Rodrigo Faour conduz ciclo de palestras sobre música popular brasileira no Sesc Copacabana

O jornalista, crítico e pesquisador musical Rodrigo Faour conduzirá no Sesc Copacabana um ciclo de palestras sobre a história da música popular brasileira com início nesta quarta-feira (15/05). Os encontros se estendem até 3 de julho, sempre às quartas-feiras, totalizando oito dias de programação, todos com entrada franca.

Nas palestras, Faour apresenta, com apoio de material audiovisual, a evolução dos ritmos, gêneros, intérpretes e autores mais importantes, analisando-os à luz dos contextos político, social e cultural das diferentes épocas. Começa pelo lundu, o maxixe, o choro, as cançonetas de duplo sentido no Brasil Colônia e Império e o início da discografia brasileira em 1902. Passa pela Eras de Ouro e do Rádio, pela Bossa Nova, os festivais, a Tropicália, a MPB, a explosão do samba e da música considerada cafona até chegar à invasão dos temas libertários, do rock e dos arranjos “internacionalizantes” na MPB.

Além de jornalista, crítico e pesquisador musical, Rodrigo Faour também atua como escritor, radialista, professor, apresentador de TV, diretor e roteirista de shows e produtor musical. Entre 2001 e 2015, produziu mais de 600 CDs, entre reedições e compilações. É o autor do best seller “História Sexual da MPB” (Ed. Record), em que realizou um estudo pioneiro unindo música e comportamento. A obra lhe rendeu frutos como programas de rádio e TV. Sua produção literária inclui ainda as biografias de Cauby Peixoto, Claudette Soares, Dolores Duran e Angela Maria, além de um livro sobre a “Revista do Rádio”.

SERVIÇO

Ciclo de palestras “Dos primórdios à explosão dos anos 70” – com Rodrigo Faour
Quartas-feiras, de 15/5 a 3/7 – Das 19h às 21h30
Sesc Copacabana: R. Domingos Ferreira, 160 – Copacabana
Entrada gratuita
Informações: (21) 2548-1088

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

15/5 – Os primórdios da música brasileira – o lundu, o maxixe, o choro, as cançonetas de duplo sentido no Brasil Colônia e Império, o início da nossa discografia em 1902 e do samba e da marcha nos anos 1910
22/5 – A Era de Ouro – de 1929 a 1945
29/5 – A auge da Era do rádio – de 1946 a 1958
5/6 – A pré-bossa nova, a Bossa, a dor-de-cotovelo, o sambalanço e o início do rock – de 1958 a 1965
12/6 – Música de protesto – de 1965 a 1972
19/6 – A MPB eclética, criativa e engajada e o rock/soul dos anos 1970
26/6 – A explosão do samba e da música cafona, e o forró de duplo sentido nos anos 1970
3/7 – Festivais e a Tropicália até o início da chamada “MPB”.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais