Dia Nacional da Mata Atlântica
Crédito: Getty Images

Dia Nacional da Mata Atlântica – 27 de maio

O Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio, foi instituído através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. A data foi escolhida em homenagem à famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

Sendo um dos mais completos e belos documentos sobre a Mata Atlântica de sua época, a Carta descreveu a diversidade e o exotismo da fauna e da flora da Capitania de São Vicente em seu uso pelos povos indígenas.

Empolgada pela Carta, e pela data especial, a equipe do Sesc Engenho de Dentro convidou algumas Unidades a participarem de um projeto de construção da nossa própria Carta à Mata Atlântica, ressaltando sua importância e beleza. Confira abaixo o resultado!

Mata Atlântica,

Venho por meio desta, mostrar sua beleza que alegra e dá vida às Unidades do Sesc RJ.

A cidade de Teresópolis, por exemplo, possui diversas Unidades de Conservação, como o Parque Natural Municipal, o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O Sesc Teresópolis realiza parcerias com essas UC’s para realização de atividades ligadas ao meio ambiente, como trilhas, vivências, oficinas e outras programações, no intuito de oferecer ao público maior conexão com a natureza. Também são formadas parcerias com o Horto Florestal da cidade, com as escolas e segmentos como associação agroecológica. Todas essas Unidades de Conservação UC’s possuem uma rica biodiversidade na flora e fauna. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, por exemplo, já registrou 105 mamíferos, 102 anfíbios, 462 espécies de aves, 6 de peixes e mais de 500 invertebrados.

Na Unidade Sesc Nogueira há duas trilhas em uma área preservada de Mata Atlântica, onde realizamos caminhadas com atividades de educação ambiental. Durante a trilha conversamos e sensibilizamos para a conservação da mata atlântica e a riqueza de suas relações ecológica.

Mata Atlântica, você, continua linda! Seus ecossistemas recebem denominação de: Floresta Ombrófila Densa, Floresta de Araucária ou Ombrófila Mista, Campos de Altitude, Restingas e Manguezais.

As Unidades do Sesc Engenho de Dentro e Sesc Madureira estão bem próximas e inseridas em um local densamente povoado e cercado por “ilhas de calor”. Essas unidades trabalham, muitas vezes, com base nesses aspectos dos seus respectivos bairros, do desconforto térmico, da má gestão dos resíduos e de outros aspectos negativos por uma ausência de consciência ambiental. Essas reflexões são provocadas tanto nas Unidades como nas instituições de ensino. Buscamos reforçar a necessidade de aumentarmos a cobertura vegetal dos espaços sempre que possível, de um processo correto de arborização bem como a correta gestão de resíduos como a implantação de pontos de coleta seletiva de determinados resíduos visando diminuir a má disposição destes materiais pelo bairro, pelas ruas. 

Termino essa carta ressaltando que você já cobriu 15% do território brasileiro, mas hoje ocupa 1%. Tem muita gente preocupada com você, por isso, nós, do Sesc RJ, estamos sempre em alerta com a natureza. Afinal, 62% da população brasileira vive na área da Mata Atlântica.

Fontes: ICMBIO Sesc

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais