Picadeiro Móvel chega a São João de Meriti em sua 10° edição

Projeto itinerante do Sesc RJ reúne artistas do Brasil e do exterior em uma grande celebração do circo contemporâneo e tradicional. Entradas são gratuitas.

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, o município de São João de Meriti recebe a décima edição do Picadeiro Móvel, um dos principais projetos dedicados à linguagem do circo no estado do Rio de Janeiro. A programação gratuita acontece em dois espaços: a abertura será realizada no Sesc São João de Meriti, e a tradicional maratona circense ocupará o espaço público em frente ao Centro Cultural Meritiense (Rua Panamense – Jardim Meriti), transformando a rua em um grande picadeiro a céu aberto.

Consolidado como o maior projeto de circo do Sesc RJ, o Picadeiro Móvel tem se destacado ao longo de nove edições por oferecer ao público um panorama da produção circense contemporânea, ao mesmo tempo em que preserva e valoriza o legado do circo tradicional. Itinerante, o projeto marca o fortalecimento das práticas circenses, reunindo artistas de todas as regiões do Brasil e do exterior em uma grande celebração que combina espetáculos, intervenções, atividades formativas e rodada de negócios, tudo com entrada gratuita.

A abertura, no Sesc São João de Meriti, terá a apresentação “Teco-Teco”, do Circo Dux, em que dois palhaços conduzem uma divertida história sobre amizade e aprendizado. Já a maratona circense, que ocupará o espaço público em frente ao Centro Cultural Meritiense, terá espetáculos que exploram as mais variadas habilidades do universo do circo, como palhaçaria, acrobacias, equilibrismo, mágica e malabarismo. O público poderá conferir espetáculos como “Inventando Moda”, da companhia Boca do Lixo, que faz um passeio poético e bem-humorado pelas tradições culturais do Brasil, além de números de artistas e trupes que misturam música, humor e virtuosismo, como em “Esplendoroso Circo”, “A Risita”, “Giros” e “Arrepiano”, entre outros.

Além das apresentações, o evento promove ações formativas e um encontro entre artistas e curadores de circo do Sesc de diversos estados brasileiros, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio e discutir políticas institucionais voltadas ao fomento da linguagem circense.

Ao longo de dez edições, o Picadeiro Móvel reafirma o compromisso do Sesc RJ com o fomento à cultura, a valorização dos artistas e a difusão das artes circenses, garantindo ao público de todas as idades uma experiência de encantamento, riso e celebração da diversidade do circo brasileiro.

Confira mais detalhes em sescrio.org.br/picadeiromovel.

SERVIÇO:
PICADEIRO MÓVEL 2025
Data: 24, 25 e 26 de outubro

PROGRAMAÇÃO
24 DE OUTUBRO – ABERTURA
Sexta, às 19h
Sesc São João de Meriti
Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti
19H | TECO-TECO
O Circo Dux convida o público a adentrar no fascinante universo da companhia “Teco Teco, Soluções Aéreas e Terrenas”. Esta singular empresa é gerenciada por dois palhaços distintos – um sábio arquivista e um efervescente entregador. À medida que suas trajetórias se entrelaçam, eles desvendam uma relação de aprendizado mútuo que transcende o tempo. Classificação Livre.

25 DE OUTUBRO
Sábado, das 10h às 17h
Em frente ao Centro Cultural Meritiense
Rua panamense – Jardim Meriti

INVENTANDO MODA
O espetáculo “Inventando Moda” conduz o público por uma jornada vibrante e emocionante pelas tradições culturais do Brasil, narrada por três palhaços: Siriema, Mutamba e Marelo. Fruto de 17 anos de pesquisa sobre a cultura popular, a peça explora com leveza e humor a diversidade das manifestações artísticas culturais do nosso Brasil, celebrando os 17 anos da companhia Boca do Lixo. Entre risos e encantamentos, os palhaços revelam as belezas e os desafios de uma vida dedicada à arte e à tradição, conectando o público com a essência viva da cultura brasileira. Classificação Livre.

