Semana Mesa Brasil Sesc RJ

Semana Mesa Brasil Sesc RJ

As ações da Semana do Mesa Brasil Sesc RJ envolveram a distribuição de refeições nas zonas Oeste e Norte do Rio, além de hambúrgueres no Complexo do Alemão.  

O Mesa Brasil Sesc RJ distribuiu, nesta quinta-feira (23/7), 2 mil refeições a pessoas impactadas pela crise provocada pela Covid-19 em comunidades das zonas Oeste e Norte do Rio. Em Realengo, Zona Oeste, a distribuição começou às 12h na Associação Amor e Vida – Sase (Rua Itaporanga, n°328) em uma operação que contou com o apoio da Cruz Vermelha e beneficiou moradores do Complexo do Batan. Já na Zona Norte, a distribuição contou com o apoio do Projeto Social Semeando o Amanhã, e aconteceu em Del Castilho (Rua Ministro Mavignier, n°107), atendendo a moradores da comunidade de Gretiza, além de Rato Molhado, em Sampaio, e Fernão Cardim, Engenho de Dentro, a partir das 15h. Foram entregues mil refeições em cada zona.

Essa foi a oitava ação solidária do Mesa Brasil Sesc RJ com entregas de refeições prontas, iniciadas no dia 4/6, em comunidades da Região Metropolitana. Regularmente, o programa distribui a entidades cadastradas alimentos não perecíveis e in natura, mas por conta da pandemia, seu escopo foi ampliado. O preparo das refeições, distribuídas às quintas-feiras, ocorre nas cozinhas da unidade do Sesc em Engenho de Dentro e no restaurante do Sesc no Norte Shopping. Os insumos são fornecidos por empresas e instituições parceiras, assim como produtores rurais que contribuem para o projeto Mesa no Campo com hortifrutigranjeiros.

Mais 1 mil hambúrgueres a moradores do Complexo do Alemão

Depois da Rocinha, Morro dos Prazeres e Santa Cruz, o Mesa Brasil Sesc RJ chegou nesta sexta-feira (24/7) ao Complexo do Alemão com a operação de distribuição de hambúrgueres que vem ocorrendo semanalmente desde o dia 3 deste mês. Os 1 mil sanduíches foram entregues a moradores de comunidades como Morro do Adeus, Morro da Baiana e Grota.

A ação é uma união de esforços de vários parceiros para transformar em 10 mil sanduíches parte de uma doação de 16 toneladas de carne vegetal recebida pelo programa do Sesc RJ e que serão revertidas a pessoas em situação de vulnerabilidade social de comunidades do Rio.

Os hambúrgueres são preparados por colaboradores do Sesc RJ no restaurante da instituição no Norte Shopping com insumos doados por diversos apoiadores: Burger King (carne), O Burguês, Bread Maker, Los Paderos (pão), Costelão do Cadeg (embalagem), produtores rurais de Nova Friburgo (alface e tomate), lanchonetes das unidades Sesc RJ e cozinhas profissionais do Senac RJ (condimentos e bebidas), fechadas temporariamente por conta da pandemia da Covid-19.

A distribuição dos sanduíches está em linha com a ampliação do escopo de atuação do programa do Sesc RJ, que antes da Covid-19 distribuía alimentos não perecíveis e in natura a entidades cadastradas. Em razão da demanda crescente ocasionada pela pandemia e pelo isolamento social, o Mesa Brasil Sesc RJ tem se dedicado também a distribuir os pratos prontos ao público final. Além dos hambúrgueres, às sextas-feiras, o programa entrega refeições às quintas.

Mesa Brasil Sesc RJ ultrapassa 1,1 mil toneladas arrecadadas em 2020

De 1 janeiro a 20 de julho deste ano, o Mesa Brasil Sesc RJ já arrecadou cerca de 1.105 toneladas de alimentos junto a mais de 200 parceiros doadores. Os donativos foram distribuídos a mais de 300 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social de 39 municípios do estado. Desde o começo da pandemia, já são mais de 621 toneladas de alimentos arrecadados e que estão sendo destinados àqueles mais impactados pelos efeitos econômicos do isolamento social. Noventa militares do Comando Conjunto Leste – envolvendo Marinha, Exército e Aeronáutica – apoiam na logística de recebimento e distribuição das doações.

Fique por dentro das ações do Mesa Brasil Sesc RJ clicando aqui.
Participe do #MesaSemFome clicando aqui.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais