
Seminário Internacional de Mediação Cultural Sesc RJ
O projeto se caracteriza por um ciclo de palestras, debates, apresentações artísticas e ações formativas realizadas ao longo de uma semana com o objetivo geral de colocar em discussão a mediação cultural e a arte educação no seu sentido mais amplo, abordando essas temáticas dentro do contexto das instituições, das iniciativas socioculturais e no campo da produção artística. Propõe reflexões sobre teorias e práticas artístico-pedagógicas que se colocam em diálogo permanente com os diferentes modos de fruição nas linguagens artísticas – artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura e música – abordando tendências híbridas presentes na arte contemporânea a partir de temáticas relevantes para a cultura brasileira.
O projeto reafirma o papel institucional de fomento às manifestações artísticas e culturais em um sentido ampliado, contribuindo em âmbito nacional, para a difusão de trabalhos e iniciativas de excelência no campo da arte e da educação no estado do Rio de Janeiro. A abordagem multidisciplinar e híbrida favorece os aspectos plurais da mediação cultural nos quais se manifestam e atuam nos processos de fruição em artes de forma estratégica. A arte-educação e a mediação cultural, assim, constituem-se enquanto alicerces fundamentais na intersecção da cultura com a educação dando suporte às diversas práticas como o aproveitamento, a experimentação e as iniciativas de formação nos campos das artes em geral. Em sua compreensão ampliada.
Clique aqui e confira toda a programação da 3ª edição do Seminário Internacional de Mediação Cultural Sesc RJ, que aconteceu nos dias 7 e 8/11/2024, junto ao II Seminário Nacional Sesc de Arte Educação. O tema da edição foi “Mediação cultural, território do possível: A mediação cultural como mecanismo para borrar fronteiras e compor novas formas de ver e viver o mundo através da arte.”
Objetivos
Através da realização do seminário, o Sesc RJ tem como objetivo principal apresentar um panorama de práticas, pesquisas e ações artístico-pedagógicas, no contexto nacional e estrangeiro, sobre a mediação cultural e a arte educação e suas relações com a sociedade. A fim de contribuir com o incentivo e difusão dos trabalhos realizados, além da compreensão da mediação enquanto campo de pesquisa e atuação no campo da Cultura, as propostas de atividades estão alinhadas com as experimentações e realizações contemporâneas.
É importante destacar a visibilidade de pesquisas e iniciativas de artistas instituições culturais e da sociedade civil na área. A promoção de atividades artístico-pedagógicas e formativas a fim de despertar ou aprofundar conhecimentos e técnicas em curso. Estabelecer parcerias com universidades e centros de pesquisa, promover intercâmbio entre artistas, curadores e pesquisadores nacionais e internacionais, e garantir a democratização de acesso e difusão de práticas atualizadas de forma gratuita.
Metodologia
Propõe a realização de um ciclo de palestras, debates, apresentações artísticas e ações formativas realizadas ao longo de uma semana, com o objetivo geral de colocar em discussão, no contexto das instituições, a Mediação cultural e a arte-educação no seu sentido mais amplo, das iniciativas socioculturais e no campo da produção artística.