Sesc Curta!

Sesc Curta! apresentará panorama da produção audiovisual da Baixada Fluminense

Além da exibição de curtas-metragens, programação do projeto Sesc Curta! contará com atividades formativas com a participação da montadora de cinema Jordana Berg e do videomaker Paulo China. 

O Sesc RJ realiza de 12 a 29 de agosto o Sesc Curta! Baixada, etapa regional do projeto que tem como objetivo exibir um panorama da produção audiovisual recente do estado do Rio de Janeiro e abrir uma janela para a difusão de curtas-metragens de realizadores locais. Na etapa Baixada Fluminense, além da exibição on-line de 14 curtas-metragens finalizados entre 2017 e 2020, o projeto contará com uma programação de atividades formativas gratuitas (debate, masterclass e oficina) que buscam contribuir para o aumento do repertório simbólico e o desenvolvimento de novos olhares do público, tanto espectadores como artistas. Os filmes estarão disponíveis no site oficial do projeto, sesccurta.com.br, a partir desta quinta-feira (12/8).

Na mesma data, às 20h, ocorre a mesa de abertura on-line e ao vivo com a participação dos curadores do projeto e Paulo China, realizador homenageado desta edição. Formado em produção de TV e Vídeo pela Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch e Licenciatura em Cinema pela UFF, o artista foi conselheiro de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e atua desde 2001 no mercado audiovisual na direção de curtas-metragens premiados em festivais, edição de longas-metragens e ministração de oficinas em escolas.

Como diretor, seu filme de maior destaque é o premiado documentário “Praça do Skate, a primeira pista da América Latina”. Exibido pelo canal Cine Brasil TV, a obra conta a história de um dos berços do skate mundial. Situado em Nova Iguaçu, o local tem uma importância histórica para o esporte que, neste 2020, estreou nas Olimpíadas de Tóquio. Paulo China também colaborou em projetos para artistas como Gilberto Gil, Roberto Carlos, Celebrare, Banda Black Rio, Racionais MC´s, Baia, Tim Rescala, DJ Moby e Black Eyed Peas e para programas de TV como “Humaitá Pra Peixe”(Multishow), “Tributo a Renato Russo” (Multishow) e “Estação Globo” com Ivete Sangalo (TV Globo).

Oficina com Paulo China e encontro com realizadores
De 17 a 19/8, das 19h às 21h, Paulo China conduzirá a oficina “Cinema na palma da mão”. Realizada em plataforma on-line em três encontros, ela abordará a pré-produção, a produção e a pós-produção de curtas-metragem em celular. No dia 20/8, às 19h, artistas, produtores, cineclubistas, pesquisadores, espectadores e atores diversos do cinema e do audiovisual da Baixada Fluminense e do estado se reúnem em um encontro on-line. Mediada pelo Sesc RJ, a atividade será realizado em plataforma de vídeo, mediante inscrição, com o objetivo de promover um diálogo entre artistas e público a respeito da produção audiovisual no território, com a presença dos realizadores participantes do Sesc Curta! Baixada.

Masterclass com Jordana Berg
Já no dia 27/8, às 19h, o público poderá participar de uma masterclass com Jordana Berg, cineasta que comandou a montagem de dezenas de filmes de longa e curta-metragem, entre eles, vários títulos do cineasta Eduardo Coutinho. A atividade abordará a trajetória de Jordana Berg e a sua atuação no cinema brasileiro, apontando caminhos para uma reflexão sobre o documentário e suas inúmeras possibilidades narrativas. Logo na primeira parceria com Coutinho (“Santo forte”), Jordana recebeu o prêmio de melhor edição no Festival de Brasília (2000). Em 2011, conquistou o prêmio de melhor montagem no Festival do Rio pelo filme “Marcelo Yuka, no caminho das setas”, dirigido por Daniela Broitman, e em 2019, compôs a equipe de montadores do filme “Democracia em vertigem”, dirigido por Petra Costa e indicado ao Oscar de melhor documentário em 2020.

Sesc Curta! Zona Norte
A etapa Zona Norte do Sesc Curta!, que apresentará um panorama da produção audiovisual dessa região da cidade do Rio, acontece entre 16 e 30 de setembro. Assim como a etapa Baixada, além da exibição dos filmes, haverá encontros e discussões sobre linguagem cinematográfica, sistemas de produção e relações políticas e estéticas com o território. Mais detalhes em sesccurta.com.br.

