Dia Nacional do Escritor
Crédito: Getty Images

Dia Nacional do Escritor – 61 anos de Comemorações

No dia 25 de julho celebramos o Dia Nacional do Escritor. A data foi criada em 1960, após o sucesso do Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE), presidida pelo presidente João Peregrino Júnior e pelo seu vice-presidente, o escritor Jorge Amado.

A escrita é considerada uma das maiores invenções da humanidade. Tão importante que é um marco divisor da nossa história. A Idade Antiga (4000 a.C a 746 d.C) teve início com o aparecimento das primeiras civilizações e da invenção da escrita . E ao longo dos séculos, se tornou uma das principais formas de comunicação e legitimação do homem moderno “vale o que está escrito e registrado”. Para conhecer um pouco mais leia A história da escrita de Steven Roger Fischer (Editora Unesp).  

A escrita possibilitou o registro dos pensamentos humanos e passou a ser extremamente relevante nas relações sociais, na disseminação de ideias, no compartilhamento do conhecimento e principalmente para as representações dos sentimentos e desejos dos homens.

O dia do escritor nos faz lembrar e comemorar a profissão daqueles que por meio da sua arte nos permite conhecer costumes e realidades diferentes. Que nos fazem rir e chorar e que são capazes de nos fazer viajar sem sair do lugar. Através das palavras escritas somos transportados através do tempo e do espaço e somos provocados a viver experiências e emoções inesperadas.

Mas será que qualquer pessoa pode ser um escritor? Ou é preciso nascer com o dom de escrever? Quando falamos em “ser escritor”, algumas pessoas logo pensam: escritor é quem escreve livros! De acordo com o dicionário brasileiro Michaelis, escritor é “aquele que escreve”, são “autores de obras escritas, sejam literárias, sejam culturais, científicas, etc., em especial textos de ficção”. Será que só é escritor quem escreve livros? 

José Saramago dizia que “somos todos escritores, só que uns escrevem e outros não.” Para ele, “no fundo, todos temos necessidade de dizer quem somos e o que é que estamos a fazer e a necessidade de deixar algo feito, porque esta vida não é eterna e deixar coisas feitas pode ser uma forma de eternidade”.

Se seguirmos esses pensamentos, podemos afirmar que o ato de escrever é quando os pensamentos, as ideias e a imaginação não cabem mais dentro de alguém e todo esse conteúdo transborda para o papel. E assim a mágica acontece. Quem escreve, escreve para si próprio e para o mundo.

A autora Cora Coralina no poema O poeta e a poesia dizia que “o poeta não é somente o que escreve. É aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima à autenticidade de um verso” (Vintém de cobre: meias confissões de Aninha -Global Editora). Ela em sua sensibilidade ímpar incluía os leitores no processo da escrita. Todos nós somos autores de nossas vidas, pois possuímos a capacidade de produzir conhecimento, de imaginar e inventar realidades. Somos capazes de sonhar.

Esse ano comemoramos o centenário de nascimento do educador brasileiro Paulo Freire, reconhecido mundialmente por sua contribuição para a educação. Para ele “ler é tomar consciência, a leitura e a escrita são práticas de liberdade”. Suas obras foram traduzidas para mais de 20 idiomas, entre elas A pedagogia do oprimido, A educação como prática da liberdade e A importância do ato de ler

Existem escritores nas mais diversas áreas do conhecimento, profissões e meios de comunicação. Estamos falando das pessoas que escrevem livros, novelas, peças de teatro, textos para os programas de TV. Dos autores, jornalistas, poetas, quadrinistas e dos compositores musicais.

O Sesc RJ é um grande incentivador da literatura nacional. Através de suas ações, procura fomentar o acesso aos recursos de informações em qualquer meio ou suporte, físico ou digital. Por isso, apoia pesquisas, incentiva a leitura e oferece programações literárias para a sociedade.

Desde 2003 o Prêmio Sesc de Literatura tem um papel importante no cenário literário nacional, contemplando novos autores nas categorias Conto e Romance, com a publicação de seus primeiros livros. Na edição de 2021 foram recebidos 1688 inscrições de livros e os vencedores foram Fábio Horácio-Castro na categoria romance e Diogo Monteiro na categoria conto. 

O Sesc possui uma das maiores redes de bibliotecas do país, são mais de 300 unidades. No Rio de Janeiro são 14 bibliotecas e 4 BiblioSesc, que atuam como um serviço de biblioteca itinerante, com o objetivo de formar leitores e divulgar os autores da região.

Para homenagear essa data tão importante, selecionamos algumas obras de autores da literatura brasileira que estão disponíveis gratuitamente na internet.

E você, leitor, gosta de escrever? Por que escreve?
Comente em nossas redes sociais o que o/a leva a escrever e o que gosta de ler? Aproveite para indicar seus autores brasileiros preferidos #SescRJ #RedeSescdeBibliotecasRJ #BiblioSescRJ

Canais de divulgação das programações:
➡️ https://web.facebook.com/SescRJ
➡️ https://www.instagram.com/sescrio/
➡️ https://www.sescrio.org.br
➡️Grupo Rede de Bibliotecas Sesc RJ

Algumas indicações de obras de autores brasileiros disponibilizadas gratuitamente:

Machado de Assis (1839-1908): Dom casmurro e outras obras disponíveis no site Machado de Assis;
Casimiro de Abreu  (1839-1860): As primaveras
José de Alencar (1829-1877): O guarani
Olavo Bilac (1865-1918): Alma inquieta
João do Rio (1881-1921): Alma encantadora das ruas
Lima Barreto (1881-1922): Triste fim de Policarpo Quaresma e muitas outras obras disponíveis no site Domínio Público;
Paulo Freire (1921-1997): Sesc TV – Paulo Freire – Série documental em cinco episódios sobre o educador Paulo Freire TV Cultura – Centenário de Paulo Freire

 

Texto produzido por Celina Almeida e Regina Verly
Bibliotecárias e Analistas de Literatura

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Lagoa Blues Festival

Sesc RJ apresenta o Lagoa Blues Festival neste fim de semana

Veja mais
Copa Sesc 2022

Copa Sesc de Futsal 2022 recebe inscrições de equipes para as etapas regionais

Veja mais
Arte de Código Aberto

Arte de Código Aberto: artista-programador “Vamoss” inaugura a exposição no Sesc Tijuca

Veja mais
Sesc RJ realiza II Seminário da Juventude Carioca

II Seminário da Juventude Carioca

Veja mais