Mostras Regionais de Artes Cênicas - Mostra Sesc Artes Cênicas - Cultura

Mostras Regionais de Artes Cênicas

Convocatória MOSTRA REGIONAL DE ARTES CÊNICAS 2025
A iniciativa destina-se a produzir processos colaborativos entre os artistas, grupos ou companhias selecionados, juntamente com profissionais convidados, articulando modos de criação e de produção, além de promover a circulação dos espetáculos nas dependências das unidades Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Centro Cultural Sesc Quitandinha, Duque de Caxias, Madureira, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Niterói, Ramos, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Tijuca e Três Rios.

Os artistas, grupos ou companhias selecionadas devem consentir em abrir o processo de um espetáculo de sua autoria já existente, para discutir, reelaborar, recriar e interagir com o artista convidado. O resultado deste encontro será apresentado no circuito.

>>Clique aqui para conferir os Editais e Convocatórias de Cultura do Sesc RJ <<

 

Conceito do projeto “Mostras Regionais de Artes Cênicas” do Sesc RJ
Tem como características o desenvolvimento processual de propostas artísticas de companhias sediadas nas regiões atendidas, circulação de trabalhos e a troca de artistas em um fórum de debate entre artistas de diversas regiões do estado. A partir do encontro entre artistas locais e outros profissionais com trajetórias já estabelecidas, pretende-se produzir processos colaborativos orientados, com base nas células de trabalho previamente desenvolvidas pelos proponentes, que ganham novas visões.

O projeto qualifica, gera intercâmbio entre profissionais de diferentes regiões e dá visibilidade a artistas locais em suas próprias cidades de origem.

Objetivos
Incentivo às produções locais, o desenvolvimento técnico-cultural e manutenção de um fórum permanente sobre os aspectos artísticos e produtivos de diversas regiões do estado.

Promover a inserção na oferta cultural das cidades e visibilidade dos artistas locais, produzindo intercâmbio com profissionais com trajetória consolidada, potencializando as suas capacidades técnico-artísticas.

Metodologia
O projeto ocorre em três etapas:

  1. Fase processual: intercâmbio de companhia selecionada com profissional artista convidado, desenvolvendo um trabalho colaborativo de pesquisa técnica sobre os materiais propostos.
  2. Fase de mostra: apresentação pública e circulação dos espetáculos impulsionado pela prática formativa anterior em seis mostras, agrupadas pelas seguintes regiões: Mostra Zona Norte: Madureira, Ramos e Tijuca. Mostra Baixada: Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João de Meriti. Mostra Fluminense: São Gonçalo e Niterói. Mostra Serrana: Quitandinha, Teresópolis e Nova Friburgo. Mostra Entrerriense: Três Rios. Mostra Campista: Campos.
  3. Fase de debates: realização de fórum de debate sobre questões do setor produtivo de cada região, integrando artistas participantes e os demais de cada região.