
Picadeiro Móvel chega a São João de Meriti em sua 10° edição
Projeto itinerante do Sesc RJ reúne artistas do Brasil e do exterior em uma grande celebração do circo contemporâneo e tradicional. Entradas são gratuitas.
Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, o município de São João de Meriti recebe a décima edição do Picadeiro Móvel, um dos principais projetos dedicados à linguagem do circo no estado do Rio de Janeiro. A programação gratuita acontece em dois espaços: a abertura será realizada no Sesc São João de Meriti, e a tradicional maratona circense ocupará o espaço público em frente ao Centro Cultural Meritiense (Rua Panamense – Jardim Meriti), transformando a rua em um grande picadeiro a céu aberto.
Consolidado como o maior projeto de circo do Sesc RJ, o Picadeiro Móvel tem se destacado ao longo de nove edições por oferecer ao público um panorama da produção circense contemporânea, ao mesmo tempo em que preserva e valoriza o legado do circo tradicional. Itinerante, o projeto marca o fortalecimento das práticas circenses, reunindo artistas de todas as regiões do Brasil e do exterior em uma grande celebração que combina espetáculos, intervenções, atividades formativas e rodada de negócios, tudo com entrada gratuita.
A abertura, no Sesc São João de Meriti, terá a apresentação “Teco-Teco”, do Circo Dux, em que dois palhaços conduzem uma divertida história sobre amizade e aprendizado. Já a maratona circense, que ocupará o espaço público em frente ao Centro Cultural Meritiense, terá espetáculos que exploram as mais variadas habilidades do universo do circo, como palhaçaria, acrobacias, equilibrismo, mágica e malabarismo. O público poderá conferir espetáculos como “Inventando Moda”, da companhia Boca do Lixo, que faz um passeio poético e bem-humorado pelas tradições culturais do Brasil, além de números de artistas e trupes que misturam música, humor e virtuosismo, como em “Esplendoroso Circo”, “A Risita”, “Giros” e “Arrepiano”, entre outros.
Além das apresentações, o evento promove ações formativas e um encontro entre artistas e curadores de circo do Sesc de diversos estados brasileiros, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio e discutir políticas institucionais voltadas ao fomento da linguagem circense.
Ao longo de dez edições, o Picadeiro Móvel reafirma o compromisso do Sesc RJ com o fomento à cultura, a valorização dos artistas e a difusão das artes circenses, garantindo ao público de todas as idades uma experiência de encantamento, riso e celebração da diversidade do circo brasileiro.
Confira mais detalhes em sescrio.org.br/picadeiromovel.
SERVIÇO:
PICADEIRO MÓVEL 2025
Data: 24, 25 e 26 de outubro
PROGRAMAÇÃO
24 DE OUTUBRO – ABERTURA
Sexta, às 19h
Sesc São João de Meriti
Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti
19H | TECO-TECO
O Circo Dux convida o público a adentrar no fascinante universo da companhia “Teco Teco, Soluções Aéreas e Terrenas”. Esta singular empresa é gerenciada por dois palhaços distintos – um sábio arquivista e um efervescente entregador. À medida que suas trajetórias se entrelaçam, eles desvendam uma relação de aprendizado mútuo que transcende o tempo. Classificação Livre.
25 DE OUTUBRO
Sábado, das 10h às 17h
Em frente ao Centro Cultural Meritiense
Rua panamense – Jardim Meriti
INVENTANDO MODA
O espetáculo “Inventando Moda” conduz o público por uma jornada vibrante e emocionante pelas tradições culturais do Brasil, narrada por três palhaços: Siriema, Mutamba e Marelo. Fruto de 17 anos de pesquisa sobre a cultura popular, a peça explora com leveza e humor a diversidade das manifestações artísticas culturais do nosso Brasil, celebrando os 17 anos da companhia Boca do Lixo. Entre risos e encantamentos, os palhaços revelam as belezas e os desafios de uma vida dedicada à arte e à tradição, conectando o público com a essência viva da cultura brasileira. Classificação Livre.
O ESPLENDOROSO MEIO-CIRCO
É dada a hora, lá vem chegando! Corre com as crianças, vem o vovô também!
