negro

Neabi: Sesc RJ cria núcleo de estudos e amplia ações para educação antirracista

Iniciativa sediada em Madureira vai promover grupos de estudo, cursos e oficinas, rodas de conversa e palestras, seminários e atividades complementares ao longo do ano.

O Sesc RJ criou um Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) para contribuir com a produção de conhecimento e a valorização da história, das culturas e das identidades desses grupos no estado. Essa é mais uma iniciativa do projeto Consciências, por meio do qual a instituição realiza diversas ações, dentro e fora das suas unidades, para a educação antirracista.

O lançamento do núcleo vai acontecer no próximo dia 1º de outubro, às 14h, no Sesc Madureira II – Shopping dos Peixinhos, Zona Norte do Rio, onde o núcleo estará sediado. O evento de abertura contará com uma roda de conversa sobre a relevância política e social dos Neabis em instituições do país, com a participação do professor Dr. Roberto Borges, membro da AINALC e da CLACSO, e de Danielle Anatólio, atriz, mestra em artes cênicas e pesquisadora de Performances Negras Femininas.

O público poderá assistir também a apresentação do experimento de dança negra “Ngoni”, sobre a sensibilidade feminina, a partir de arquétipos da cultura africana. A performance carrega a musicalidade das harpas africanas e convidará o público a mergulhar em suas emoções e histórias.

O que é um Neabi?
Os Neabis fazem parte de um conjunto de políticas afirmativas, relacionadas ao cumprimento de leis brasileiras (10.639/2003 e 11.645/2008) que tornaram obrigatório o ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena nas escolas de todo o país.

São núcleos existentes em diversas instituições acadêmicas do país, cujo objetivo é fomentar a formação, a produção de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para a valorização da história, das identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários para a superação de diferentes formas de discriminação étnico-racial.

O Sesc RJ é o primeiro Sesc do país a criar um núcleo com essa finalidade. Na instituição, a iniciativa vai promover grupos de estudo, cursos e oficinas, rodas de conversa e palestras, seminários, publicações e outras atividades complementares. Confira a programação de rodas de conversas previstas para este ano abaixo.

SERVIÇO:
Neabi Sesc RJ – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena
Local:
Sesc Madureira II – Shopping dos Peixinhos
Endereço: Avenida Ministro Edgard Romero, 81, Madureira – Rio (4º andar)
Programação gratuita
Classificação: 16 anos

PROGRAMAÇÃO 2025 – Neabi Sesc RJ
01/10, às 14h | Roda de conversa: Fundação e lançamento do Neabi Sesc RJ
Roberto Borges – professor doutor e membro da AINALC e do CLACSO.
Danielle Anatólio – atriz, mestra em Artes Cênicas e pesquisadora de Performances Negras Femininas, idealizadora do CORPAS.
Mediação: Roberto Borges

22/10, às 14h | Roda de conversa: Saúde mental e população negra
Carolina Michaella Borges Torelli – psicóloga e mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet-RJ.
Wilson Lima – psicólogo e pesquisador, mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet-RJ.
Mediação: Roberto Borges

05/11, às 14h | Roda de conversa: As comissões de heteroidentificação e os Neabis: reflexões necessárias
Renan Moutinho – professor e pós-doutor pela Uerj.
Mariana Brito – presidente do Fórum de Neabis do Cefet-RJ e doutora em Geografia pela UFRJ.
Mediação: Roberto Borges

19/11, às 14h | Roda de conversa: Amor, afeto e relações raciais
Roberto Borges – professor doutor e membro da AINALC e do CLACSO.
Carlos Matheus – ator e comunicador, integrante do projeto cultural Paulo da Portela.
Mediação: Roberto Borges

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Segundo dia do IV Seminário de Mediação Cultural do Sesc RJ tem debate sobre papel das instituições e das políticas públicas na mediação

Veja mais

“Riscar o Chão”: Centro Cultural PGE-RJ recebe exposição que aborda, em linhas e traços, o corpo em movimento

Veja mais

Sesc RJ celebra o mês da Consciência Negra com programação em unidades do estado

Veja mais

A memória e suas dimensões pessoal e social dão o tom do IV Seminário Internacional de Mediação Cultural do Sesc-RJ

Veja mais