dia mundial do lazer

Dia Mundial do Lazer será lançado com debate on-line aberto ao público

O Dia Mundial do Lazer, atividade que integra a programação da série Ideias #emcasacomosesc, será transmitido ao vivo pelo canal do Sesc São Paulo no YouTube, e contará com as participações do Prof. Ricardo Uvinha (WLCE/USP), Prof. Antonio Carlos Bramante (LAGEL), Prof. Anderson Dalbone (Sesc) e Profa. Cristina Ortega (WLO), com mediação da Profa. Maria Luiza Souza Dias (Sesc SP). 

O lazer, uma prática importante que a população vem utilizando para enfrentar a situação de isolamento social causada pela pandemia de Covid-19, ganhará uma data especial para ser celebrado ao redor do planeta, a partir de 2021. Numa iniciativa da WLO – World Leisure Organization (Organização Mundial de Lazer), com coordenação do WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer), em parceria com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e o Sesc, será criado o Dia Mundial do Lazer, que nesta primeira edição será comemorado dia 16 de abril.

Para anunciar oficialmente a criação da data, e marcar o lançamento do evento global, será realizado no dia 26 de março, às 16h, no canal do Sesc São Paulo no YouTube, um debate online aberto ao público sobre o tema “Lazer para uma vida melhor”.

O encontro contará com a participação do Prof. Ricardo Uvinha (WLCE/USP – Centro de Excelência em Estudos do Lazer), do Prof. Antonio Carlos Bramante (LAGEL – Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer), do Prof. Anderson Dalbone (Departamento Nacional do Sesc) e da Profa. Cristina Ortega (Organização Mundial do Lazer). A mediação será da Profa. Maria Luiza Souza Dias (Sesc SP). Os convidados irão debater sobre o lazer como direito social e sua relevância na vida cotidiana, trazendo reflexões acerca das barreiras socioeconômicas, culturais e físicas do lazer no contexto atual e em perspectivas futuras.

Dia Mundial do Lazer

O objetivo da criação de uma data global para o lazer – num momento em que a busca por modos para desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida nunca foi tão necessária – é destacar a sua importância para a sociedade, além de ampliar as possibilidades desta manifestação e promover a reflexão sobre os acessos e dificuldades ainda existentes.

Perfil dos Participantes

Anderson Dalbone, gerente do Programa Lazer do Departamento Nacional do Sesc, atua liderando equipes e iniciativas nas áreas de Atividades Físico-esportivas, Recreação e Turismo Social. Sanitarista pela Escola Nacional de Saúde Pública – ESNP / Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, possui também MBA em Gestão Executiva pelo Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ.

Antonio Carlos Bramante, doutor em Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos pela Pennsylvania State University – USA. Professor aposentado no Departamento de Estudos do Lazer da FEF/Unicamp. Atual Coordenador do Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE-FEF/UnB.

Cristina Ortega, chefe acadêmica e operacional da World Leisure Organization (WLO). É doutora em Lazer e Desenvolvimento Humano, mestre em Gestão de Lazer, especialista em Gestão Cultural. Formou-se na Faculty of Arts and Philosophy da Universidade de Deusto, Espanha, e completou seus estudos em Londres, Middlesex e na Westminster University. É docente no curso de mestrado na Universidade Aberta da Catalunha e professora convidada em diversas universidades, como a University of New York, USA e a University of Zheizang, China.

Ricardo Uvinha, professor titular da EACH/USP. Formado em Educação Física, mestre pela Unicamp, doutor pela USP, com Pós-doutorado pela Griffith University Austrália e Livre-Docente pela USP. Coordenador do Centro de Excelência em Estudos do Lazer da USP (WLCE), atua na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da USP com os temas do Lazer, Esporte e Turismo.

Maria Luiza Souza Dias, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP desde 1998. Vice-presidente da ISCA (International Sport and Culture Association) no período de 2011 a 2021 e presidente da ISCA América Latina. Graduada em Educação Física pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Gestão pela Fundação Dom Cabral.

Serviço:
Live de Lançamento do Dia Mundial do Lazer
Dia: 26 de março, sexta-feira
Horário: 16h
Convidados: Prof. Ricardo Uvinha (WLCE/USP), Prof. Antonio Carlos Bramante (LAGEL), Prof. Anderson Dalbone (Sesc) e Profa. Cristina Ortega (WLO)
Mediação: Profa. Maria Luiza Souza Dias (Sesc SP)
Transmissão: YouTube do Sesc São Paulo

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJLazer

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Fórum Internacional Mesa Brasil

Fórum internacional discutirá a fome e o desperdício de alimentos

Veja mais
Guia sobre arduíno - Arte, Ciência e Tecnologia

ACT: Placa arduíno e suas funcionalidades

Veja mais

Sesc RJ leva atendimento odontológico móvel e gratuito a Queimados

Veja mais
Som do Sesc: Nando Reis e filho Sebastião apresentam live com abertura de Chico Chico

Maria Gadú é a atração do Som do Sesc deste sábado (25/9)

Veja mais