Sesc+ Sustentabilidade - sustentabilidade sesc

Sesc+ Sustentabilidade

O Sesc+ Sustentabilidade é a linha conceitual que abrange as iniciativas de educação para sustentabilidade do Sesc RJ que, através dele, promove ações que inspiram pessoas na relação com o planeta, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e comunitário e com o Pacto Global da ONU, uma vez que o Sesc RJ é signatário.

A sustentabilidade é um valor institucional do Sesc RJ, sendo assim, ciente que o desenvolvimento sustentável tem assumido papel de destaque no cenário mundial e que atitudes sustentáveis estão diretamente relacionadas à qualidade de vida da população atual e das gerações futuras, o Sesc RJ tem cada vez mais oferecido aos comerciários e à população em geral ações de maior engajamento e impacto positivo entre as pessoas e meio em que vivem. Reforçando seu compromisso com a responsabilidade socioambiental. As ações deste projeto estão alinhadas aos seguintes ODS:

  • ODS5 – Educação de Qualidade
  • ODS11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • ODS12 – Consumo e Produção Responsáveis
  • ODS13 – Ação contra Mudança Global do Clima
  • ODS14 – Vida na Água
  • ODS15 – Vida Terrestre

Objetivos

Através do conceito de desenvolvimento sustentável, promover a educação ambiental que ultrapasse as questões ligadas somente à natureza, mas perpasse pelas pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias (5Ps da Agenda 2030), contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável em toda sua complexidade.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver uma percepção do ambiente na sua dimensão biológica (natural), socioeconômica e tecnológica;
  • Utilizar a educação para sustentabilidade como ferramenta de estímulo à qualidade de vida e bem estar;
  • Estimular práticas de incentivo a novas formas de atuação que promovam os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU;
  • Sensibilizar a sociedade para melhor compreensão acerca da problemática socioambiental contemporânea;
  • Integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações para o enfrentamento dos problemas socioambientais.

Metodologia

A metodologia permite a realização de cursos, oficinas, palestras, debates, rodas de conversa, exposições, visitas mediadas e vivências, tanto nas unidades quanto em sua abrangência como escolas, instituições e empresas. Oferecendo conteúdo de qualidade para o público de todas as idades.

Educação Sesc RJ

O Programa Educação tem por desafio promover mudanças que favoreçam o crescimento pessoal e social por meio de ações de educação formal e complementar, permeando e integrando os outros programas e atividades de atuação do Sesc RJ. Sendo assim, o projeto busca como princípio fundamental o reconhecimento de crianças, jovens, adultos e idosos como sujeitos do conhecimento. São aqueles que realizam, pensam, elaboram, constroem e repensam, a partir de uma interação com todos os envolvidos neste processo de aprendizagem: alunos, famílias, equipes, parceiros, comunidade. O Sesc RJ considera, assim, a educação permanente aquela que estabelece ações sobre a realidade, iluminadas pelo conhecimento e que torna possível a transformação social.

Clique aqui e acesse o Portal da Educação Sesc RJ.

O Sesc RJ

O Sesc RJ atua no estado do Rio de Janeiro por meio de 21 Unidades de serviço, quatro delas também unidades hoteleiras, em 12 municípios do estado. Além disso, nossas 11 Unidades Móveis (BiblioSesc,  OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher) operam em diversos municípios, formando uma ampla rede de serviços para que você possa ter o melhor para sua vida sempre por perto.

Através da CulturaAssistênciaSaúdeEsporte e LazerTurismo Social e Educação é possível descobrir e desenvolver as potencialidades do nosso público.