O CORPO NEGRO – 4ª EDIÇÃO

Estabelecer políticas culturais com continuidade e consistência é especialmente relevante em se tratando de ações culturais que visam estabelecer práticas de equidade racial e difundir manifestações culturais de maneira ampla e sistemática. Em sua quarta edição O Corpo Negro dança vogue, funk, afro, charme e performa suas próprias histórias. O Sesc RJ reafirma o seu compromisso com a pluralidade e o protagonismo negro na dança, em todas as suas dimensões, diversidade e repertórios.

O Corpo Negro insiste e celebra, se amplia e ocupa novos palcos. Corpo que samba, em dois espetáculos inéditos, criados a partir da seleção do Edital Pulsar O Corpo Negro, os signos de um carnaval que é um território dos modos de viver e fazer das pessoas negras e negros na cultura brasileira.

Mestre Manoel Dionísio é um dos representantes deste legado, e é o homenageado nesta quarta edição do projeto. Sua trajetória na dança passa pelo Balé Folclórico Mercedes Baptista, pela participação na emblemática comissão de frente do Salgueiro em 1963 com o enredo Xica da Silva, e perdura ainda hoje com a criação de uma Escola de Formação de Mestres-salas, Porta-Bandeiras e Porta-Estandartes na cidade do Rio de Janeiro. O artista traz uma imensa contribuição como zelador dos vocabulários do carnaval no país. A realizadora Carmen Luz retrata uma pequena parte do universo do artista em documentário produzido pelo Sesc RJ, que tem estreia na programação do projeto neste ano.

O Corpo Negro também dança seus repertórios para as infâncias. Nelas reside um campo de suma relevância para a construção de futuros mais racializados, buscando estabelecer bases de uma sociedade que seja consciente da sua posição com relação ao racismo estrutural e às necessárias atuações para novas perspectivas. A Unidade Sesc Tijuca é o palco de acolhimento das famílias que terão a oportunidade de participar de uma rica programação que estimula o diálogo sobre a formação cultural do país e a relevância das populações negras na construção do mundo em que vivemos.

Clique aqui, baixe a programação completa e participe!

*As informações relativas às atividades são de inteira responsabilidade da Unidade. A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio.

Unidades