
Educação: Brincar, acolher e construir com afeto
Como desenvolvemos nossas atividades em meio à pandemia. Entre encontros virtuais e soluções criativas, a nossa equipe de Educação integrou famílias às atividades e trouxe novas perspectivas sobre o cenário atual.
O ano de 2020 trouxe uma série de desafios para as nossas equipes, entre elas a de Educação, habituada a atividades presenciais, mas sempre aberta a se adaptar às necessidades dos alunos e de suas famílias. Diante do isolamento social, essas soluções tiveram que caber nas telas dos computadores, celulares e tablets e envolver muito mais as famílias, que também se encontravam em período de adaptação para uma nova rotina em que estudar, trabalhar, comer, dormir, aprender e se divertir precisavam caber dentro de suas casas. Foi preciso entrar no mundo virtual, sem perder de vista as pessoas.
“Foi desafiador, mas definimos que era fundamental manter o vínculo com o nosso público. Acolher foi e continua sendo a palavra de ordem. Trouxemos para o ambiente remoto as premissas de nosso trabalho: pensar no desenvolvimento integral por meio da participação nas decisões, do engajamento de todos, do brincar com adultos e crianças, dos interesses dos territórios, da partilha, da interação e da elaboração de atividades contextualizadas e significativas, que aguçassem a curiosidade, o desejo e a descoberta”, explicou a gerente de Educação do Sesc RJ, Adriana Santos.
Para alcançar esses objetivos, a equipe manteve uma dinâmica intensa de reuniões, discussões, formação e estudo, para assim poder planejar, avaliar e replanejar quando necessário. Ao longo dos últimos nove meses, a equipe construiu uma proposta coletiva que contempla diferentes vozes e saberes. “Juntos, definimos quantos encontros virtuais faríamos por semana para diminuir as saudades e para tratar dos projetos, por exemplo, e combinamos o melhor dia para enviar os posts de atividades e orientações”, complementou Adriana.
Além de todos os desafios de agregar as famílias e fazer o trabalho acontecer de forma efetiva, o uso da internet como instrumento de aprendizagem também foi um desafio, já que ainda que se pensasse em soluções remotas, muitas pessoas não conseguiam acessar por não contar com internet de qualidade em casa.
“Com algumas famílias/estudantes, nosso contato é somente por WhatsApp. Outros foram buscar kits nas unidades com o desenvolvimento de propostas a serem feitas em casa. Assim, cada turma foi se estruturando dentro de diferentes possibilidades”, solucionou a gerente, que contou ainda sobre a dinâmica entre a equipe e o público.
“Entre nós, equipe e público, há uma verdadeira rede que permite compartilhar afetos, calor humano e contribuir para que esse momento fosse repleto de memórias positivas. Nos adaptamos aos horários das famílias, dos participantes do TSI que fazem muitas atividades com nossos analistas de Arte, Ciência e Tecnologia (ACT), dos estudantes de línguas, lives, bate-papos, tudo para viabilizar o engajamento.”
Entre as atividades com maior adesão por parte dos alunos e familiares tivemos a Contação de histórias do Sesc+ Infância, em que semanalmente uma criança narrava uma história que está compartilhada em nossas redes sociais. A partir de uma leitura que brinca com rimas, as crianças da Educação Infantil e do Sesc+ Infância passaram a trocar dores por sabores, pandemia por alegria. Lançamos inclusive o livro autoral Heróis e heroínas contra a Covid, idealizado por integrantes do Sesc+ Infância do Sesc São João de Meriti. E as famílias entraram na brincadeira: para unir diferentes gerações, o Sesc+ Infância seu uniu também ao TSI (Trabalho Social com Idosos) em lives e vídeos.
A integração com as famílias sempre fez parte da dinâmica do trabalho de Educação do Sesc RJ, mas com a nova dinâmica, se fez necessário aumentar essa participação, uma vez que os próprios adultos começaram a demandar.