Serviço:
Sesc Curta! Baixada
De 12 a 29 de agosto

12/8 – 20h – Mesa de abertura
Realizador Paulo China e curadores do Sesc Curta!
Instagram das unidades Duque de Caxias (@sescduquedecaxias), São João de Meriti (@sescsaojoao) e Nova Iguaçu (@sescnovaiguacu)
Classificação: Livre

17 a 19/8 – 19h às 21h – Oficina “Cinema na palma da mão
Com Paulo China
Inscrições: https://bit.ly/OficinaCinemaNaPalmaDaMão
Classificação: 14 anos

20/8 – 19h às 21h – Encontro com realizadores da Baixada Fluminens
Inscrições: https://bit.ly/EncontroComRealizadoresDaBaixadaFluminense
Classificação: 16 anos

27/8 – 19h às 21h – Masterclass com Jordana Berg
Inscrições: https://bit.ly/MasterclassComJordanaBerg
Classificação: 16 anos

FILMES

SESSÃO BAIXADA 01
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 36 min

NADA NOS PARA
Direção de Igor Goulart e Jerson Pita
20 min | 2019 | Livre
O filme conta a história da Infernizada Tricolor, maior grupo de torcedores do Duque de Caxias Futebol Clube, que disputa a série B1 do campeonato Carioca. A Infernizada é uma Barra Brava, o que os distingue de uma torcida comum. O documentário aborda a paixão e a mobilização dos torcedores que não medem esforços para estar presente e contribuir em uma grande festa organizada nas arquibancadas. Duque de Caxias/RJ.

– LUGARES ESQUECIDOS: SHANGRI-LA
Direção de Antônio Douglas
7 min | 2019 | Livre
O filme não só apresenta a realidade de inúmeros bairros de Belford Roxo como também marca o início dessa série que tem o objetivo de falar sobre as questões de saneamento básico. Duque de Caxias/RJ.

– MENTE ABERTA
Direção de Getúlio Ribeiro
9 min | 2019 | 14 anos
Após um término de relacionamento, homem confabula sozinho, no banho, sobre as razões em que foi abandonado. Nova Iguaçu/RJ.

SESSÃO BAIXADA 02
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 57 min

– CAMELÔS
Direção de Milena Manfredini
20 min | 2018 | Livre
Um percurso sensorial na cidade do Rio de Janeiro tendo os camelôs e artistas de rua como personagens dessa cartografia urbana na qual passado e tempo presente se atravessam. Nova Iguaçu/RJ.

– POR TRÁS DAS TINTAS
Direção de Alek Lean.
2 min | 2019 | Livre
Por trás das tintas – A partir do séc. XVII no Brasil, foram criadas obras de arte com cenas de escravização inseridas em paisagens que são tentativas de descrições eurocêntricas idealizadoras como um mundo exótico e até mesmo bonito de apreciar. O que está por trás da beleza do quadro “Engenho de Mandioca” do espanhol Modesto Brocos, através da visão narrativa de uma das mulheres retratada ao fundo desta pintura. São João de Meriti/RJ.

– NOSSOS MORTOS TÊM VOZ
Direção de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa
29 min | 2017 | 12 anos
A narrativa do documentário é construída a partir do depoimento e do protagonismo das mães e familiares vítimas da violência de Estado da Baixada Fluminense. Tendo como ponto de partida esses casos, mas não se limitando à violência praticada, o documentário pretende trabalhar com as histórias atravessadas por essas perdas. Pretende-se resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação do Estado através das polícias na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito à violência contra jovens negros. Nova Iguaçu/RJ.

– CARTAS DE ADEUS PARA O MEU AMOR
Direção de Thayná Mendes
6 min | 2019 | 12 anos
Curta-metragem musicado produzido por alunas e alunos do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Nilópolis. Filme inspirado na música “Cartas de adeus para o meu amor”, de Loba. Nilópolis/RJ.

SESSÃO BAIXADA 03
Classificação indicativa: Livre
Duração: 53 min

– A TERRA DAS MUITAS ÁGUAS
Direção de Catu Rizo
20 min | 2019 | Livre
Nina está se preparando para sua viagem para Mangaratiba com sua melhor amiga, Luana. Dias antes, começa a ter sonhos que fabulam sobre os rios de sua terra capazes de transformar sua percepção diante da vida. Nilópolis/RJ.

– CARTOGRAFIA DO MOF X
Direção de Lu Brasil
24 min | 2019 | Livre
Resultado do Projeto Cartograffias MoF etc, uma extensão da pesquisa de Mestrado realizada entre os anos de 2014 e 2016 na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF) pela pesquisadora Lu Brasil. Além da parte escrita, a pesquisa teve como resultado um curtadocumentário que narra a trajetória do MoF, como e quando ele se iniciou. Duque de Caxias/RJ.

– INFÂNCIA
Direção de Alexandre Ferreira, Antônio Douglas e Luiz Silfer.
9 min | 2019 | Livre
O documentário mostra a história de crianças de um bairro de Belford Roxo e suas relações com a comunidade, como vivem a sua infância e as suas expectativas quanto ao futuro. Belford Roxo/RJ.

