Mesa Brasil Sesc RJ - Doação de alimentos

Dia Mundial da Alimentação: Agências internacionais pedem ação urgente contra a insegurança alimentar

Em evento com especialistas brasileiros e internacionais, no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, FAO, FIDA, WFP e IICA chamam a atenção para a necessidade de cooperação entre setores para a transformação dos sistemas agroalimentares. Mesa Brasil Sesc também participará do encontro. 

Agências das Nações Unidas e organismos internacionais comemoram, no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação (DMA) 2022. Em cerimônia no Rio de Janeiro com mais de 40 autoridades do setor de agricultura e alimentação do Brasil e de outros países do mundo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) buscam reunir organizações de diversos setores – entre elas o Mesa Brasil Sesc – para dar visibilidade à necessidade de uma ação urgente e coletiva para garantir alimentos saudáveis e acessíveis a todas as pessoas.

O tema desta edição do DMA é “Não deixar ninguém para trás – melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”.

A cerimônia de acender das luzes será realizada no Cristo Redentor na noite de domingo e, de forma simultânea, também estarão iluminados no tom de azul – que identifica a campanha do DMA2022 no mundo – todo os Arcos da Lapa, monumento Estácio de Sá e Castelo Mourisco da Fiocruz.

Este ano, o evento conta com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, do Mesa Brasil Sesc, da Fiocruz e do Pacto de Milão, além do apoio do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e do 8º Fórum Global do Pacto de Milão, que será realizado no Rio de Janeiro entre 17 e 19 de outubro.

As autoridades e representantes de organismos que trabalham com alimentação e agricultura de diversos países discutirão a necessidade de ação urgente para reduzir a insegurança alimentar e a má nutrição. Mais de 3 bilhões de pessoas não têm acesso a uma alimentação saudável e 828 milhões passam fome no mundo – problemas agravados pela pandemia e pela guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Autoridades presentes na cerimônia de “Acender das Luzes” no Cristo:

  • Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil;
  • Daniel Balaban, representante do WFP no Brasil;
  • Gabriel Delgado, coordenador da Região Sul do IICA e representante do Instituto no Brasil
  • Julio Worman, Analista de programa do FIDA no Brasil.

Promoção da alimentação saudável
Ainda no dia 16 de outubro, quem passar pela Feira da Glória, entre 10h e 12h, poderá participar da ação #HeróisDaAlimentação, de promoção ao consumo de alimentos de hortas urbanas e de pequenos produtores da região. A chef e idealizadora do projeto Favela Orgânica, Regina Tchelly, fará uma oficina chamada “Aproveitando alimentos até o talo”.

Na feira, como apoiador do DMA 2022, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) vai divulgar a nova versão do Mapa das Feiras Orgânicas, que foi atualizado e agora conta com 1.040 feiras cadastradas e georreferenciadas em todo o Brasil. O Portal é uma ferramenta útil para que a população possa facilmente identificar as feiras orgânicas mais próximas de suas casas.

Credenciamento de Imprensa: Jornalistas que quiserem cobrir o “Acender das Luzes” no Cristo devem solicitar credenciamento prévio enviando e-mail com nome, número de documento de identificação, modelo e placa do veículo para comunicacao@santuariocristoredentor.com.br e para aline.czezacki@fao.org.

SERVIÇO:
Dia Mundial da Alimentação

Acender das Luzes
Data: 16 de outubro
Horário: 19h30
Local: Cristo Redentor, Rio de Janeiro

Ação #HeróisDaAlimentação
Data: 16 de outubro
Horário: entre 10h e 12h
Local: Feira da Glória, Rio de Janeiro

Mapa das Feiras Orgânicas
https://feirasorganicas.org.br/

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais