Mostras Regionais de Artes Cênicas - Mostra Sesc Artes Cênicas - Cultura

Mostras Regionais de Artes Cênicas

Tem como características o desenvolvimento processual de propostas artísticas de companhias sediadas nas regiões atendidas, circulação de trabalhos e a troca de artistas em um fórum de debate entre artistas de diversas regiões do estado. A partir do encontro entre artistas locais e outros profissionais com trajetórias já estabelecidas, pretende-se produzir processos colaborativos orientados, com base nas células de trabalho previamente desenvolvidas pelos proponentes, que ganham novas visões.

O projeto qualifica, gera intercâmbio entre profissionais de diferentes regiões e dá visibilidade a artistas locais em suas próprias cidades de origem.

Objetivos

Incentivo às produções locais, o desenvolvimento técnico-cultural e manutenção de um fórum permanente sobre os aspectos artísticos e produtivos de diversas regiões do estado.

Promover a inserção na oferta cultural das cidades e visibilidade dos artistas locais, produzindo intercâmbio com profissionais com trajetória consolidada, potencializando as suas capacidades técnico-artísticas.

Metodologia

O projeto ocorre em três etapas:

  1. Fase processual: intercâmbio de companhia selecionada com profissional artista convidado, desenvolvendo um trabalho colaborativo de pesquisa técnica sobre os materiais propostos.
  2. Fase de mostra: apresentação pública e circulação dos espetáculos impulsionado pela prática formativa anterior em seis mostras, agrupadas pelas seguintes regiões: Mostra Zona Norte: Madureira, Ramos e Tijuca. Mostra Baixada: Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João de Meriti. Mostra Fluminense: São Gonçalo e Niterói. Mostra Serrana: Quitandinha, Teresópolis e Nova Friburgo. Mostra Entrerriense: Três Rios. Mostra Campista: Campos.
  3. Fase de debates: realização de fórum de debate sobre questões do setor produtivo de cada região, integrando artistas participantes e os demais de cada região.