Natal Sesc RJ

Natal Sesc RJ: mapping natalino na fachada da Catedral de Nova Friburgo

Parte do projeto “Natal Sesc RJ”, o espetáculo de imagens, luz e som projetado sobre a igreja deverá encantar moradores e turistas neste fim de semana. 

O Sesc RJ exibe neste fim de semana o mapping natalino na fachada da Catedral de São João Batista, em Nova Friburgo, dentro da programação do Natal Sesc RJ, que está levando a magia dessa época do ano a 10 cidades do estado. O público que comparecer à Praça Dermeval Barbosa Moreiral assistirá a um espetáculo de criatividade e beleza com duração de 6 minutos e 49 segundos rodando em looping entre as 19h e 23h nesta quinta, sexta e sábado (16, 17 e 18/12). A atividade conta com o apoio da Prefeitura Municipal e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).

A arte que será projetada sobre a igreja é assinada por Eduardo Souza, diretor e artista visual multidisciplinar nascido em Petrópolis e cuja formação acadêmica, artística e profissional se deu no Rio de Janeiro. O artista iniciou sua carreira como estagiário de direção de arte e, em 2001, começou a trabalhar na produtora Conspiração Filmes como designer sênior. Após 4 anos na Conspiração, se lançou no mercado como freelancer. Trabalhou para diversas produtoras brasileiras e estrangeiras como O2 Filmes, SuperUber, Grupo Sal, TV Globo, TV Zero, Magnetoscópio, Carnaval Pictures (USA), RGB Entertainment, Fraiha Produções, Pindorama, 6D Estúdio, Apavoramento Sound System, entre outras.

PAVE (nome artístico) cria, produz e dirige diversos videoclipes, abertura de longa metragens, videoinstalações, projeções, vídeos publicitários e institucionais. Em 2008, fez a direção de arte do documentário “Wilson Simonal – ninguém sabe o duro que dei”, aclamado pela crítica e vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais. Na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio (2016) fez duas projeções no Maracanã: o poema “SAUDADES”, de Arnaldo Antunes, e uma homenagem a Carmen Miranda. Eduardo também atua no mercado internacional. Compôs cenas de efeitos especiais para o longa-metragem “The Marry Gentleman”, com Michael Keaton, e, em 2006, fez a videoinstalação em homenagem ao jogador Pelé em Berlim (“PELESTATION”). Em 2018, participou do projeto musical Jubilee, no Royal Albert Hall, em Londres, junto com Batman Zavareze e o artista Carlos Casas.

Além do mapping, o Sesc RJ está com iluminação natalina em três pontos da cidade: Praça Dermerval Barbosa Moreira, Avenida Alberto Braune e Praça Getúlio Vargas. A Praça Dermeval também está concentrando a maior parte da programação natalina, que se estende até 6 de janeiro. Algumas atividades estão programadas para a Avenida Alberto Braune, o bairro Olaria e o distrito de Conselheiro Paulino. Entre as atrações estão Concerto Campesina Friburguense, apresentação de Folia de Reis, Cortejos Brincantes (Cia Arteira), engenhoca poética e poesia visual e musical com sanfona e a banda Alegria da Serra.

Rio de Mãos Dadas – As ações natalinas integram a campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ), que ao longo do ano agrupou diversas atividades que incentivaram os fluminenses a retomarem a confiança frente à pandemia da Covid-19. A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a retomada de contatos, planos e afetos. Com 2 metros de altura e personalizadas por dez artistas, as obras foram expostas este ano em vários pontos da capital e do interior. O movimento significa uma reafirmação do compromisso que o Sistema Fecomércio RJ tem de estar presente e contribuir na vida de milhares de pessoas em todo o estado.

Natal Sesc RJ – O Natal Sesc RJ reforça a importância dos serviços, ações e oportunidades oferecidos pela instituição diariamente. Principalmente em um ano como o de 2021, marcado fortemente ainda pelas interações digitais, mas também pelo início da retomada de atividades presenciais.

NATAL SESC RJ – Nova Friburgo
Praça Demerval Barbosa Moreira
02/12 – 18h
Concerto da Banda Euterpe Friburguense e Solistas

03/12 – 18h
Advent Dança Alemã – NF

04/12 – 19h
Coro e Grupo Instrumental Arautos do Evangelho _ SP

05/12 – 18h
Studio 3 Núcleo de Artes e dança de Nova Friburgo –Musical de Natal

11/12 – 18h
Maestro Fernando Maia e Coral

12/12 – 20h
Coro e orquestra da UCP – Petrópolis

18/12 – 18h
Concerto Campesina Friburguense

24/12 – 16h
Apresentação de Folia de Reis

– Programação itinerante
6 Cortejos Brincantes – Cia Arteira
Dia 18 /12 Av Alberto Braune – 11h e 14h
Dia 21/12 – 11h/ Olaria e 14h/Conselheiro Paulino
Dia 22/12 – 11h e 14h Av. Alberto Braune

Engenhoca Poética e Poesia Visual e Musical com Sanfona
Dias 11, 17, 18, 21 e 22 – 15h Av Alberto Braune e praça Getúlio Vargas

Banda Alegria da Serra
Dia 04/12- 11h – Olaria
Dia 11/12 – 11h – Centro da Cidade
Dia 18/12 – 11h – Conselheiro Paulino

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #NatalSescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais