Histórias que conectam: Conheça histórias de pessoas atendidas pelos nossos projetos de Assistência

O Histórias que conectam apresenta depoimentos de pessoas atendidas pelos nossos projetos de Assistência. Atividades de cunho assistenciais e socioeducativas, que estimulam o desenvolvimento social, a participação e a cooperação entre as pessoas, instituições e organizações sociais.  

Ao longo desses 74 anos de existência,  a área de Assistência tem sido uma das principais linhas de trabalho do Sesc RJ, com atividades nas áreas de Juventudes, Economia Criativa, Sustentabilidade, Povos e Nações, Criança Cidadã, Trabalho Social com Idosos e Segurança Alimentar e Nutricional com o Mesa Brasil Sesc. O programa busca a identificação de oportunidades que estimulam a cooperação, o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e o empoderamento de jovens, mulheres, crianças, adultos e idosos e em conjunto com lideranças e instituições sociais.

Em tempos de pandemia, a nossa equipe precisou se reinventar para continuar as atividades através de encontros e grupos on-line, utilizando as ferramentas de comunicação digital como recursos. Foram realizadas rodas de conversa e oficinas remotas, lives e vídeos gravados pelos funcionários envolvidos com o programa Assistência e convidados, campanhas e elaboração de conteúdos publicados nos canais digitais do Sesc RJ (redes sociais, site, intranet, etc.) e campanhas presenciais de doação de alimentos e confecção de máscaras para doação.

Vale destacar as conquistas do Trabalho Social com Idosos em Tempos de Pandemia, que transpôs barreiras tecnológicas e geracionais para manter uma agenda de encontros virtuais produtiva e acolhedora. A equipe de Economia Criativa também teve resultados significativos com o Dia da Criatividade, uma maratona de lives sobre artesanato, trabalhos manuais e empreendedorismo. 

Além disso, realizamos o Festival Sesc de Juventudes, pela primeira vez com atividades completamente remotas, e promovemos o concurso Uma Carta Para o Futuro, para jovens de 15 a 29 anos, no qual através de um texto, uma foto ou um desenho eles representaram o sentimento, a vida ou qualquer aspecto relacionado a este momento atual de pandemia. O material selecionado será reunido em um e-book e disponibilizado aqui no nosso site.

O Sesc+ Sustentabilidade também tem promovido ações fundamentais, como debates, lives, cards informativos, vídeos e e-books como o De Bem com a Mata, ilustrado por filhos de funcionários, o informativo Sustentabilidade News, que já está em sua terceira edição, entre outros conteúdos.

Em tempos de pandemia e aumento da vulnerabilidade social, o Mesa Brasil Sesc também tem sido um braço fundamental, registrando entre janeiro a julho cerca de 251 toneladas de alimentos arrecadados, 1.506 mil refeições complementadas e  132.507 mil pessoas atendidas através de 242 entidades, com a ajuda de 123 parceiros e presente em 24 municípios.

A voz do público

Durante esse período, tem sido muito importante para nortear o trabalho de nossa equipe ouvir a opinião de quem está sempre com a gente e se viu obrigado a ficar em casa, no isolamento. Foi muito satisfatório ver o retorno do trabalho que desenvolvemos com tanta dedicação. Veja aqui alguns depoimentos de pessoas que tem participado dos nossos projetos:

Foram tão importantes aquelas aulas que tivemos no Sesc Tijuca! Foram poucas aulas, mas muito valiosas para mim. Fizeram renascer o meu amor pelas plantas, adormecido pela vida corrida que levávamos.
Hoje, durante esse momento tão difícil para todos nós, de tanta incerteza e insegurança, foi o que salvou o meu equilíbrio emocional e a minha vida. Para não sucumbir à tristeza, voltei-me para a Natureza e lancei-me à tarefa de transformar a minha pequena varanda de apartamento em um “Jardim Encantado”!
Fazer esse jardim durante esse momento tão triste salvou a minha vida!
Continuo com a esperança de melhores dias, em que voltaremos a estudar as plantas e as composições de jardins, em aulas presenciais.

Nancy de Carvalho – Sesc Tijuca

 

O trabalho voluntário do Sesc RJ pra mim é muito especial, pois me sinto feliz em estar ajudando pessoas que necessitam de ajuda emocional e material. Também gosto de conhecer pessoas.

Sônia Canellas – Voluntária do Mesa Brasil Sesc

 

No Sesc tive oportunidade de ter qualidade de vida com os projetos que valoriza o idoso na minha saúde física e mental e com a oportunidade da prática do esporte do artesanato de outras atividades.

Regina – Trabalho Social com Idosos – Sesc Madureira

 

Assista aqui a outros depoimentos em homenagem aos 74 anos do Sesc:

 

Quer contar a sua história com o Sesc RJ também? Use suas redes sociais, marque nossos perfis @sescrio e use a #ConectadospeloSocial

Fique por dentro de tudo o que rola no Sesc RJ clicando aqui!

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
kits de higiene bucal

Sesc RJ doa 40 mil kits de higiene bucal à Fundação Leão XIII

Veja mais
dia do comerciário

Corrida virtual do Sesc RJ no dia 31 de outubro

Veja mais

Alerta para os relacionamentos abusivos na pandemia

Veja mais
Sesc Alpina Teresópolis

Reabertura do Hotel Sesc Alpina, em Teresópolis

Veja mais