
Palavra Líquida
O Palavra Líquida convida você a refletir sobre a nossa relação com a terra e os territórios afetivos que nos cercam.
Em 2024, o projeto vai explorar os bairros de Ramos e Tijuca, e o tema da edição é “terra e território”. Essas duas palavras têm muitos significados que ajudam a entender o mundo contemporâneo.
Há um provérbio tupinambá que se escreve como “Iandê Aupaba”. Traduzir isso é difícil, porque o sentido se torna mais profundo e variado: “somos a terra de origem”, “nós somos o território” ou “nós somos a terra”. Isso acontece porque “aupaba” significa “terra”, “lugar”, “pertencimento” e “território” ao mesmo tempo.
Como nos conta Nego Bispo, houve um tempo em que não “dizíamos ‘aquela terra é minha’ e, sim, ‘nós somos daquela terra’. Havia entre nós a compreensão de que a terra é viva e, uma vez que ela pode produzir, ela também precisa descansar”.
Pensar que pertencemos à terra, e não o contrário, é crucial não só para a ecologia no sentido geográfico, mas também para a ecologia das nossas práticas artísticas e culturais.
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Sobre o projeto
Palavra Líquida é uma das grandes iniciativas multilinguagem do Sesc RJ. É um projeto que começa com a literatura, mas se mistura e conversa com as artes cênicas, artes visuais, audiovisual e música.
O objetivo é explorar as várias formas de escrever e ler o mundo, criando uma plateia diversificada que se conecta com questões contemporâneas e com as diferentes maneiras de produzir e viver a literatura.
Desde o início, o projeto busca refletir sobre como as linguagens e as novas práticas textuais estão mudando nossa ideia de autoria, leitura e escrita, abordando temas relevantes da cultura brasileira.
Fique por dentro: Palavra Líquida: inscrições para Núcleo Formativo acontecem de 26/7 a 1/8
- Palavra Líquida 2022
Em 2022, o projeto “Palavra Líquida” realiza uma imersão na obra do cantor, compositor, escritor e dramaturgo Altay Veloso. Em sua 7ª edição, o projeto terá pela primeira vez como tema um artista vivo: cantor, compositor, escritor e dramaturgo nascido no território gonçalense, mas um cidadão do mundo por excelência. Aos 71 anos, mais de 50 deles dedicados às artes e à cultura, Altay é reconhecido pela sua vasta obra, multifacetada e multilinguagem desde sempre, cujas produções se ramificam não apenas na música, lugar primeiro de identificação de sua trajetória, mas também nas artes cênicas, no cinema e na literatura, o que demonstra a singularidade do seu projeto estético.
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>> Clique aqui para acessar às Atividades Normativas do Palavra Líquida 2022.Entre suas criações, talvez a mais importante e icônica seja o “Alabê”, esse personagem/persona que nasce no livro “Ogundana – O Alabê de Jerusalém”, publicado em 2004, matéria-prima para a criação da ópera Alabê de Jerusalém, encenada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2005, além de longa temporada no Canecão e outros palcos. O Alabê também virou espetáculo cênico, um monólogo encenado pelo próprio Altay Veloso, além de concerto musical. Com canções eternizadas nas vozes de Roberto Carlos, Alcione, Leny Andrade, e Jorge Vercillo, Altay é também um escritor e dramaturgo de grande importância. Seu trabalho como compositor de samba-enredo se faz presente nas escolas Viradouro, Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel.
O Alabê
Nas religiões de matrizes africanas, Alabê é um cargo hierárquico responsável pelo aguidavi (no sentido popular, as baquetas) e pelos atabaques. É o Alabê quem canta, toca, alimenta e preserva os instrumentos musicais sagrados das casas de umbanda, quimbanda, candomblé e batuque brasileiros. É ele quem se encarrega de iniciar o xirê (roda de santo, o culto em si), cantar e chamar os orixás, voduns e nkinses – como se denomina “os santos” nas nações de origem iorubá, jeje e angola-congo, respectivamente – do Òrun (céu) para o Àiyè (terra); é quem dá o tom e o ritmo das festas de terreiro, abrindo, assim, o caminho entre os seres humanos e o sagrado. Altay Veloso através de sua obra é o próprio caminho, é o próprio Alabê. É a cantiga e a reza que se balbucia na boca e executa a ligação entre o Òrun e o Àiyè. Através de suas criações, faz e refaz o caminho para chegarmos até as divindades e fazer a ligação com a ancestralidade.E nesses caminhos que traça em seus versos e notas musicais, podemos experimentar sensorialmente os ensinamentos da filosofia africana e compreender em arte o que ela nos ensina da terra materna. Um dos pontos mais fundamentais dessas tradições é o “Sankofa”, presente na ID visual, ideograma que apresenta um pássaro, que podemos ler como “retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”. Para isso, o projeto Palavra Líquida 2022 – Altay Veloso, um Alabê está dividido em três pontos consonantes:
Passado: aqui representado por toda a pesquisa e compreensão do artista sobre os elementos que o influenciaram para a construção de sua obra. Altay volta-se ao passado e a ensinamentos ancestrais para se alimentar e poder ressignificar isso através da sua produção.
Presente: a obra de Altay é viva, atual e pungente, traz em seus versos e ritmos questões urgentes e remanescentes que não podem deixar de ser tratadas com e na contemporaneidade.
Futuro: assim como Sankofa, que se volta ao passado para semear o futuro ou o ditado africano que diz “Exu matou um pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje”, Altay Veloso tem em seus versos e rimas um tratado com as futuras gerações e é na juventude artista que vamos buscar as referências de sua obra, com uma programação que interliga esses três pontos do espaço/tempo através da produção pungente das novas gerações que se alimentam da obra desse mestre.
Palavra Líquida – Edição 2022
Tema: Altay Veloso, um Alabê
Período Formativo (NEA): 20/08 a 26/11/2022
Realização do evento “Palavra Líquida 2022: 14/09 a 18/09/2022
Local: Sesc São Gonçalo>> Clique aqui e confira a programação do Palavra Líquida 2022.
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