Bate-papo online - masculinidade tóxica
Crédito: Bate-papo online - masculinidade tóxica

Rodas de Conversa online trazem discussões sobre relacionamentos, juventudes e outros temas na quarentena

Entre os assuntos abordados estão masculinidade tóxica, relacionamentos abusivos e saúde mental. 

Quem disse que não dá para trocar boas ideias e reflexões em tempos de isolamento social? Aqui no Sesc RJ, muitos projetos tiveram seus encontros transferidos para o meio digital, através de aplicativos para reuniões online. E a grande conquista é que esses encontros têm sido muito produtivos! Tudo começou com o Café Virtual do Trabalho Social com Idosos (TSI), e não demorou a chegar também aos projetos Sesc+ Sustentabilidade e Sesc+ Juventudes.

No último dia 15 de abril, o primeiro encontro do Sesc+ Juventudes foi sobre Masculinidade Tóxica, reunindo mais de 60 pessoas online num bate-papo com mais de duas horas, em que foram abordados também outros assuntos, como machismo, racismo e violência doméstica.  “Nós, homens, precisamos abrir mão de alguns privilégios para construir um mundo equitativo. Agradeço à equipe do Sesc e espero que essa conversa tenha ajudado a construir outros caminhos possíveis, outras narrativas, porque não existe uma verdade só”, disse Ramiro Gonzalez, participante convidado para a primeira roda de conversa.

Um novo encontro já foi marcado para o dia 29 de abril, com o tema “Relacionamento Abusivo. Mas, a agenda não para por aí: tem encontros marcados com temas diversos como Trampos do Futuro, Saúde Mental na Juventude, Produção de Conteúdo para Internet, Padrões de beleza e muito mais, até o dia 7 de julho.

O Sesc+ Sustentabilidade realizou seu primeiro encontro, com a participação de 16 pessoas, no dia 16 de abril, com o tema “Perspectivas e Desafios Ambientais frente ao cenário atual Covid-19”, organizado pela equipe do Sesc Tijuca. E o Sesc Madureira também organizou um encontro com o tema “Sustentabilidade Remota, o desafio da distância”. Foi um sucesso!

“É uma grande oportunidade de conversamos sobre o panorama e ganhos que estamos vendo do lado ambiental da sustentabilidade. Ao mesmo tempo, discutimos como os pilares econômico e social estão precisando ser rediscutidos, além de conversar sobre os desafios do futuro”, disse Nathállia Miranda, analista de Sustentabilidade do Sesc RJ.

Muita gente tem sentido falta de reencontrar amigos, conhecer novas pessoas e bater um bom papo. Por isso, o Trabalho Social com Idosos também tem mantido sua agenda de cursos online e organizado cafés virtuais, nos quais muitos integrantes aproveitam para quebrar barreiras com a tecnologia e manter contato com os integrantes do projeto, que costuma ter encontros presenciais nas unidades.

São novos tempos, que exigem novas configurações. Para juntar-se aos nossos encontros e saber mais sobre os próximos, basta enviar e-mail para Sesc+ Sustentabilidade, no e-mail nathalliamiranda@sescrio.org.br  e para o Sesc+ Juventudes com a patricia.dias@sescrio.org.br.

Calendário de Rodas de Conversa On-line:

  • 29/04 – Sesc+ Juventudes – Tema: Relacionamento Abusivo
  • 07/05 – Sesc+ Sustentabilidade – Desafios da Gestão de Resíduos e Reciclagem – Org.: Sesc Tijuca
  • 13/05 – Sesc+ Juventudes – Tema: Trampos do Futuro
  • 27/05 – Sesc+ Juventudes – #RedeTMJ – Tema: Saúde Mental da Juventude
  • 10/06 – Sesc+ Juventudes – Produção de Conteúdo para Internet e Marketing Digital
  • 24/06 – Sesc+ Juventudes – Padrões de beleza, bullying e debate antigordofobia
  • 07/07 – Sesc+ Juventudes – Os Avanços e desafios enfrentados pelas mulheres negras.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais