arte ciência tecnologia
Crédito: Foto: Erbs Jr

Arte, Ciência e Tecnologia

O Projeto ACT (Arte, Ciência e Tecnologia) atua com programações e metodologias em educação não formal e suas relações com a cultura e a sociedade. Para 2024, novos espaços e parcerias com universidades vão buscar inovações metodológicas e desenvolvimento de ações com formação de grupos, tendo em vista o processo de interseccionalidade. O projeto alinha-se as ODS da ONU na ODS4 (Educação de qualidade), ODS5 (Igualdade de Gênero), ODS8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e ODS9 (Indústria, inovação e infraestrutura).

Uma educação inovadora entre metodologias e novos espaços no Brasil ainda é absolutamente imprescindível à reflexão e difusão do conhecimento científico e tecnológico, sobretudo porque a apropriação sociocultural da ciência está relacionada à promoção de saúde, à conservação ambiental e de populações tradicionais, ao desenvolvimento de tecnologias. Nesse sentido, uma atuação reflexiva, contextualizada historicamente, sobre o pensamento da ciência e a utilização das atuais tecnologias digitais, são pilares referenciais para planejamento de nossas ações.

Objetivos

Possibilitar, por meio de ações, a apropriação da cultura científica e tecnológica, que significa perceber como a ciência e a tecnologia estão presentes na sociedade, e como esses dois pilares podem representar ferramentas para o exercício pleno da cidadania. A partir disso, promover o pensamento da ciência, vivenciar o fazer científico, incorporando-o como espaço de criação e intervenção sociocultural.

Como objetivos específicos:

  • Assegurar, fortalecer e visibilizar o lugar do Sesc RJ como produtor e articulador de difusão científica e educação a partir das interseções entre a Arte, a Ciência e a Tecnologia;
  • Tratar de conteúdos contemporâneos, a partir das interseções entre os eixos de Arte, Ciência e Tecnologia, em uma perspectiva integral, educativa e para as profissões do futuro, tendência de núcleos acadêmicos e outros setores da educação e cultura;
  • Criar redes de experiências socioeducativas e culturais numa perspectiva intergeracional, entre pais e filhos, escolas e comunidades, entre cidades, sendo o exercício da cocriação, cooperação e coletividade. Valores que constituem o conceito de inovação.

Metodologia

O Projeto se consolida a partir da experimentação de metodologias vindas de construções coletivas, de diferentes iniciativas, narrativas, mediações e temáticas propositivas para a contextualização e apropriação científica. Entre tecnologias sociais e digitais, a ideia é reunir cientistas, professores, artistas, fazedores, comunicadores, pensadores, gamers, pessoas atuantes em diferentes áreas em processos de diálogos, processos cooperativos e naturalmente compartilhados.

Educação Sesc RJ

O Programa Educação tem por desafio promover mudanças que favoreçam o crescimento pessoal e social por meio de ações de educação formal e complementar, permeando e integrando os outros programas e atividades de atuação do Sesc RJ. Sendo assim, o projeto busca como princípio fundamental o reconhecimento de crianças, jovens, adultos e idosos como sujeitos do conhecimento. São aqueles que realizam, pensam, elaboram, constroem e repensam, a partir de uma interação com todos os envolvidos neste processo de aprendizagem: alunos, famílias, equipes, parceiros, comunidade. O Sesc RJ considera, assim, a educação permanente aquela que estabelece ações sobre a realidade, iluminadas pelo conhecimento e que torna possível a transformação social.

Clique aqui e acesse o Portal da Educação Sesc RJ.

O Sesc RJ

O Sesc RJ atua no estado do Rio de Janeiro por meio de 21 Unidades de serviço, quatro delas também unidades hoteleiras, em 12 municípios do estado. Além disso, nossas 11 Unidades Móveis (BiblioSesc,  OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher) operam em diversos municípios, formando uma ampla rede de serviços para que você possa ter o melhor para sua vida sempre por perto.

Através da CulturaAssistênciaSaúdeEsporte e LazerTurismo Social e Educação é possível descobrir e desenvolver as potencialidades do nosso público.