Alerta para os relacionamentos abusivos na pandemia

Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelam uma realidade alarmante sobre a violência doméstica e relacionamentos abusivos em tempos de isolamento social: os casos de feminicídio cresceram 22,2%, entre março e abril, em 12 estados do país, na comparação com igual período do ano passado. Esse e outros indicadores que vem sendo divulgados recentemente incentivaram nossa equipe de Assistência a criar um e-book que alerta à população, em especial os jovens, sobre os indícios de relacionamentos abusivos e dá dicas sobre como evitar e denunciar tal situação.

O e-book joga luz sobre situações do dia a dia entre cônjuges que podem caracterizar um relacionamento abusivo. Desde questões mais claras, como agressões físicas e verbais, ingerência na escolha de roupas e controle de mensagens telefônicas, até indícios mais velados. Entre eles estão sucessivas críticas que provocam a redução da autoestima ou então o desestímulo a atividades que levem à independência afetiva e financeira do parceiro, como a busca por cursos e empregos e o relacionamento com amigos.

O documento ainda traz indicadores sobre relacionamentos abusivos, lista os crimes que podem ser cometidos, dá dicas sobre como se comportar diante dessas situações e apresenta os serviços disponíveis às vitimas. Também propõe exercícios para reflexão, como listar em uma árvore genealógica os familiares que já passaram pelo problema e um teste de perguntas e respostas.

Com 51 páginas, o e-book está sendo compartilhado entre os núcleos do Sesc+ Juventudes. O projeto, voltado ao empoderamento juvenil, reúne jovens de todo o estado em torno de discussões sobre sua realidade e promove atividades que levem em consideração os percursos biográficos, as dificuldades, os planos de vida e as suas incertezas sobre o futuro.

Baixe o e-book gratuitamente clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais