Nesta quarta edição O corpo negro dança vogue, funk, afro, hip hop, charme e performa suas próprias histórias. O Sesc RJ reafirma o seu compromisso com a pluralidade e com o protagonismo negro na dança, em todas as suas dimensões, diversidade e repertórios.
Um corpo que também samba em dois espetáculos inéditos, criados a partir da seleção do Edital Sesc RJ Pulsar – O Corpo Negro. Samba que é amálgama dos signos do carnaval, para além do corpo, um território dos modos de viver e fazer na sociedade brasileira. Mestre Manoel Dionísio é um dos representantes deste legado e homenageado nesta edição. Dentre muitos outros lugares e nomes, a sua trajetória na dança passa pelo Balé Folclórico Mercedes Baptista, pela participação na emblemática comissão de frente do Salgueiro em 1963 com o enredo Xica da Silva, e perdura ainda hoje com a criação e manutenção de uma escola de formação de Mestre-Salas, Porta-Bandeiras e Porta-Estandartes na cidade do Rio de Janeiro. O artista traz uma imensa contribuição como zelador dos vocabulários do carnaval no país. A realizadora Carmen Luz retrata uma pequena parte do universo do artista na obra de documentário Dionísio, um mestre, produzido pelo Sesc RJ, que tem estreia na programação do projeto neste ano.
Neste ano O corpo negro também dança seus repertórios para as infâncias. Nelas reside um campo de suma relevância para a construção de gerações mais racializadas e críticas. Queremos possibilitar o crescimento de uma sociedade consciente e atuante, que busque relações étnico-raciais em bases justas e equânimes. A unidade Tijuca é o palco de acolhimento das famílias que terão a oportunidade de participar de uma rica programação. Desejamos que possam dialogar sobre a formação cultural do país e a relevância das populações negras na construção do mundo em que vivemos.
Buscando garantir políticas culturais com continuidade e consistência, O Corpo Negro ocupa novos palcos e acolhe mais artistas e espetáculos, com realizações em um número maior de municípios do estado do Rio de Janeiro. Convidamos a todos a juntarem-se a esse movimento crescente em direção a uma necessária transformação social.
Clique aqui e baixe a programação completa.