Jogos Escolares Brasileiros

Jogos Escolares Brasileiros: Sesc RJ e Secretaria Especial do Esporte firmam parceria para apoio aos JEB

Rio de Janeiro sediará o JEB (Jogos Escolares Brasileiros), que será retomado em outubro após 17 anos sem ser realizado. Grupo de trabalho será criado para estabelecer os termos da cooperação. 

O Sesc RJ e a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, firmaram nesta sexta-feira (14/5) uma carta de intenções que estabelece a cooperação para a realização dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). Depois de 17 anos sem ser realizado, o evento organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com o apoio da Secretaria, será sediado no Rio de Janeiro em outubro e deve reunir mais de 6,2 mil atletas de todo o país.

O documento foi assinado no Rio de Janeiro pela diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, pelo secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, e pelo presidente da CBDE, Antonio Hora Filho. Agora o próximo passo será a criação de um grupo de trabalho que estabelecerá os termos da cooperação. O Sesc RJ poderá contribuir com a expertise do seu corpo de profissionais e as metodologias já adotadas em seus projetos, cujo viés considera o esporte como ferramenta de educação e inclusão.

Experiência em jogos estudantis

Antes de fechar temporariamente suas instalações por conta da pandemia, o Sesc RJ contava com cerca de 15 mil alunos matriculados em atividades físicas em 18 unidades do estado – a maioria deles jovens praticantes de modalidades esportivas. Atualmente, as atividades estão acontecendo por meio das plataformas digitais. Além disso, a instituição acumula experiência no apoio e na realização de eventos congêneres em âmbito regional, como o Intercolegial, os Jogos da Baixada e o Jogos Estudantis do Sesc.

O suporte do Sesc RJ aos JEB’S, além de atender aos objetivos institucionais de estimulo à prática esportiva entre jovens, integra a campanha Rio de Mãos Dadas. Trata-se de um conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade em 2021.

Retomada da confiança

“O Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ e do Senac RJ, vem empreendendo muitos esforços no combate à pandemia e também na retomada da confiança e esperança por dias melhores. Os Jogos Escolares Brasileiros, que serão sediados aqui no Rio, não só simbolizam muito bem esse movimento, como contribuem para a difusão dos valores do esporte para milhares de jovens brasileiros, o que está em completa sintonia com o que o Sesc RJ faz no seu dia a dia”, disse Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ, que inclui Sesc RJ e Senac RJ.

Marcelo Magalhães comemorou a parceria dizendo que a confirmação do Sesc RJ como parceiro dos jogos só comprova a força que a competição tem nesta retomada do evento, após um hiato de 17 anos:

“Sempre disse, desde a minha chegada à Secretaria Especial do Esporte, que precisávamos inverter a pirâmide do esporte brasileiro e priorizar o desporto escolar. É daí que sairão os atletas que chegarão ao alto rendimento para defender o Brasil nos grandes eventos mundiais em 2028, 2032 e assim por diante. O fato de estarmos agregando o apoio de parceiros tão fortes e tão compromissados com esse pensamento nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Os JEB’s 2021 vão inaugurar um novo paradigma de tratamento em relação ao desporto escolar no Brasil. Agradeço ao Sesc RJ e ao presidente Antonio Queiroz Junior pelo apoio e tenho certeza de que teremos um grande evento este ano”, destacou o secretário do Ministério da Cidadania.

O presidente da CBD afirmou que a participação do Sesc RJ será fundamental para qualificar o evento:

“É mais um player de peso que vem fortalecer esse projeto que é maravilhoso. A atuação da Secretaria Especial do Esporte é decisiva para que possamos recrutar parceiros dessa estirpe. O Sesc tem um portifólio de serviços muito importante na área esportiva e educacional aqui no Rio e, por conta da não realização de alguns de seus projetos, devido à pandemia, chegamos ao entendimento que vamos unir projetos e fortalecer a realização dos JEB’s. O Sesc possui expertise muito grande, principalmente aqui na praça do Rio de Janeiro, e a CBDE vai ser beneficiada com mais esse pelotão de profissionais com competência e agregando mais uma marca muito forte ao nosso evento”, comemorou Antônio Hora Filho.

Os Jogos Escolares Brasileiros é uma competição seletiva para os Jogos Escolares Sul-americanos, previstos para serem realizados no fim do ano, na Capital Federal.

Fique por dentro das novidades do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEsporte

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais