Picadeiro Móvel
Crédito: Naty Torres

Picadeiro Móvel

O projeto Picadeiro Móvel é a maior realização da linguagem de circo promovida pelo Sesc RJ, que propõe a apresentação de um panorama da produção circense, através de apresentações artísticas, processos formativos e encontro entre profissionais. Reunindo artistas de todas as regiões do Brasil e exterior, mesclando experiências dos circos clássico e contemporâneo, o projeto acontece de forma itinerante, sendo realizado a cada edição em um ponto diferente do estado do Rio de Janeiro.

O circo constitui uma expressão fundamental na formação cultural brasileira. Esta afirmativa pode ser atestada pelo último levantamento realizado pela Pesquisa de Públicos de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

Do universo das atividades culturais, o circo se destaca em alguns aspectos nesta pesquisa. A linguagem é citada por 72% dos entrevistados como a única atividade cultural a qual tiveram acesso e por 29% deste mesmo público como a primeira memória de atividade cultural que tiveram contato (ainda na infância ou mais tarde), além de ser reconhecida como a linguagem artística que desperta o maior interesse do público.

No entanto, historicamente, o circo é a linguagem que recebe menos recursos públicos, bem como a que menos tem espaço em ações de imprensa. Especialmente nos últimos anos, os circos de tradição têm sofrido com a falta de políticas públicas específicas que contribuam na desburocratização do processo de documentação e instalação das lonas. Por outro lado, os artistas de vertente contemporânea, formados a partir das escolas de circo ou são absorvidos por grandes companhias internacionais ou migram para a arte de rua, por falta de oportunidades para escoamento da mão de obra especializada na linguagem. Em ambos os casos, os artistas circenses encontram um cenário de instabilidade financeira para manutenção de suas atividades e investimentos em novos trabalhos e pesquisas.

Nesse contexto, o Picadeiro Móvel surge como uma iniciativa de rentabilizar o trabalho desses artistas e tem como compromisso apresentar ao grande público a força criativa, a inventividade e a ousadia de artistas integrantes de grupos familiares de tradição e de companhias de circo contemporâneo do Brasil e do exterior, buscando impactar no desenvolvimento, fortalecimento e na renovação das artes circenses, além de proporcionar acesso gratuito a espetáculos e atividades formativas da linguagem. Através desse projeto, a gerência de cultura do Sesc RJ pretende reiterar o compromisso com a difusão e ampliação das ações de circo para a constante formação de novas plateias.

Objetivo

Através da realização do Picadeiro Móvel, o Sesc RJ tem como objetivo principal apresentar um panorama da produção circense, nacional e estrangeira, a fim de contribuir com a preservação, fomento e difusão dos trabalhos das famílias de tradição e de trupes de experimentações contemporâneas.

Como objetivos específicos, vale destacar a promoção da visibilidade dos artistas circenses da região que recebe o projeto, o fortalecimento da linguagem, a promoção de atividades formativas com o propósito de despertar ou aprofundar conhecimentos e técnicas de habilidades circenses, promover intercâmbio entre artistas e curadores e garantir a democratização de acesso, através do oferecimento de todas as atividades de forma gratuita.

Metodologia

O projeto se estabelece por meio de uma maratona circense com a realização de apresentações artísticas e ações formativas em espaços públicos. O projeto tem caráter itinerante, tal como os circos clássicos. Portanto, segue o modelo de possuir base de realização em cidades diferentes a cada edição.