“Na escuta dos interesses percebemos a importância de construir momentos só com os adultos. Assim, o ‘Entre Nós’ permitiu ouvir trajetórias, falar de dicas para superar esse momento e partilhar de receitas afetivas. Acreditamos que esse diálogo é fundamental. Recebemos e somos recebidos por inúmeras famílias. As nossas casas viraram o lugar do encontro, do afeto e da conversa”, celebrou Adriana.
A importância do brincar
Um dos principais pilares da equipe de Educação do Sesc RJ, o brincar esteve garantido para todos adultos e crianças. Afinal, aqui se acredita que por meio do ato de brincar é possível encontrar recursos para superar esse clima de tensão, para construir conhecimento, pensar sobre o mundo, criar, se divertir e muito mais. Por meio dessa atuação tão intensa, tão rica, foi possível manter os encontros e os diálogos tão necessários para as aprendizagens sobre a vida, sobre as emoções e, ainda, ampliar o repertório com conhecimentos.
“Para enfatizar a importância do brincar, no mês de maio, a atividade ‘Tá com você’ permitiu o compartilhamento das memórias brincantes de pais e filhos, postagem de fotos e brincadeiras preferidas, produzimos e-books com inúmeras possibilidade de brincar em casa sem custo e/ou materiais reaproveitados, cápsulas para a trocarmos informações sobre brinquedos, brincadeiras e cantigas que fazem parte do universo infantil em outras partes do mundo”, relembrou Adriana.
Mas as atividades não pararam por aí! Além das ações de Educação Infantil e do Sesc+ Infância, também foram realizadas atividades diversas como live em parceria com Consulados, sobre culturas estrangeiras para estudantes de línguas e interessados em geral, live em parceria com o Museu Nacional, que comemorou seus 202 anos em 2020, bate-papos sobre Arte, Ciência e Tecnologia, podcast’s com destaque para o Voe com a Ciência e para o Tecnobalaio e a realização do I Colóquio de Educação em formato virtual, que também estão disponíveis no nosso canal no Youtube. Além disso, lançamos uma temporada nova para o curso de Imersão e abrirmos as turmas on-line para os mais de 700 estudantes de Línguas. Em breve, lançaremos a série Papo Ciência, também idealizada ao longo do ano pelas equipes de Comunicação e do Arte, Ciência e Tecnologia.
Eventos Internacionais
No dia 7 de novembro, nosso instrutor Leandro Capilluppi teve a oportunidade de ser o único representante brasileiro em um congresso boliviano, o Primer Congreso Mundial de Psicología Sistémica Cognitiva e Interdisciplinaria en Bolivia, cujo tema central tratava sobre a “Vulnerabilidad y Resiliencia en las etapas del ciclo vital, familia y comunidad”. Isso aconteceu graças ao seu artigo “La competencia empática de los maestros hacia alumnos en situaciones de vulnerabilidad“, em que compartilhou a experiência de tudo que tem vivenciado e aprendido em sua atuação como instrutor de língua estrangeira no Sesc RJ. Ele foi convidado durante suas interações em nosso Congresso Mundial de 2019, na Sede do Sesc RJ.
A professor Amanda da Paixão Montenegro também apresentou seu relato de experiências do projeto Sesc+ Infância “A relação entre as infâncias e a natureza” no X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação: Afirmar, inventar, re-existir: o que pode uma educação filosófica?, realizado pela UERJ de 5 a 9 de outubro de 2020. O relato será publicado em breve no livro dos anais do Congresso.
De Olho no Futuro
Para 2021, teremos muitas atividades no ambiente virtual, pois entendemos que elas permitem alcançar diferentes espaços, tempos e pessoas. Além disso, pretendemos abrir um Espaço de Referência em Arte, Ciência e Tecnologia na unidade Tijuca, um Pré-vestibular, novas turmas de Sesc+ Infância, lançamento de novas temporadas de vídeos sobre Ciências e Línguas, oficinas on-line de conversação, criação do Portal da Educação e realização do II Congresso Mundial de Educação.
Texto escrito por Taiane Cordeiro, especial para o Sesc RJ
Acompanhe nossas redes sociais para saber as novidades da nossa equipe de Educação no Instagram, Facebook e Youtube do Sesc RJ.