Educação Infantil Sesc RJ
Crédito: Erbs Jr

Sesc+ Infância

O Sesc+ Infância é uma atividade sistemática de turno inverso ao escolar para crianças entre 6 e 13 anos. Se estrutura por meio da valorização das culturas das infâncias, da importância do brincar enquanto linguagem privilegiada e essencial para a educação holística. A presença e parceria das famílias são diferenciais do projeto. Alinha-se ao ODS4 (Educação de Qualidade), ODS5 (Igualdade de Gênero) e ODS10 (Redução das Desigualdades).

Com a diminuição da oferta de espaços públicos e a falta de tempo das famílias para mediação do brincar, o projeto Sesc+ Infância se evidencia como um espaço seguro que contribui com o desenvolvimento infantil, reconhecendo e validando as diferentes infâncias espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro.

Objetivos

  • Valorizar e potencializar as culturas das infâncias;
  • Tornar evidente a importância do brincar como condição primordial para o desenvolvimento;
  • Respeitar as leis direcionadas aos direitos da criança;
  • Reconhecer as crianças como cidadãs hoje, no aqui e agora;
  • Defender a criança como sujeito sociocultural e histórico, que participa e opina sobre o que lhe diz respeito;
  • Promover aprendizagens significativas;
  • Romper com óticas reducionistas que condicionam o conhecimento e as aprendizagens somente ao universo escolar e à faixa etária;
  • Investir na formação de sujeitos afetivos, respeitosos, confiantes, criativos, empreendedores e potentes na construção de uma sociedade mais equitativa;
  • Promover benefícios para as demais etapas da vida.

Metodologia

As vivências brincantes representam a tônica do projeto, que se organiza a partir dos interesses e necessidades das crianças. Os grupos têm autonomia para criação e desenvolvimento de projetos, sempre evidenciando a potencialidade territorial e a diversidade presente nas infâncias.

Educação Sesc RJ

O Programa Educação tem por desafio promover mudanças que favoreçam o crescimento pessoal e social por meio de ações de educação formal e complementar, permeando e integrando os outros programas e atividades de atuação do Sesc RJ. Sendo assim, o projeto busca como princípio fundamental o reconhecimento de crianças, jovens, adultos e idosos como sujeitos do conhecimento. São aqueles que realizam, pensam, elaboram, constroem e repensam, a partir de uma interação com todos os envolvidos neste processo de aprendizagem: alunos, famílias, equipes, parceiros, comunidade. O Sesc RJ considera, assim, a educação permanente aquela que estabelece ações sobre a realidade, iluminadas pelo conhecimento e que torna possível a transformação social.

Clique aqui e acesse o Portal da Educação Sesc RJ.

O Sesc RJ

O Sesc RJ atua no estado do Rio de Janeiro por meio de 21 Unidades de serviço, quatro delas também unidades hoteleiras, em 12 municípios do estado. Além disso, nossas 11 Unidades Móveis (BiblioSesc,  OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher) operam em diversos municípios, formando uma ampla rede de serviços para que você possa ter o melhor para sua vida sempre por perto.

Através da CulturaAssistênciaSaúdeEsporte e LazerTurismo Social e Educação é possível descobrir e desenvolver as potencialidades do nosso público.