Alunos do pré-vestibular do Sesc Nova Friburgo conquistam vagas concorridas

Curso gratuito “Futuro em Curso” é dirigido a alunos com renda familiar de até 3 salários mínimos. 

O Futuro em Curso, pré-vestibular gratuito do Sesc Nova Friburgo dedicado a alunos com renda familiar de até 3 salários mínimos, foi destaque em aprovação no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apenas na primeira chamada, quase 50% dos matriculados ingressaram em concorridas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Cinco alunos tiveram suas redações avaliadas com notas superiores a 900 pontos, resultado almejado por muitos candidatos por ser um diferencial no somatório de notas para a conquista da tão sonhada vaga na universidade. Todos os aprovados são oriundos de escolas públicas.

No rol de instituições estão Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Cândido Mendes (UCAM).

O diferencial de um trabalho interdisciplinar e holístico.
Coordenadora pedagógica do pré-vestibular, Sabrina Perrut Pinto de Moraes atribui o resultado a uma série de fatores. Um deles é a integração das atividades de sala de aula com a vivência cultural e de lazer do Sesc RJ. Passeios, espetáculos do Encontro Sesc de Dança e até jogos de vôlei, entre outras atividades, são importantes percursos formativos para as mais diferentes áreas do conhecimento.

“O caráter interdisciplinar associado a um olhar humanizador são os grandes diferenciais do curso. As aulas do pré-vestibular, integradas às atividades oferecidas pelo Sesc, oportunizam experiências e senso de pertencimento, que permitem ampliar o aprendizado para além dos conhecimentos exigidos no Enem. O acolhimento e a escuta sensível contribuem para que a aprendizagem seja ainda mais significativa”, observa a educadora.

Metodologia inovadora
A metodologia traz outras inovações, como a utilização de Reels (vídeos curtos e divertidos) nas redes sociais; os aulões interdisciplinares, quando um mesmo tema é discutido sob as perspectivas das diferentes áreas do conhecimento; e os aulões invertidos, em que os alunos precisam se aprofundar em determinados assuntos e depois ensiná-los aos professores e colegas. No ano passado, um dos assuntos discutidos em um cine-debate foi a questão dos povos originários – exatamente o tema abordado na prova de redação do Enem.

Material didático exclusivo e orientação vocacional
Quanto ao material didático, é exclusivo e produzido pelos professores do curso – com vasta experiência em preparação pré-vestibular – após o diagnóstico das necessidades dos estudantes. Profissionais especializados orientam os participantes em testes vocacionais de modo a fazê-los descobrir habilidades e características associadas às carreiras, e profissionais do mercado são chamados para palestras em que compartilham detalhes sobre o dia a dia da sua profissão.

A oferta do pré-vestibular Futuro em Curso ocorre por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc RJ, que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos pela instituição nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. No caso do pré-vestibular, a forma de ingresso é uma seleção aberta no início do ano. As aulas de 2023 se iniciaram neste mês e seguem até novembro. Mais informações no Portal da Educação.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais