clube sesc do livro

Clube Sesc do Livro: Literatura em Casa!

O projeto Clube Sesc do Livro promove encontros virtuais mensais para conversas descontraídas em torno de obras literárias, trajetórias de autores e segmentos literários. As próximas edições vão desde o regionalismo à literatura estrangeira. 

Toda primeira terça-feira do mês, às 17 horas, têm! O Clube Sesc do Livro! São encontros virtuais através da plataforma Google Meet, onde se propõe trocas de experiências e ideias sobre livros, textos, escritas e narrativas em geral. As obras literárias escolhidas pelo Clube sempre são materiais disponibilizados de forma gratuita na internet, seja pelo Domínio Público, por autores e editoras ou projetos, entre outros. Para participar, basta acessar o link a aqui e fazer sua inscrição. Realizada a inscrição, cada pessoa receberá via e-mail, o acesso à sala virtual do encontro.

O bate papo é produzido para descontração e reflexão coletiva sobre assuntos contidos nos textos e seus desdobramentos. A atividade acontece desde agosto de 2020 e já promoveu discussões em torno da escrita de autores como Ailton Krenak, Maria Firmina do Reis, Machado de Assis, entre outros. 

Na edição do mês de junho, realizada no dia 01/06, os profissionais de literatura do Sesc RJ reuniram-se com um público de diversas localidades do Estado do Rio de Janeiro e de outras regiões do país para conversar sobre a literatura e a vida de Carolina Maria de Jesus. Os debates e comentários sobre os autores não se encerram ao final de cada encontro. No grupo de facebook Rede Sesc RJ de Bibliotecas, são compartilhadas todas as indicações que foram apresentadas durante as edições virtuais e também há um espaço para continuar as interações.

Próximas atrações: Literatura de Cordel e A Metamorfose, de Franz Kafka

Excepcionalmente o próximo mês terá duas edições. Em virtude dos festejos juninos, realizaremos o Clube Sesc do Livro: especial Cordel, no qual faremos uma homenagem a este segmento literário e os seus protagonistas – os folhetos de cordel e os autores, cordelistas e escritores deste tradicional elemento da cultura popular nacional – característicos das regiões norte e nordeste do Brasil, principalmente em estados como Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Ceará. O evento acontecerá no dia 06 de julho às 17 horas.

Uma semana depois, no dia 13 de julho, nos encontraremos novamente para conversarmos a partir da leitura de um clássico da literatura mundial, o livro A Metamorfose de Franz Kafka. Lançada em 1915, a obra narra a história do caixeiro-viajante Gregor Samsa, que “certa manhã acordou de sonhos intranquilos” metamorfoseado em um enorme inseto, mostrando como tanto o protagonista quanto seus familiares lidarão com o acontecimento e como isso impacta em suas rotinas e modo de vida. 

O livro está disponível para leitura online e download clicando aqui!  

Caso não consiga ler o livro todo, não tem problemas! O nosso encontro é também para os ouvintes que querem descobrir mais informações sobre os livros antes ou durante as suas leituras.

Se interessou? Inscreva-se aqui!

Como mencionado acima, nosso evento acontece na plataforma Google Meet. Não é necessário instalação em computadores, mas no celular é necessário baixar o aplicativo.

Maiores informações pelo e-mail bibliotecas@sescrio.org.br

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura #SescRJLiteratura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Natal Sesc RJ - Camerata de Violões de Três Rios

Natal Sesc RJ: Camerata de Violões de Três Rios é o destaque em Petrópolis neste fim de semana

Veja mais
Natal Sesc RJ

Natal Sesc RJ começa nesta sexta (26/11) com programação em Petrópolis

Veja mais
Movimento Rio de Mãos Dadas RMD

Sistema Fecomércio RJ realiza leilão de esculturas do Movimento Rio de Mãos Dadas

Veja mais
Som do Sesc

Som do Sesc celebra o Mês da Consciência Negra com Amaro Freitas, Zé Manoel e Lucas dos Prazeres

Veja mais