dia mundial do lazer

Dia Mundial do Lazer será lançado com debate on-line aberto ao público

O Dia Mundial do Lazer, atividade que integra a programação da série Ideias #emcasacomosesc, será transmitido ao vivo pelo canal do Sesc São Paulo no YouTube, e contará com as participações do Prof. Ricardo Uvinha (WLCE/USP), Prof. Antonio Carlos Bramante (LAGEL), Prof. Anderson Dalbone (Sesc) e Profa. Cristina Ortega (WLO), com mediação da Profa. Maria Luiza Souza Dias (Sesc SP). 

O lazer, uma prática importante que a população vem utilizando para enfrentar a situação de isolamento social causada pela pandemia de Covid-19, ganhará uma data especial para ser celebrado ao redor do planeta, a partir de 2021. Numa iniciativa da WLO – World Leisure Organization (Organização Mundial de Lazer), com coordenação do WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer), em parceria com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e o Sesc, será criado o Dia Mundial do Lazer, que nesta primeira edição será comemorado dia 16 de abril.

Para anunciar oficialmente a criação da data, e marcar o lançamento do evento global, será realizado no dia 26 de março, às 16h, no canal do Sesc São Paulo no YouTube, um debate online aberto ao público sobre o tema “Lazer para uma vida melhor”.

O encontro contará com a participação do Prof. Ricardo Uvinha (WLCE/USP – Centro de Excelência em Estudos do Lazer), do Prof. Antonio Carlos Bramante (LAGEL – Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer), do Prof. Anderson Dalbone (Departamento Nacional do Sesc) e da Profa. Cristina Ortega (Organização Mundial do Lazer). A mediação será da Profa. Maria Luiza Souza Dias (Sesc SP). Os convidados irão debater sobre o lazer como direito social e sua relevância na vida cotidiana, trazendo reflexões acerca das barreiras socioeconômicas, culturais e físicas do lazer no contexto atual e em perspectivas futuras.

Dia Mundial do Lazer

O objetivo da criação de uma data global para o lazer – num momento em que a busca por modos para desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida nunca foi tão necessária – é destacar a sua importância para a sociedade, além de ampliar as possibilidades desta manifestação e promover a reflexão sobre os acessos e dificuldades ainda existentes.

Perfil dos Participantes

Anderson Dalbone, gerente do Programa Lazer do Departamento Nacional do Sesc, atua liderando equipes e iniciativas nas áreas de Atividades Físico-esportivas, Recreação e Turismo Social. Sanitarista pela Escola Nacional de Saúde Pública – ESNP / Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, possui também MBA em Gestão Executiva pelo Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ.

Antonio Carlos Bramante, doutor em Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos pela Pennsylvania State University – USA. Professor aposentado no Departamento de Estudos do Lazer da FEF/Unicamp. Atual Coordenador do Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE-FEF/UnB.

Cristina Ortega, chefe acadêmica e operacional da World Leisure Organization (WLO). É doutora em Lazer e Desenvolvimento Humano, mestre em Gestão de Lazer, especialista em Gestão Cultural. Formou-se na Faculty of Arts and Philosophy da Universidade de Deusto, Espanha, e completou seus estudos em Londres, Middlesex e na Westminster University. É docente no curso de mestrado na Universidade Aberta da Catalunha e professora convidada em diversas universidades, como a University of New York, USA e a University of Zheizang, China.

Ricardo Uvinha, professor titular da EACH/USP. Formado em Educação Física, mestre pela Unicamp, doutor pela USP, com Pós-doutorado pela Griffith University Austrália e Livre-Docente pela USP. Coordenador do Centro de Excelência em Estudos do Lazer da USP (WLCE), atua na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da USP com os temas do Lazer, Esporte e Turismo.

Maria Luiza Souza Dias, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP desde 1998. Vice-presidente da ISCA (International Sport and Culture Association) no período de 2011 a 2021 e presidente da ISCA América Latina. Graduada em Educação Física pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Gestão pela Fundação Dom Cabral.

Serviço:
Live de Lançamento do Dia Mundial do Lazer
Dia: 26 de março, sexta-feira
Horário: 16h
Convidados: Prof. Ricardo Uvinha (WLCE/USP), Prof. Antonio Carlos Bramante (LAGEL), Prof. Anderson Dalbone (Sesc) e Profa. Cristina Ortega (WLO)
Mediação: Profa. Maria Luiza Souza Dias (Sesc SP)
Transmissão: YouTube do Sesc São Paulo

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJLazer

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais