Noel Rosa - 100 anos
Crédito: Noel Rosa - 100 anos

Noel Rosa, 110 anos. Confira a obra do genial compositor carioca

Por Anderson Lins

Para comemorar os 110 anos de nascimento do genial compositor carioca Noel Rosa (1910-1937), o Poeta da Vila, nada melhor que ouvir a sua música e entender por que Noel é um dos mais importantes artistas brasileiros. Nos três destaques a seguir, vocês podem conhecer o seu amplo universo poético, as crônicas em forma de canção e sua contribuição na consagração do samba.

Programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP, apresenta série especial sobre Noel Rosa

O programa Olhar Brasileiro, transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 h, produziu uma série de quatro episódios sobre a vida e a obra do sambista carioca Noel Rosa, um dos maiores gênios da história da música popular brasileira. A série busca mostrar a “polivalência em vários aspectos” do compositor, que viveu apenas 26 anos, mas deixou como legado cerca de 250 composições, a maioria delas “de uma originalidade sem precedentes”, como afirma, na abertura do primeiro episódio, o produtor, apresentador e pesquisador musical Omar Jubran. Jubran destaca que Noel Rosa fez composições em vários gêneros, desde a toada, o samba e o samba-canção até a rumba. “Ele utilizou a linguagem e a gíria como poucos modernistas fizeram”, explicou o pesquisador. “Em suas músicas, ele colocou humor, nonsense, absurdo e crítica social e foi repórter cronista digno dos mais hábeis jornalistas contemporâneos.” Clique aqui para ouvir Olhar Brasileiro.

Insituto Memória Musical Brasileira (IMMuB) – Noel Pela Primeira Vez – 229 Gravações De Noel Rosa Em Suas Versões Originais

Recentemente, em meados dos anos 2000, a Funarte e a Editora Velas lançaram o box com sete Cds – Noel Pela Primeira Vez – 229 Gravações De Noel Rosa Em Suas Versões Originais.  Este trabalho é do pesquisador Omar Jubran e resultou em um conjunto de que correspondem às primeiras gravações originais da obra de Noel Rosa.  Aproveite e navegue no site do IMMuB.

Além da coleção de Noel Rosa, há um acervo mapeado e catalogado de mais de 82 mil discos produzidos no país, o que equivale a aproximadamente 580 mil fonogramas, reunindo mais de 91 mil compositores e intérpretes. Fruto de 25 anos de pesquisa, a catalogação abrange toda a história da música brasileira, desde a primeira gravação em 1902 até os lançamentos mais recentes. O acervo segue em constante expansão, recebendo centenas de discos, capas e músicas mensalmente. O Instituto é uma organização sem fins lucrativos sediada em Niterói – RJ que é voltada para a pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira. Sua missão consiste em documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual. O resultado é um dos maiores arquivos online de informações, sons e imagens da discografia brasileira, disponível na internet para consultas gratuitas. Clique aqui e confira Noel Rosa pela primeira vez.

100 anos de Noel Rosa de Mauro Senise e Gilson Peranzzetta

Para completar essa aula sobre o compositor carioca, assista ao concerto 100 anos de Noel Rosa, de Mauro Senise e Gilson Peranzzetta, gravado no Teatro Sesc Ginástico (RJ) em outubro de 2010. Nele, podemos ouvir a obra de Noel Rosa em linguagem de jazz e, com a participação do Quarteto Bessler, sua música tocada camerísticamente. A peça conta com a bela participação de Alaíde Costa. O Programa do Concerto apresenta as seguintes peças: Fita Amarela, Gago Apaixonado, Feitiço da Vila, Onde está a honestidade?, Com que Roupa, Estrela da Manhã, Cor de Cinza, Último Desejo, Quando o Samba Acabou e Conversa de Botequim.

Acesse o link para a audição da íntegra do concerto: “100 Anos Noel Rosa.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Circuito Sesc Jazz & Blues 2025

Circuito Sesc Jazz & Blues: Miguel Pereira recebe o evento com grandes nomes da música nacional e internacional

Veja mais

Semana S: Baile Charme do Viaduto de Madureira comemora aniversário abrindo show da cantora Iza na Praça Mauá

Veja mais

Feira gastronômica na Praça Mauá apresentará delícias produzidas por imigrantes

Veja mais

Beatmaker, fanfarra e dança e turismo: Sesc Barra Mansa abre inscrições em cursos para jovens

Veja mais