SESSÃO BAIXADA 04
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 57 min

– NEGUINHO
Direção de Marçal Vianna
20 min | 2019 | Livre
Jéssica tem pouco tempo para ser mãe. São nos bancos da Supervia – entre uma baldeação e outra – que ela cuida do seu filho Zeca. Jovem e negra, ela possui uma vida atribulada. Nada vem fácil para ela. Depois de muitas tentativas, Zeca consegue uma bolsa de estudos numa escola de classe média alta da Gávea, mas a felicidade momentânea vem cercada por momentos de desespero: Zeca já não é mais a criança feliz e comunicativa de antes. Jéssica recebe um veredicto da escola e o destino do menino está em suas mãos. Nova Iguaçu/RJ.

– AMÉLIE
Direção de Elizabeth Martins e Greyson Vargas
8 min | 2020 | Livre
Diante de um dilema pessoal, Isabel se vê obrigada a contar com o apoio de Ana que mesmo surpresa e insegura se esforça ao máximo para tentar ajudar a namorada. Nova Iguaçu/RJ.

– UM GRITO PARADO NO AR
Direção de Leonardo Souza.
20 min | 2020 | Livre
Neusa Santos Souza foi psicanalista e autora do livro “Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro em ascensão social”. O documentário resgata a memória e o legado de Neusa, e abre a discussão sobre a saúde mental da população negra. Nova Iguaçu/RJ.

– O VERBO
Direção de Natana Magalhães e Taís Lobo
9 min | 2019 | 12 anos
Fruto de uma parceria entre Natana Magalhães e Taís Lobo, o vídeo foi produzido no contexto da instalação “Margem”, do projeto A palavra líquida. São João de Meriti/RJ.

SESSÃO HOMENAGEM I – RETROSPECTIVA
Classificação indicativa: Livre
Duração: 81 min

– ALMA CRESPA
Direção de Paulo China e Rebecca Joviano
5 min | 2017 | Livre
Iza tinha um sonho. O sonho de ser reconhecida pela sua alma e não pela sua cor. Nova Iguaçu/RJ.

– PRAÇA DO SKATE, A PRIMEIRA PISTA DA AMÉRICA LATINA
Direção de Paulo China
45 min | 2013 | Livre
O filme conta a história da primeira pista de skate da América Latina. Localizada no centro da cidade de Nova Iguaçu, ela é um dos berços do skate brasileiro. O documentário reúne depoimentos de pioneiros do esporte, idealizadores da pista e responsáveis pela obra, realizada em plena ditadura militar. Nova Iguaçu/RJ.

– VOCÊ É AQUILO QUE REALIZA
Direção de Paulo China
8 min | 2018 | Livre
Em julho de 2017, Wilson Botter decidiu visitar todos os primos, alguns ele não via há 40 anos. Subiu na moto e por 18 dias rodou 5.200km, indo em 13 cidades para abraçar cada um deles. Nova Iguaçu/RJ.

– TERESA MADEIRA
Direção de Paulo China e Ariana Souto
16 min | 2019 | Livre
O documentário conta um pouco da trajetória de Teresa Madeira e sua “Academia de Música de Nova Iguaçu – Ballet Teresa Madeira”. A quarta academia de artes do país, pioneira na Baixada Fluminense, trouxe música, dança e oportunidades para um local assolado pela violência e pela pobreza. Nova Iguaçu/RJ.

– BOA NOITE NA LAPA
Direção de Paulo China e Douglas Gomes
7 min | 2016 | Livre
O cinema é uma arte essencialmente coletiva, principalmente na Lapa! Nova Iguaçu/RJ.

SESSÃO HOMENAGEM II –  VIDEOCLIPES
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 20 min

– TRABALHADOR
Direção de Paulo China e Tamur Aimara
5 min | 2016 | Livre
Videoclipe. Da Ghama e Serjão Loroza. A ideia desse clipe é chamar a atenção para a valorização do trabalhador brasileiro que tanto se sacrifica através do seu trabalho. Nova Iguaçu/RJ.

– TERROR DO ESTADO
Direção de Paulo China.
5 min | 2019 | 12 anos
Videoclipe. Grupo de rap/poesia marginal. Queremos falar o que os olhos veem e o coração sente. Fundação dos Rappers_FDR. Nova Iguaçu/RJ.

– A VERDADE DÓI
Direção de Paulo China
4 min | 2019 | Livre
Videoclipe. Marrone. Nova Iguaçu/RJ.

– LOOK TO LAPA
Direção de Paulo China
6 min | 2021 | 12 anos
Videoclipe. Shackal. Você sabe o que está por vir em 2040? Nova Iguaçu/RJ.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJ #SescCurta!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais