Caminhos para a Longevidade
Caminhos para a Longevidade é uma realização de Educação em Saúde, aberta para todas as faixas etárias, atuando frente aos diferentes ciclos de vida do início ao final deles, reconhecendo a importância de cada fase e as particularidades que influenciam a saúde e o bem-estar. Essa iniciativa se utiliza do conceito de saúde ampliado, trabalhando o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Além de oferecer conhecimentos, o programa apresenta estratégias que visam contribuir para conscientização e construção de hábitos saudáveis que proporcionem o desfrutar de uma vida longa e saudável.
Caminhos para a Longevidade é uma realização aberta para todas as faixas etárias, visando o processo do envelhecimento saudável, da autonomia para exercer o autocuidado e do reconhecimento de seus direitos e deveres nas áreas da saúde. Atividades de Educação em Saúde nas modalidade de acordo com as realizações do Referencial Programático do Departamento Nacional do Sesc: orientações, exposições mediadas, palestras, oficina, cursos e rodas de conversa.
A preservação da saúde deve ser abordada em qualquer idade, para que o indivíduo possa desenvolver saberes que gerem autonomia e independência para uma vida com segurança e qualidade, assumindo postura protagonista quanto aos rumos de sua própria saúde.
Objetivos
Promover saúde geral e bem-estar ao longo de diferentes fases da vida, abrangendo desde a saúde gestacional até o envelhecimento saudável, por meio de estratégias de prevenção, promoção e cuidados integrados.
Como objetivos específicos:
- Estimular a prática de hábitos que propiciam a produção de qualidade de vida para todas as idades com ações inclusivas e inter geracionais.
- Promover discussões sobre o processo de envelhecimento saudável por meio de ações individuais e coletivas;
- Sensibilizar os participantes quanto ao processo natural do envelhecimento.
Metodologias
O projeto acontece em todas as Unidades Operacionais e Unidades Móveis, com atividades e metodologias específicas, alinhadas de acordo com o diagnóstico situacional, as demandas de cada região e as instalações físicas. São realizadas dinâmicas educativas participativas e aplicação de práticas coletivas que coloquem os indivíduos no centro das realizações.