Eis aqui o Esplendoroso Meio-Circo composto de artistas e músicos “internacionáveis”. Tem bolinhas ao alto, monociclo, bolhas, boomerangues e bambolês. Temos risos soltos, corpos vibrantes e músicas contagiantes. É chegada a hora deste maravilhoso encontro. Vem, vamos, o Furdunço chegou! Classificação Livre.
GIROS
Um encontro entre corpo, espaço e movimento. Piões dançam em círculos, desenhando espirais invisíveis que revelam a poesia do tempo em rotação. O encontro com o público proporciona brincadeiras de giros, risos e pausas. A intervenção transforma o gesto simples de rodar em um convite ao olhar atento, à escuta do instante e à celebração do jogo compartilhado. Classificação Livre.
A RISITA
Rupi e Pitchula chegam para apresentar um espetáculo de circo completo, com música, malabares, equilibrismo e muita palhaçada. Juntos, trazem ao centro do picadeiro um grande espetáculo. De alta comunicação com o público do início ao fim da cena, do discurso ao riso, mostrando que palhaçada é coisa séria! Classificação Livre.
ARREPIANO
O palhaço Fornalha está na plateia, ansioso para o início do grande concerto, mas o maestro não aparece. Impaciente, ele sobe ao palco, veste a roupa do maestro e, com muito improviso e trapalhadas, transforma os instrumentos esquecidos em sua orquestra particular. Mas quem disse que só instrumentos tradicionais fazem música? Com taças de vinho, bomba de encher pneu, sinos, serrote e um piano de garrafas, Fornalha explora os sons do mundo, provando que a música ultrapassa os instrumentos convencionais. Afinal, como um quadro sem moldura ou uma paisagem sonora sem limites, a música está em todo lugar — basta escutar com atenção. Entre clássicos imortais, ritmos da América do Sul e grandes composições brasileiras, Fornalha conduz um espetáculo de palhaço excêntrico musical, divertido e surpreendente, onde o caos vira harmonia e tudo pode se transformar em música. Classificação Livre.
CHAFURDO
Em Ch@furdo, três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira. Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa é o que proporciona os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica e outras surpresas. Um espetáculo livre para todos os públicos. Classificação Livre.
TUDO JUNTO E MISTURADO
Genisvalda, assim como João Grilo e tantos outros do nosso imaginário popular, vive a encantar com sua forma de ser, de viver e de se divertir. Até que, um dia, se depara com uma trupe que, por meio de sua arte, encanta e se deixa encantar por onde passa. E, como em um maravilhoso baião de dois, traz a possibilidade de uma boa mistura. Classificação Livre.
BIGODE DO LEÔNCIO
Um navio pirata invade a cena trazendo músicos e artistas de rua que transformam instrumentos e aparelhos circenses em armas de festa. Entre acrobacias, pernas de pau, malabares e canções que atravessam mares e culturas, surge uma tripulação indomável que convida o público a embarcar numa viagem de risco, riso e encantamento. No final, palco e plateia se dissolvem em cortejo para fora da lona.
26 DE OUTUBRO
Domingo, das 10h às 17h
Em frente ao Centro Cultural Meritiense
Rua panamense – Jardim Meriti
CABARÉ CATAPPUM
O Cabaré Catappum, convida artistas da comicidade, pretos e pretas para celebrar com o público, seus números de diferentes estilos cômicos, ritmos e ancestralidades, formando uma grande pororoca do riso no centro do picadeiro.
AS CHARLATONAS
Duas palhaças vendem suas invenções e produtos miraculosos na rua. Apesar de parceiras, suas visões de mundo são bem distintas: uma quer ganhar dinheiro a todo custo enquanto a outra coloca a ciência acima de tudo. Junto ao público, descobrirão a esperada cura para todos os males do mundo e a importância de muitas mulheres para o desenvolvimento da humanidade. Elas são As Charlatonas!
