Lugar de criança também é na cozinha! Confira os benefícios de cozinhar com os pequenos

Outubro é um mês para curtir muito com a criançada e, na cozinha, tem espaço para muito aprendizado e diversão. Neste cantinho especial, é possível soltar a imaginação, experimentar novos sabores, conhecer uma alimentação mais saudável e ainda aproveitar diversos benefícios para os adultos e para os pequenos. Confira:

Construção de memória afetiva
Encontrar um momento para curtir a companhia das crianças e da família pode ser um pouco difícil. Cozinhar é uma oportunidade perfeita para aproveitar o tempo ao lado de quem se ama. Além de se divertir, entre uma “colher de sopa” e uma “xícara de chá”, podem surgir boas histórias e risadas que ficarão marcadas na memória.

Desenvolvimento da coordenação motora
Estando acompanhado de adultos, os pequenos podem  auxiliar na lavagem de utensílios, na mistura de ingredientes, no corte de alimentos maleáveis, entre outras tarefas. Tais atividades podem contribuir para desenvolver sua coordenação motora e habilidades manuais.

Estímulo ao foco, à organização e à paciência
Preparar receitas pode ser muito divertido, mas também exige concentração. É importante estar atento aos materiais necessários, aos tempos de cozimento, medidas, entre outros. Ao participar da compra dos itens, organização dos ingredientes, desenvolvimento da receita e espera do resultado final, a criança começa a perceber sobre os processos, sobre a importância de ter cuidado no manuseio dos alimentos e aprende que cada receita tem o seu tempo de preparo. Um estímulo às habilidades que serão muito importantes no seu futuro: foco, organização e paciência.

A funcionária do Sesc RJ, Patrícia Benayon, aproveitou o Dia das Crianças para comprovar os benefícios de cozinhar em família e fez uma “bagunça” na cozinha com a sua filha Maria Clara, de 6 anos. Ela auxiliou a pequena a colocar a mão na massa para preparar pastéis de legumes, uma receita simples e nutritiva do Mesa Brasil Sesc RJ.

Veja os registros:

Maria Clara, 6 anos, filha da Patrícia Benayon | GPX :: Gerência de Pessoas – Sede

Aproveite essa e mais receitas do Mesa Brasil clicando aqui.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais