Mesa Brasil sem fome - live no cristo - foto wiki

#MesaSemFome: Leandro Karnal e Padre Omar juntos contra a fome no Rio

De sua residência, historiador fala sobre mudanças sociais provocadas pela Covid-19 e interage com o Reitor do Santuário, que, do alto do Corcovado, convocará a população a participar da campanha #MesaSemFome. Iniciativa do Sistema Fecomércio RJ vai arrecadar alimentos e materiais de higiene em farmácias, supermercados, paróquias e condomínios   

Mesa Brasil sem fome - live no cristo - grande
Mesa Brasil sem fome – Live com Leandro Karnal e Padre Omar, com projeção especial no Cristo.

Uma live do historiador Leandro Karnal com a participação do Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, abre oficialmente neste domingo (10/5), Dia das Mães, a campanha solidária #MesaSemFome. A iniciativa do Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ, está arrecadando alimentos e material de higiene doados pela população em supermercados, farmácias, paróquias e condomínios do estado do Rio. Os donativos serão revertidos para a população em situação de vulnerabilidade social.

A atividade, que será transmitida pelos canais do Sesc RJ e de Leandro Karnal no Youtube, começa às 18h com uma benção de Padre Omar, diretamente do alto do Morro do Corcovado. Participam também, com mensagens gravadas em vídeo, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. Em seguida, Leandro Karnal discorrerá sobre as mudanças sociais provocadas pelo isolamento e pela pandemia da Covid-19. A ação será sem público, apenas com a presença da imprensa no Santuário Cristo Redentor.

O Mesa Brasil executa com enorme competência a logística do bem, sensibilizando a sociedade, identificando as necessidades. Viabiliza o Pão Nosso de cada dia e de cada noite aos desamparados. Nada mais cristão. Nada tão humano!“, afirma Padre Omar.

Mapping no Cristo Redentor – Às 18h30, começa a projeção visual (mapping). Sobre o monumento apagado, será projetada a palavra “Fome” na parte central do monumento. Em seguida, aparece a imagem de um coração, no peito da estátua, que ganha a cor vermelha e começa a “bater”. O movimento vai se acelerando gradativamente até que o coração se transforma em uma maça, que cai até a base do Cristo. A partir daí, representações gráficas de outros alimentos fazem o mesmo movimento até que o monumento se “encha” de frutas e legumes, encobrindo a palavra “fome”. Na sequência, após os alimentos se acumularem até o topo da manta, a projeção mostra um legume verde explodindo e colorindo grande parte da imagem. Ao final, aparece a inscrição “#MesaSemFome” e as marcas Mesa Brasil e Sesc RJ.

Demanda crescente na pandemia – Os donativos arrecadados abastecerão o Mesa Brasil Sesc, programa do Sesc RJ que  atua no combate à fome e ao desperdício. Regularmente, o Mesa Brasil levanta a maior parte das doações junto a empresas, mas desta vez a ideia é envolver massivamente a população. O objetivo é ampliar a capacidade do programa para atender a demanda crescente de entidades assistenciais cadastradas e outros públicos que vêm sofrendo impactos com o distanciamento social adotado contra a Covid-19.

Doação facilitada – A rede de solidariedade envolve diversos pontos de arrecadação, o que confere capilaridade à campanha e facilita o ato da doação. Participam as redes de farmácias Drogarias Pacheco, A Nossa Drogaria, Drogarias Max, Drogarias Mundial, FarmaHall, Drogarias Mais Barato e Drogaria Venâncio, as redes de supermercados Vianense, Guanabara e Prezunic, 20 paróquias, além de condomínios residenciais do Rio de Janeiro. Os estabelecimentos participantes podem ser consultados aqui.

Parceiros – Além das redes de supermercados e farmácias, o #MesaSemFome conta com o apoio da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Santuário Cristo Redentor, Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro (Sincofarma-Rio), Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Rio de Janeiro (Secovi Rio). Para impulsionar a campanha, o Sesc RJ terá o apoio de personalidades da cultura e dos esportes, que, por meio de suas redes sociais, convidarão a população a participar.

Mesa Brasil Sesc – O Mesa Brasil Sesc atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de alimentos e distribuindo-os às instituições sociais cadastradas e orientando-as no aproveitamento integral dos produtos. No estado do Rio de Janeiro, desde que se impôs o isolamento social como forma de conter a propagação do novo coronavírus até 5/5, o programa contabilizou cerca de 160 toneladas de alimentos doadas que chegaram a mais de 40 mil pessoas. Entre os beneficiados, estão moradores de 50 comunidades do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
Live com Leandro Karnal e Padre Omar e mapping no Santuário Cristo Redentor
Dia 10/5/2020, a partir das 18h
Transmissão pelo Youtube: Sesc RJLeandro Karnal

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais