Maio Roxo - saiba quais são as doenças inflamatórias intestinais e como se precaver

Maio Roxo – baixe nosso e-book e veja como prevenir doenças intestinais

No calendário da saúde, o Maio Roxo é o mês de conscientização da importância do diagnóstico precoce das doenças inflamatórias intestinais (DIIs). Confira o que é preciso saber para se prevenir e cuidar da sua saúde. 

Conversar sobre o correto funcionamento do intestino definitivamente não é tema dos mais abordados. Longe das principais tendências de assuntos comentados nos trending topics, muitos de nós não buscamos ajuda e silenciosamente pensamos que o tempo virá junto com o desaparecimento de qualquer desconforto intestinal.

Esse hábito de deixar para depois fará toda diferença no curso das doenças inflamatórias intestinais e milhões de pessoas no mundo hoje precisariam ter acesso a essas informações e para compreender que cólicas, diarreias e constipações podem não ser fortuitas ou, por mero acaso, e sim consequências de más escolhas alimentares ou inacessibilidade à alimentação segura. Podem também ser consequência de doenças autoimunes controláveis ou mesmo relacionadas à hereditariedade.

Doenças Inflamatórias Intestinais

As doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) são caracterizadas por processos inflamatórios no trato gastrointestinal, parte do sistema digestório. A Doença de Crohn é uma condição autoimune que agride os intestinos delgado e grosso, produzindo uma inflamação intensa e penetrante. Já a Retocolite Ulcerativa, como diz o nome, inflama o reto e o intestino grosso, determinando a formação de úlceras em sua superfície. Clinicamente ambas as doenças são parecidas e somente o (a) médico (a) pode dizer o que é uma e o que é outra.

O correto diagnóstico e, por conseguinte a intervenção precoce quase sempre decorrem da nossa observação, de reconhecermos que algo está diferente, que alguma coisa não está normal em nosso organismo e que o tempo quase nunca, atentem quase nunca cura, embora o dito popular diga o contrário.

O médico é o profissional de saúde que precisará ouvi-lo ou ouvi-la para recomendar o tratamento mais adequado. Contudo caro leitor ou leitora; excetuando as doenças hereditárias e aquelas autoimunes, as doenças inflamatórias intestinais (DII) podem ter origem nas nossas escolhas alimentares, como dizem os nutricionistas, devemos descascar mais e desembrulhar menos; sempre ferver e ou filtrar a água que consumimos e definitivamente aprendermos que somos nós os responsáveis pelas nossas escolhas, saudáveis ou não.

Para conhecer as doenças inflamatórias intestinais e entender como se precaver, baixe nosso e-book e mantenha a saúde em dia!

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJSaúde

Outras Notícias

Ver todas as notícias

VIII Mostra Sesc de Cinema apresenta olhares plurais do audiovisual contemporâneo

Veja mais

Exposição no terraço do IHGB, na Glória, revela personagens que marcaram a Rio

Veja mais

Festa com roda de samba e aula aberta de Luiz Antonio Simas celebra encerramento do Palavra Líquida

Veja mais

Andréa Beltrão em ‘Lady Tempestade’ integra programação de reabertura do Teatro Sesc Ginástico

Veja mais