O ESPLENDOROSO MEIO-CIRCO
É dada a hora, lá vem chegando! Corre com as crianças, vem o vovô também!
Eis aqui o Esplendoroso Meio-Circo composto de artistas e músicos “internacionáveis”. Tem bolinhas ao alto, monociclo, bolhas, boomerangues e bambolês. Temos risos soltos, corpos vibrantes e músicas contagiantes. É chegada a hora deste maravilhoso encontro. Vem, vamos, o Furdunço chegou! Classificação Livre.

GIROS
Um encontro entre corpo, espaço e movimento. Piões dançam em círculos, desenhando espirais invisíveis que revelam a poesia do tempo em rotação. O encontro com o público proporciona brincadeiras de giros, risos e pausas. A intervenção transforma o gesto simples de rodar em um convite ao olhar atento, à escuta do instante e à celebração do jogo compartilhado. Classificação Livre.

A RISITA
Rupi e Pitchula chegam para apresentar um espetáculo de circo completo, com música, malabares, equilibrismo e muita palhaçada. Juntos, trazem ao centro do picadeiro um grande espetáculo. De alta comunicação com o público do início ao fim da cena, do discurso ao riso, mostrando que palhaçada é coisa séria! Classificação Livre.

ARREPIANO
O palhaço Fornalha está na plateia, ansioso para o início do grande concerto, mas o maestro não aparece. Impaciente, ele sobe ao palco, veste a roupa do maestro e, com muito improviso e trapalhadas, transforma os instrumentos esquecidos em sua orquestra particular. Mas quem disse que só instrumentos tradicionais fazem música? Com taças de vinho, bomba de encher pneu, sinos, serrote e um piano de garrafas, Fornalha explora os sons do mundo, provando que a música ultrapassa os instrumentos convencionais. Afinal, como um quadro sem moldura ou uma paisagem sonora sem limites, a música está em todo lugar — basta escutar com atenção. Entre clássicos imortais, ritmos da América do Sul e grandes composições brasileiras, Fornalha conduz um espetáculo de palhaço excêntrico musical, divertido e surpreendente, onde o caos vira harmonia e tudo pode se transformar em música. Classificação Livre.

CHAFURDO
Em Ch@furdo, três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira. Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa é o que proporciona os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica e outras surpresas. Um espetáculo livre para todos os públicos. Classificação Livre.

TUDO JUNTO E MISTURADO
Genisvalda, assim como João Grilo e tantos outros do nosso imaginário popular, vive a encantar com sua forma de ser, de viver e de se divertir. Até que, um dia, se depara com uma trupe que, por meio de sua arte, encanta e se deixa encantar por onde passa. E, como em um maravilhoso baião de dois, traz a possibilidade de uma boa mistura. Classificação Livre.

BIGODE DO LEÔNCIO
Um navio pirata invade a cena trazendo músicos e artistas de rua que transformam instrumentos e aparelhos circenses em armas de festa. Entre acrobacias, pernas de pau, malabares e canções que atravessam mares e culturas, surge uma tripulação indomável que convida o público a embarcar numa viagem de risco, riso e encantamento. No final, palco e plateia se dissolvem em cortejo para fora da lona.

26 DE OUTUBRO
Domingo, das 10h às 17h
Em frente ao Centro Cultural Meritiense
Rua panamense – Jardim Meriti

CABARÉ CATAPPUM
O Cabaré Catappum, convida artistas da comicidade, pretos e pretas para celebrar com o público, seus números de diferentes estilos cômicos, ritmos e ancestralidades, formando uma grande pororoca do riso no centro do picadeiro.

AS CHARLATONAS
Duas palhaças vendem suas invenções e produtos miraculosos na rua. Apesar de parceiras, suas visões de mundo são bem distintas: uma quer ganhar dinheiro a todo custo enquanto a outra coloca a ciência acima de tudo. Junto ao público, descobrirão a esperada cura para todos os males do mundo e a importância de muitas mulheres para o desenvolvimento da humanidade. Elas são As Charlatonas!

