nado livre em são Gonçalo - nível avançado

Raia Livre: treinos de natação para nível avançado

Veja mais
reabertura da piscina para nado livre em são Gonçalo - nível intermediário

Raia Livre: treinos de natação para nível intermediário

Veja mais