CIRCO SEM LIMITES – ANALU FARIAS E ELDER OLIVEIRA
Ana Luiza Nonato de Faria foi atleta da seleção brasileira de judô para cegos, formada em educação física, atualmente atriz, acrobata e trapezista, artisticamente conhecida como Analú Faria. Apresenta uma palestra show, onde Ana acompanhada pelo seu parceiro de picadeiro, o artista circense Elder Oliveira que já atuou em circos internacionais como Cirque Du Soleil onde os dois irão conversar, brincar e se desafiarem com o público, que em 120 minutos onde mostram suas trajetórias artísticas cruzadas na lona carioca de um circo. Esta palestra show vem com o objetivo de sensibilizar as pessoas através do frescor da apresentação de uma arte milenar que lida com risco, emoções e confiança; todas essas palavras que alimentam os sonhos de qualquer pessoa. Quando foi a ultima vez em que você se arriscou? Quando foi a ultima vez que você se emocionou? Quando foi que você se entregou para vencer seus maiores desafios? Quais são seus limites? Analú e Elder irão apresentar através de uma narrativa lúdica uma palestra para se divertir, emocionar e descobrir que: Se existirmos, é para simplesmente sermos felizes.
YO SOY AMÉRICO
Américo é um vendedor de café cheio de ternura, que em seu carro ambulante leva histórias e muitos objetos cotidianos transformados em elementos acrobáticos. Em um universo de sabores e ritmos latinos, Américo oferece ao público um delicioso café. Como ele irá prepará-lo?
O espetáculo integra palhaçaria e comédia física, com recursos de parada de mãos, dança, acrobacias de solo e aéreas, em uma proposta cênica autêntica e ao mesmo tempo popular.
CONCERTO EM RI-MAIOR
O espetáculo “Concerto em Ri Maior” une circo e música de forma envolvente, criando uma experiência única e cheia de interação com a plateia. Focado em toda a família, a Cia dos Palhaços oferece o melhor do entretenimento e da diversão no palco.
Com 20 anos de história, “Concerto em Ri Maior” tem percorrido os mais prestigiados festivais de circo e teatro no Brasil e no exterior, incluindo o renomado Festival de Comédia Musical “O Gesto Orelhudo”, em Portugal e o Palco Giratório Sesc no Brasil.
CIRANDÁ
A vida dança em círculos, como uma ciranda que não cessa. No picadeiro redondo, somos o movimento perpétuo, a roda que gira e convida a todos para entrar, sentir, e se deixar levar pela sinfonia da vida, arte e tradição. Aqui, a gira se revela em danças que entrelaçam culturas populares, celebram diversidades e tecem a alegria em cores vivas. Um convite para mergulhar na magia do que acontece quando damos as mãos em roda e nos olhamos nos olhos em dança. Vem cirandá!
KAZANKI
Kazanki é uma expressão utilizada pelo artista que pode ser interpretada pelo público de diferentes maneiras: num momento pode ser o mundo mágico onde transcorre a cena; noutro as palavras mágicas no encantamento da fantasia, das aparições e transformações do espectáculo. Kazanki é o espetáculo de mágica cômica e malabarismo de Julian Granito, e pode ser apresentado em espaços diversos!
CORTEJO ENCANTADAS
Cortejo ENCANTADAS é um espetáculo vibrante que reúne música, teatro, circo e performance para celebrar a força e a criatividade das mulheres nas artes. Com um repertório formado exclusivamente por composições femininas, o cortejo transforma as ruas em um grande palco a céu aberto, promovendo interação, alegria e reflexão sobre a representatividade feminina. Com direção de Raquel Theo, o espetáculo conta com a participação de musicistas, palhaças, pernas-de-pau, malabaristas, atrizes e cantoras, encantando e envolvendo o público em uma experiência sensorial e estética inesquecível. O cortejo traz no repertório obras de Katia Preta, uma das primeiras trombonistas de vara do Brasil, reforçando o protagonismo das mulheres na música e na cultura popular. O cortejo percorre espaços urbanos vinculados às unidades do Sesc Rio, levando arte para todos, despertando emoções e ressignificando o espaço público como um local de encontro e pertencimento. Uma celebração cheia de cor, som e movimento, que inspira e transforma cada espectador.
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.