5º Argumenta

Argumenta

O Argumenta é um programa de formação audiovisual do Sesc RJ que conta com masterclasses, palestras, oficinas, sessões de cinema, apresentações artísticas e, fundamentalmente, a realização de um laboratório de escrita cinematográfica destinado a roteiristas e seus projetos de argumentos de longa-metragem de ficção.

A realização do Argumenta democratiza o acesso aos conhecimentos da linguagem audiovisual, considerando que os cursos na área são escassos e, na maior parte das vezes, restritivos devido aos seus altos custos. Com o projeto ora apresentado, objetiva-se, portanto, a capacitação de novos agentes culturais de forma gratuita, qualificando propostas e contribuindo para que estas cheguem ao mercado em condições de serem absorvidas e produzidas, diversificando o mercado cinematográfico. Ao criar este espaço de convivência, que favorece a ampliação do universo artístico-cultural dos participantes, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de seus projetos, almeja-se contribuir para a expansão do entendimento dos códigos, técnicas e estruturas simbólicas inerentes ao audiovisual, propiciando uma qualificação dos projetos de forma a estimular a experimentação de seus elementos na construção de novas obras.

Objetivos

O Argumenta objetiva contribuir com o desenvolvimento da cadeia de produção audiovisual, oferecendo a consultoria de especialistas atuantes no mercado a autores iniciantes quanto às suas trajetórias como roteiristas. O projeto promove o intercâmbio de ideias e conhecimentos a respeito de técnicas de roteiro e dramaturgia, contribuindo para o desencadeamento de processos criativos e para a qualificação dos profissionais do setor.

Objetivos específicos:

  • Impulsionar e estimular o desenvolvimento da linguagem audiovisual nas Unidades do Sesc RJ;
  • Retomar o protagonismo do Sesc RJ em projetos de grande visibilidade no mercado cinematográfico;
  • Qualificar a produção de autores e roteiristas estreantes e/ou em início de carreira através de um laboratório que contará com a consultoria de expoentes do mercado cinematográfico;
  • Qualificar a produção cinematográfica, investindo na formação e no desenvolvimento da cadeia produtiva audiovisual.

Metodologia

O Argumenta tem idealização e realização do Sesc RJ e é destinado a roteiristas que tenham como proposta desenvolver um projeto original de longa-metragem de ficção, além de e público em geral com interesse em Cinema. O laboratório de escrita cinematográfica, parte estrutural desta ação, oferece ferramentas dramatúrgicas aos roteiristas, de forma a possibilitar o desenvolvimento de novos projetos audiovisuais por meio de dinâmicas individuais e coletivas que objetivam fomentar a reflexão do autor sobre a sua própria obra e colaborar para que o seu projeto tenha maiores chances de competir no mercado cinematográfico.

Clique aqui e acesse à página do projeto Argumenta.