Dia Nacional da Mata Atlântica
Crédito: Getty Images

Dia Nacional da Mata Atlântica – 27 de maio

O Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio, foi instituído através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. A data foi escolhida em homenagem à famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

Sendo um dos mais completos e belos documentos sobre a Mata Atlântica de sua época, a Carta descreveu a diversidade e o exotismo da fauna e da flora da Capitania de São Vicente em seu uso pelos povos indígenas.

Empolgada pela Carta, e pela data especial, a equipe do Sesc Engenho de Dentro convidou algumas Unidades a participarem de um projeto de construção da nossa própria Carta à Mata Atlântica, ressaltando sua importância e beleza. Confira abaixo o resultado!

Mata Atlântica,

Venho por meio desta, mostrar sua beleza que alegra e dá vida às Unidades do Sesc RJ.

A cidade de Teresópolis, por exemplo, possui diversas Unidades de Conservação, como o Parque Natural Municipal, o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O Sesc Teresópolis realiza parcerias com essas UC’s para realização de atividades ligadas ao meio ambiente, como trilhas, vivências, oficinas e outras programações, no intuito de oferecer ao público maior conexão com a natureza. Também são formadas parcerias com o Horto Florestal da cidade, com as escolas e segmentos como associação agroecológica. Todas essas Unidades de Conservação UC’s possuem uma rica biodiversidade na flora e fauna. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, por exemplo, já registrou 105 mamíferos, 102 anfíbios, 462 espécies de aves, 6 de peixes e mais de 500 invertebrados.

Na Unidade Sesc Nogueira há duas trilhas em uma área preservada de Mata Atlântica, onde realizamos caminhadas com atividades de educação ambiental. Durante a trilha conversamos e sensibilizamos para a conservação da mata atlântica e a riqueza de suas relações ecológica.

Mata Atlântica, você, continua linda! Seus ecossistemas recebem denominação de: Floresta Ombrófila Densa, Floresta de Araucária ou Ombrófila Mista, Campos de Altitude, Restingas e Manguezais.

As Unidades do Sesc Engenho de Dentro e Sesc Madureira estão bem próximas e inseridas em um local densamente povoado e cercado por “ilhas de calor”. Essas unidades trabalham, muitas vezes, com base nesses aspectos dos seus respectivos bairros, do desconforto térmico, da má gestão dos resíduos e de outros aspectos negativos por uma ausência de consciência ambiental. Essas reflexões são provocadas tanto nas Unidades como nas instituições de ensino. Buscamos reforçar a necessidade de aumentarmos a cobertura vegetal dos espaços sempre que possível, de um processo correto de arborização bem como a correta gestão de resíduos como a implantação de pontos de coleta seletiva de determinados resíduos visando diminuir a má disposição destes materiais pelo bairro, pelas ruas. 

Termino essa carta ressaltando que você já cobriu 15% do território brasileiro, mas hoje ocupa 1%. Tem muita gente preocupada com você, por isso, nós, do Sesc RJ, estamos sempre em alerta com a natureza. Afinal, 62% da população brasileira vive na área da Mata Atlântica.

Fontes: ICMBIO Sesc

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Lagoa Blues Festival

Sesc RJ apresenta o Lagoa Blues Festival neste fim de semana

Veja mais
Copa Sesc 2022

Copa Sesc de Futsal 2022 recebe inscrições de equipes para as etapas regionais

Veja mais
Arte de Código Aberto

Arte de Código Aberto: artista-programador “Vamoss” inaugura a exposição no Sesc Tijuca

Veja mais
Sesc RJ realiza II Seminário da Juventude Carioca

II Seminário da Juventude Carioca

Veja mais