
Dia Internacional da Doação de Livros: um dia para celebrar partilhas e livros em fevereiro
Os livros são as pontes que conectam as pessoas e as culturas. Doar livros é construir essas pontes. Em fevereiro celebramos o Dia Internacional da Doação de Livros.
No dia 14 de fevereiro, celebramos o Dia Internacional da Doação de Livros, conhecido como International Book Giving Day. Criado no Reino Unido em 2012, com o intuito de ampliar o acesso aos livros e estimular o hábito da leitura, nos lembrando do poder transformador dos livros e da importância de compartilhá-los.
Ao doar ou trocar livros, estamos não apenas espalhando conhecimento e histórias, mas também contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — série de metas estabelecidas pelas Nações Unidas (ONU) para melhorar a qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo. Compartilhar leituras e cultura através da doação de livros promove especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
Cada livro doado é uma oportunidade de aprendizado e cada troca é um gesto de sustentabilidade que contribui para um futuro mais consciente e inclusivo.
A Rede de Bibliotecas do Sesc Rio te convida a procurar a biblioteca mais próxima e levar aquele livro de romance, poesia, conto — aquele que está parado na prateleira e que, em bom estado, pode ser muito querido por outra pessoa. Nossas equipes técnicas das bibliotecas realizarão a análise imediata dos itens em cada intenção de doação para que seja garantida a qualidade da arrecadação.
De hoje até o final de fevereiro, os livros recebidos serão doados para instituições, salas de leitura e bibliotecas. Faça parte deste movimento conosco!
Se você é de um espaço de leitura, biblioteca, ONG, Centro comunitário, entre outros, que gostaria de receber doações, preencha o Formulário de cadastro para recebimento de livros de doação via link bit.ly/FormulárioDoaçãodeLivros
E não perca a Troca Literária nas unidades do Sesc Rio! Confira a programação completa e participe dessa troca que promove leitura e sustentabilidade.
- Niterói: Todo 2º sábado do mês (março a novembro)
- Tijuca: diariamente
- Botafogo: Todas as segundas-feiras
- Cocotá: Todas as terças-feiras
- Duque de Caxias: Todos os sábados
- São João de Meriti: Todo 3º sábado do ano
- Nova Friburgo: Todos os sábados
- Nova Iguaçu: diariamente
- Grussaí: Um sábado no mês (geralmente o último ou o penúltimo), consultar Instagram da unidade
Vamos juntos promover um ciclo de leitura mais sustentável e enriquecedor!
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.