Sesc+ Sustentabilidade - sustentabilidade sesc

Green Rio: Sistema Fecomércio RJ leva iniciativas de responsabilidade ambiental e social ao evento

Evento, de 1º a 3 de setembro, na Marina da Glória, é um dos principais voltados à bioeconomia mundial. Instituições estarão presentes na programação dos auditórios e em ativações do Green Rio, com temas como reciclagem, segurança alimentar e consumo consciente. 

Sistema Fecomércio RJ participa, de 1º a 3 de setembro, da 10ª edição do Green Rio / Green Latin America, plataforma para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde, que será realizado na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Em um estande de mais de 180m², os visitantes poderão conhecer as iniciativas do Sesc RJ, Senac RJ, IFes e IFec na área de sustentabilidade e responsabilidade social.

Na programação de palestras, no dia 1º, às 15h30, o tema será “Mapa da Fome do Estado do Rio de Janeiro”, com a coordenadora do Mesa Brasil Sesc RJ, Cida Pessoa, e com o especialista em Inteligência de Mercado e Pesquisas do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (IFec RJ), Júlio Cesar Purcena. No dia 2, às 11h, haverá um painel sobre “Segurança Alimentar, Agricultura Familiar, Clima e Biodiversidade”. Além de Cida Pessoa, participam a superintendente de Abastecimento Social Conab Brasília, Diracy Betânia Cavalcante Lemos Lacerda, a analista de Sustentabilidade do Sesc RJ, Nathallia Miranda e a analista de Projetos Sociais da entidade, Kamilla Ramada. No dia 3 de setembro, o assessor de inovação do Senac RJ, Jose Aranha, participa da mesa sobre “Inovação, Pequenos Negócios e Startups”, às 10h30. Às 11h, o tema é “Consumo Consciente e Relação consumidor x resíduos sólidos”, com coordenação do Instituto Fecomércio RJ de Sustentabilidade (IFes). No palco, o diretor executivo da instituição Vinicius Crespo recebe os estatísticos Marcos Haddad e Nadime Melloni, ambos do IFec RJ. Às 14h, a coordenadora de Nutrição do Mesa Brasil Sesc RJ, Karime Cader, fala sobre Alimentação Escolar/Hortas. Já às 15h30, Vinicius Crespo volta ao auditório para discutir o tema “Economia do Mar”.

Durante o Green Rio, o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) irá realizar o lançamento da campanha “Raspas e restos me interessam” e apresentar uma nova máquina de reciclagem que coleta cinco tipos de resíduos, como garrafas pet, copos plásticos, alumínio, vidro e embalagens Tetra Pak. O equipamento bonifica o consumidor mediante a entrega dos recicláveis. O IFeS é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos instituído pelo Sistema Fecomércio RJ e que busca soluções ambientais inovadoras para a sociedade e para o setor empresarial, contribuindo com o desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade socioambiental.

No estande do Sistema Fecomércio RJ, o Senac RJ estará presente com a Editora Senac, que irá oferecer títulos com desconto de 30%. Entre as ativações do Sesc RJ haverá a Mesa Viva, uma mesa cenográfica que ganha vida por meio de projeções mapeadas e, de forma divertida e inovadora, informa os visitantes sobre os propósitos e impactos positivos do Mesa Brasil, programa de segurança alimentar que visa minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo, mas com baixo rendimento comercial, e entregando-os a instituições socioassistenciais parceiras.

Outra iniciativa será o “Minecraft Biomas Brasileiros: brincando de aprender”, que utiliza o Minecraft Education, uma plataforma educativa que fala a linguagem das crianças e adolescentes e aborda as características dos seis biomas do território do país. Ao mergulhar nesse universo, o participante descobrirá mais sobre a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal, além de perpassar o sistema costeiro brasileiro. A atividade faz parte do compromisso do Sesc RJ com a sustentabilidade e está alinhada aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Já a Fecomércio RJ estará presente com a campanha “O Rio continua lindo…e perto”. Com o objetivo de promover os atrativos turísticos do estado e atrair ainda mais viajantes, a instalação permitirá que os visitantes assistam, com óculos 3D, a um filme produzido em 360 graus com belas paisagens da capital e do interior do Rio de Janeiro.

Sobre o Green Rio
O Green Rio teve sua primeira edição em 2012, quando foi um side-event da Rio+20. Ao longo desses anos, o evento se firmou como plataforma de negócios sustentáveis que reúne expositores, palestrantes e representantes da economia verde e do setor orgânico.

Fique por dentro das novidades do Sesc RJ acompanhando nossas notícias e perfis no Instagram, Facebook e YouTube. #Sesc RJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais