CLD_0871-2 Cultura
Natal-Sesc-Quitandinha-Fotos-Erbs-Jr.---995
Crédito: Erbs Jr
Natal-Sesc-Quitandinha-Fotos-Erbs-Jr.---451
Crédito: Erbs Jr
DSC_1759 Jazz Sesc
20181109_luciano_belford_01401
Crédito: Luciano Belford
IMG_5369 Cultura Flip
  • Anterior
  • Próximo

Cultura

O Sesc RJ entende que a Cultura é um importante instrumento de transformação do indivíduo e da sociedade. Ao estimular a produção e difusão artística e ao promover a articulação entre produtores e consumidores de bens culturais, proporcionamos novas formas de agir e de pensar, que possibilitam ao público a construção de uma nova visão de mundo. Democratizamos o acesso dos cidadãos, entrelaçando entretenimento e diversão com Educação, em atividades como shows, peças, exposições, cinema, ações de Literatura e muito mais.

O Programa Cultura atua para ampliar o repertório simbólico dos sujeitos a partir dos seus contextos socioculturais, promovendo o diálogo permanente entre os atores desse processo e priorizando sempre a formação, a experimentação, a circulação, o encontro e a troca entre diferentes saberes, modos de sentir, fazer e viver.

Sua ação transformadora oferece espaços para a apreensão e a apropriação de códigos de leitura de mundo, possibilitando a construção e o fortalecimento da autonomia dos sujeitos. Seja nas apresentações artísticas, na participação em cursos ou oficinas, no exercício da leitura propriamente dita; o caráter formativo da experiência artística está presente em todas as vivências oferecidas.

OUTROS PROJETOS
Além dos projetos estratégicos, o Sesc RJ desenvolve outras ações de promoção da Cultura. São eles:

Programações Sistemáticas – Cultura
Inclui toda a programação das atividades de rotina das modalidades Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Literatura e Biblioteca para apresentações artísticas ao longo do ano. Não estão incluídas aqui as atividades ligadas a projetos com início e fim determinado, que possuam objetivos estratégicos específicos.

Identidade Brasilis
O projeto Identidade Brasilis se constitui sob a égide de uma ação afirmativa e formativa por meio da produção artístico cultural de pessoas negras e indígenas e pessoas não negras e não indígenas. Tem seu propósito centrado na produção de ações, com foco na mediação de saberes e conhecimentos desses dois grupos étnicos.

CineSesc
O CineSesc é um projeto estrutural para a área de Audiovisual que consiste na aquisição anual de direitos de exibição pública de filmes de longa-metragem junto às distribuidoras brasileiras independentes do mercado, com a finalidade de garantir que as Unidades participantes consigam desenvolver uma grade de programação sistemática e regular, garantindo as atividades da linguagem ao longo de todo o ano.

Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo
O Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo integra grupos e companhias profissionais, com espetáculos que transitam do clássico ao contemporâneo e companhias amadoras que vêm de várias regiões do Brasil exposição, vídeos, oficinas e cursos. Projeto mais longevo do programa Cultura, é realizado há 30 anos na cidade, e seu evento abriga aproximadamente 200 bailarinos.

Núcleo de Formação em Expressões Artísticas
O projeto cria um espaço de aprofundamento e pesquisa em campos específicos de cada linguagem, bem como em seus hibridismos. A oferta é realizada presencialmente, com núcleos dedicados em unidades do Sesc RJ, bem como em modelo online, com ênfase para as discussões sobre a transversalidade na criação artística. Os Núcleos preveem cursos de duração anual, módulos de oficinas, palestras e debates, com a culminância dos diferentes processos de aprendizagem.

Rio de Madureira
O projeto Rio de Madureira irá abordar os aspectos socioculturais do tradicional bairro de Madureira, caracterizado pela efervescência cultural e comercial, procurando resgatar a memória local e discutir as transformações ocorridas com o passar do tempo, tendo como foco conhecer e discutir a produção artística local a partir de mapeamento do campo da arte da cidade, debatendo possíveis estratégias para seu agenciamento.

Mostra Sesc de Cinema
A Mostra Sesc de Cinema se insere no circuito de festivais de Cinema com a principal característica de incentivar a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que discorram em seus projetos sobre temas ligados a pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores que dialoguem com as realidades brasileiras e o público.

Clique aqui e acesse a página da Mostra Sesc de Cinema.

Lab+: Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes
O LAB+ – Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes, é um Projeto com perfil de ação educativa, com foco no trabalho com juventudes e utiliza as tecnologias das áreas que compõem o Programa Cultura, como prática social para o desenvolvimento humano. O Projeto tem abrangência Nacional, com a realização anual de Fóruns Regional e Nacional com destaque para o protagonismo dos Jovens em todo o processo e realização.

Carnaval Sesc RJ
O evento oferece uma programação cultural diversificada para o mês do Carnaval. Além da agenda cultural, o projeto conta com programação de outras áreas da Instituição, tais como Assistência, Educação, Lazer e Saúde.

