cursos de imersão
Crédito: Erbs Jr

Linguagem e Sociedade

Esse projeto explora a relação entre língua e sociedade, a partir da diversidade linguística e de seus fenômenos. Nesse contexto, o Sesc RJ assume um papel na preservação e apoio ao multilinguismo, valorizando a luta das minorias.

Apesar de seu imenso valor, mais da metade das línguas se encontram em uma situação crítica. A ameaça à diversidade linguística é uma perda de parte do patrimônio da humanidade. Aceitar os direitos linguísticos é um passo decisivo para promover a tolerância e o diálogo intercultural, bem como para lançar bases mais sólidas para o respeito permanente pela diversidade.

Objetivos

Promover ações que estimulem a autonomia dos estudantes para lidar com as questões sociais, perceber e enfrentar injustiças do mundo contemporâneo, além de incentivar a capacidade de negociar e dialogar, prevalecendo o respeito pelas diversas identidades e realidades. Em concordância com o Objetivo 16 do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o projeto prevê ações para a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, a partir do cumprimento das leis e políticas não discriminatórias.

Objetivos específicos:

  • Promover o entendimento da relação entre língua e fatores sociais;
  • Desconstruir preconceitos e incentivar uma mudança de postura em relação à predominância de uma política monolíngue;
  • Discutir sobre a elaboração de políticas linguísticas que considerem o caráter pluricultural e multilíngue da sociedade.

Metodologia

A partir de rodas de conversa, palestras, formações diversas, é possível refletir sobre as manifestações pragmáticas em diferentes comunidades e contextos linguísticos. Relação entre língua e sociedade, heterogeneidade linguística e preconceito linguístico são alguns dos temas que serão trabalhados dentro deste projeto.

Educação Sesc RJ

O Programa Educação tem por desafio promover mudanças que favoreçam o crescimento pessoal e social por meio de ações de educação formal e complementar, permeando e integrando os outros programas e atividades de atuação do Sesc RJ. Sendo assim, o projeto busca como princípio fundamental o reconhecimento de crianças, jovens, adultos e idosos como sujeitos do conhecimento. São aqueles que realizam, pensam, elaboram, constroem e repensam, a partir de uma interação com todos os envolvidos neste processo de aprendizagem: alunos, famílias, equipes, parceiros, comunidade. O Sesc RJ considera, assim, a educação permanente aquela que estabelece ações sobre a realidade, iluminadas pelo conhecimento e que torna possível a transformação social.

Clique aqui e acesse o Portal da Educação Sesc RJ.

O Sesc RJ

O Sesc RJ atua no estado do Rio de Janeiro por meio de 21 Unidades de serviço, quatro delas também unidades hoteleiras, em 12 municípios do estado. Além disso, nossas 11 Unidades Móveis (BiblioSesc,  OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher) operam em diversos municípios, formando uma ampla rede de serviços para que você possa ter o melhor para sua vida sempre por perto.

Através da CulturaAssistênciaSaúdeEsporte e LazerTurismo Social e Educação é possível descobrir e desenvolver as potencialidades do nosso público.