Secs + Saúde

Sesc + Saúde

O Projeto Sesc+ Saúde consiste na estruturação de espaço voltado aos cuidados e atenção à saúde multidisciplinar e complementar, com objetivo de facilitar o acesso a serviços de saúde que possam ter relevância no aspecto do bem-estar físico, mental e social, além de universalizar as oportunidades de serviço de saúde com custo reduzido ou gratuito.

No Brasil, o ingresso aos serviços de saúde, incluindo atividades de alta complexidade se dá principalmente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 75% da população tem acesso através do Ministério da Saúde, os demais 25% utilizam o Sistema de Saúde Suplementar.

Objetivos

Disponibilizar e estimular o acesso a serviços de saúde de qualidade de forma a contribuir para o bem estar físico, mental, social e ambiental.

Objetivos específicos:

  • Realizar rastreamento de câncer de mama e colo de útero através da oferta de mamografias de alta resolução e exames de citopatológico (papanicolau), com preços acessíveis;
  • Promover atendimentos clínicos em nutrição, psicologia, enfermagem e serviço social a preços acessíveis;
  • Promover ações de educação em saúde.

Metodologia

O Projeto contempla espaços estruturados de forma a atender a clientela com profissionais e serviços especializados, tendo como base o conceito ampliado de saúde, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde. A equipe será composta em caráter multidisciplinar visando a promoção e atenção integral a saúde. Serão oferecidos serviços nas áreas de saúde da mulher com exames de Papanicolau, mamografia, ultrassonografia e também atendimentos psicológicos, nutricionais, enfermagem e serviço social. Os serviços oferecidos serão direcionados ao público geral e realizados em unidades operacionais do Sesc RJ que são instituídas e localizadas em regiões estratégicas, abrangendo territórios vulneráveis. A oportunidade de acesso utiliza como base os critérios de: disponibilidade, acessibilidade, aceitabilidade e qualidade.