Rede de Bibliotecas Sesc Rio
A Rede de Bibliotecas Sesc Rio contribui para ampliar e consolidar o papel do livro, da leitura e da literatura na formação sociocultural dos trabalhadores de bens e serviços, suas famílias e o público em geral, com espaços preparados para leitores de todas as idades, serviços gratuitos, ações de promoção à leitura e acesso à informação em diferentes Unidades no Estado do Rio de Janeiro, além dos serviços de extensão: BiblioSesc, Pontos de Leitura, Biblioteca em Movimento e Leitura de Bordo.

Arte Sesc – Circulação de Exposições de Artes Visuais
Circulação nacional de obras de arte brasileira contemporânea, dividida em diferentes recortes expositivos, acompanhados de cadernos educativos e catálogos, para o desenvolvimento de programações em arte-educação que atendam diferentes públicos: professores, estudantes, artistas e comerciários/comunidade.

Projetos de Oportunidade
Projeto destinado para abrigar ações estratégicas e de oportunidade e que tenham afinidade com a missão e valores do programa Cultura.

Itinerância Acervo Sesc
Projeto visa itinerar o acervo de obras de arte do Sesc RJ, a partir do recorte curatorial dessas obras, realizando exposições e outras atividades, para a valorização acervo da Instituição, e em prol da preservação do patrimônio cultural.

Palco Giratório
O Palco Giratório, reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998.

Sonora Brasil
O Sonora Brasil é um projeto temático que tem como objetivo apresentar expressões musicais diversas e identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. O projeto tem abrangência nacional e periodicidade de dois anos, e se realiza em circuitos musicais com cinco grupos artísticos que passam pelas cinco regiões do Brasil. A Curadoria é da Rede Nacional de Música com coordenação da área de Música do Departamento Nacional.

Atividades Formativas – Cultura
Programação das Unidades Sesc RJ voltada para as atividades de desenvolvimento artístico-cultural, nas linguagens artísticas Artes Cênicas (em teatro, dança e circo), Audiovisual, Artes Visuais, Literatura, Biblioteca e Música.

Centro Cultural Sesc Quitandinha
Espaço dedicado essencialmente à promoção da cultura, dedicando sua programação exclusivamente à arte em todas as suas linguagens e formas de expressão.

Clique aqui e acesse a página do Centro Cultural Sesc Quitandinha.

Prêmio Sesc de Literatura
O projeto consiste num concurso de âmbito nacional voltado para autores inéditos, nas categorias Conto e Romance, cujo prêmio é a publicação e distribuição da obra pela Record, uma das editoras mais conceituadas do país. Devido à abrangência do Sesc, escritores potenciais de várias localidades podem participar do concurso. Trata-se de uma iniciativa pioneira no cenário literário brasileiro, buscando acima de tudo identificar e promover obras literárias de qualidade.

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras
É um projeto atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentação que privilegia uma oralidade, pretende-se que várias possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é também um circuito voltado para uma reflexão e uma criação literária.

Centro de Memória Sesc
Espaço para ações do campo da cultura, educação, lazer, saúde e assistência realizadas pela Instituição e seu compromisso com a preservação e divulgação da memória deste patrimônio.

Territórios de Memória e Patrimônio
O projeto Territórios de Memória e Patrimônio caracteriza-se como uma grade programática de ações na área de Memória Social e Patrimônio Cultural, constituída a partir dos eixos metodológicos do Marco Referencial da área, para ser executada pelos DDRR em suas Unidades Operacionais, com vistas a apoiá-los em suas realizações sistemáticas.

DN – Sesc Mediações Arte Educação
Este projeto trata da composição de ações de mediação cultural em arte-educação, orientadas pelo Marco Referencial de Arte-Educação (2021) e em diálogo com as áreas que compõem o Programa Cultura (artes visuais, audiovisual, artes cênicas, música, biblioteca, patrimônio e literatura). O projeto dinamiza a realização de fóruns digitais diálogos sobre questões do campo da arte-educação, produção de materiais educativos-culturais e processos de relação.

Prêmio Sesc de Artes Cênicas
O projeto que aconteceu pela primeira vez em 2022, tem como objetivo selecionar espetáculos inéditos que receberão recursos para apoiar suas montagens. Artistas, produtores e coletivos de teatro, dança e circo poderão participar com seus projetos em três categorias de acordo com a complexidade de cada espetáculo.

Nossos destaques

circuito sesc de dança de salão

Circuito Sesc de Dança de Salão

Veja mais
Mostras Regionais de Artes Cênicas - Mostra Sesc Artes Cênicas - Cultura

Mostras Regionais de Artes Cênicas

Veja mais
Segundo dia de Seminário de Mediação Cultural debate futuro dos museus e internacionalização

Seminário Internacional de Mediação Cultural

Veja mais