CIRCO SEM LIMITES – ANALU FARIAS E ELDER OLIVEIRA
Ana Luiza Nonato de Faria foi atleta da seleção brasileira de judô para cegos, formada em educação física, atualmente atriz, acrobata e trapezista, artisticamente conhecida como Analú Faria. Apresenta uma palestra show, onde Ana acompanhada pelo seu parceiro de picadeiro, o artista circense Elder Oliveira que já atuou em circos internacionais como Cirque Du Soleil onde os dois irão conversar, brincar e se desafiarem com o público, que em 120 minutos onde mostram suas trajetórias artísticas cruzadas na lona carioca de um circo. Esta palestra show vem com o objetivo de sensibilizar as pessoas através do frescor da apresentação de uma arte milenar que lida com risco, emoções e confiança; todas essas palavras que alimentam os sonhos de qualquer pessoa. Quando foi a ultima vez em que você se arriscou? Quando foi a ultima vez que você se emocionou? Quando foi que você se entregou para vencer seus maiores desafios? Quais são seus limites? Analú e Elder irão apresentar através de uma narrativa lúdica uma palestra para se divertir, emocionar e descobrir que: Se existirmos, é para simplesmente sermos felizes.

YO SOY AMÉRICO
Américo é um vendedor de café cheio de ternura, que em seu carro ambulante leva histórias e muitos objetos cotidianos transformados em elementos acrobáticos. Em um universo de sabores e ritmos latinos, Américo oferece ao público um delicioso café. Como ele irá prepará-lo?

O espetáculo integra palhaçaria e comédia física, com recursos de parada de mãos, dança, acrobacias de solo e aéreas, em uma proposta cênica autêntica e ao mesmo tempo popular.

CONCERTO EM RI-MAIOR
O espetáculo “Concerto em Ri Maior” une circo e música de forma envolvente, criando uma experiência única e cheia de interação com a plateia. Focado em toda a família, a Cia dos Palhaços oferece o melhor do entretenimento e da diversão no palco.

Com 20 anos de história, “Concerto em Ri Maior” tem percorrido os mais prestigiados festivais de circo e teatro no Brasil e no exterior, incluindo o renomado Festival de Comédia Musical “O Gesto Orelhudo”, em Portugal e o Palco Giratório Sesc no Brasil.

CIRANDÁ
A vida dança em círculos, como uma ciranda que não cessa. No picadeiro redondo, somos o movimento perpétuo, a roda que gira e convida a todos para entrar, sentir, e se deixar levar pela sinfonia da vida, arte e tradição. Aqui, a gira se revela em danças que entrelaçam culturas populares, celebram diversidades e tecem a alegria em cores vivas. Um convite para mergulhar na magia do que acontece quando damos as mãos em roda e nos olhamos nos olhos em dança. Vem cirandá!

KAZANKI
Kazanki é uma expressão utilizada pelo artista que pode ser interpretada pelo público de diferentes maneiras: num momento pode ser o mundo mágico onde transcorre a cena; noutro as palavras mágicas no encantamento da fantasia, das aparições e transformações do espectáculo. Kazanki é o espetáculo de mágica cômica e malabarismo de Julian Granito, e pode ser apresentado em espaços diversos!

CORTEJO ENCANTADAS
Cortejo ENCANTADAS é um espetáculo vibrante que reúne música, teatro, circo e performance para celebrar a força e a criatividade das mulheres nas artes. Com um repertório formado exclusivamente por composições femininas, o cortejo transforma as ruas em um grande palco a céu aberto, promovendo interação, alegria e reflexão sobre a representatividade feminina. Com direção de Raquel Theo, o espetáculo conta com a participação de musicistas, palhaças, pernas-de-pau, malabaristas, atrizes e cantoras, encantando e envolvendo o público em uma experiência sensorial e estética inesquecível. O cortejo traz no repertório obras de Katia Preta, uma das primeiras trombonistas de vara do Brasil, reforçando o protagonismo das mulheres na música e na cultura popular. O cortejo percorre espaços urbanos vinculados às unidades do Sesc Rio, levando arte para todos, despertando emoções e ressignificando o espaço público como um local de encontro e pertencimento. Uma celebração cheia de cor, som e movimento, que inspira e transforma cada espectador.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e     fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Sesc RJ celebra o Dia das Crianças com mais de 200 atividades em 18 unidades do estado

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Sesc RJ e Sebrae RJ lançam trilha formativa “Mulheres que Transformam” em Duque de Caxias

Veja mais

4º Congresso Sesc de Políticas Inclusivas marca os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão

Veja mais

Sesc RJ ampliará sua rede hoteleira com unidade em Paraty

Veja mais