Crédito: Helio Melo

O Corpo Negro

O Projeto é a maior realização na linguagem da dança no Sesc RJ que tem atuação estratégica na área das Artes Cênicas, promovendo apresentações artísticas, debates, oficinas, palestras e encontros entre os profissionais do campo. O projeto é orientado exclusivamente para a difusão, promoção e protagonismo dos artistas negros da dança e reitera as suas inestimáveis contribuições para a cultura brasileira.

Movendo-se em direção à ampliação das representatividades e à participação cada vez maior dos artistas negros e negras do país, o projeto reitera o compromisso do Sesc RJ em articular a Cultura, a empregabilidade, o debate público, e a produção de espaços qualificados para o fortalecimento e protagonismo destes artistas no campo das Artes Cênicas.

Objetivos

  • Fomentar e difundir a produção de artistas negros na dança, perpassando por diferentes gêneros, práticas e abordagens estéticas, visando atuar na desconstrução de visões estereotipadas sobre os seus fazeres;
  • Fortalecer as discussões sobre o racismo estrutural e seus efeitos no cenário artístico e social;
  • Garantir a empregabilidade de artistas negros e difundir as suas obras e saberes de forma continuada;
  • Promover o desenvolvimento das competências nas áreas criativas da dança, aproximando profissionais, público em geral, professores e estudantes, com ênfase nas corporeidades diretamente vinculadas à negritude.

Metodologia

O Projeto propõe a realização de performances, espetáculos de dança, shows musicais e sessões de cinema. Além da programação nas Unidades Sesc RJ, o projeto propõe jornada acadêmica, atividades formativas, debates e encontros em locais públicos, escolas e espaços universitários.

Clique aqui e acesse à página do projeto O Corpo Negro.