Crédito: Erbs Jr

Centro de Referência em Educação Inclusiva

O projeto “Centro de Referência em Educação Inclusiva”, organiza-se a partir de uma proposta transdisciplinar, entendendo que a educação é a base para a transformação social. Por meio de atendimentos de pessoas com deficiência e atividades formativas destinadas aos responsáveis de pessoas com deficiência e escolas públicas. O Centro atuará para a promoção da equidade, diminuindo as injustiças sociais, fomentando a formação e sensibilização por uma sociedade inclusiva.

Diante de tantos desafios voltados à inclusão, constatou-se a importância de organizar um projeto que agregue diferentes setores. Não cabe pensar o tema sem a representatividade das pessoas com deficiência, famílias, profissionais e as universidades. Promover essa potência de saberes é uma das possibilidades para mudar o cenário atual.

Objetivos

Promover ações institucionais voltadas à garantia de direitos, produção de conhecimento e mobilização social em prol da inclusão das pessoas com deficiência. Serão constituídos grupos de estudo em articulação com pesquisa e projetos das universidades para a difusão de conhecimento e formação. Além dos atendimentos socioeducativos previstos.

Objetivos específicos:

  • Atuar por meio de metodologias ativas e em ambientes híbridos;
  • Implementar práticas voltadas às residências e inclusão;
  • Trabalhar pela equidade e disseminação de leis e direitos;
  • Promover atividades colaborativas;
  • Envolver a sociedade na elaboração de propostas e projetos que retratem mudanças e interesses coletivos, prevendo ainda, ações de sensibilização.

Metodologia

Este projeto alinha-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) na ODS4 (Educação de qualidade) e ODS10 (Redução das desigualdades), tendo por metodologia atuação com as famílias, formação inicial e continuada e atendimentos socioeducativos.

Educação Sesc RJ

O Programa Educação tem por desafio promover mudanças que favoreçam o crescimento pessoal e social por meio de ações de educação formal e complementar, permeando e integrando os outros programas e atividades de atuação do Sesc RJ. Sendo assim, o projeto busca como princípio fundamental o reconhecimento de crianças, jovens, adultos e idosos como sujeitos do conhecimento. São aqueles que realizam, pensam, elaboram, constroem e repensam, a partir de uma interação com todos os envolvidos neste processo de aprendizagem: alunos, famílias, equipes, parceiros, comunidade. O Sesc RJ considera, assim, a educação permanente aquela que estabelece ações sobre a realidade, iluminadas pelo conhecimento e que torna possível a transformação social.

Clique aqui e acesse o Portal da Educação Sesc RJ.

O Sesc RJ

O Sesc RJ atua no estado do Rio de Janeiro por meio de 21 Unidades de serviço, quatro delas também unidades hoteleiras, em 12 municípios do estado. Além disso, nossas 11 Unidades Móveis (BiblioSesc,  OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher) operam em diversos municípios, formando uma ampla rede de serviços para que você possa ter o melhor para sua vida sempre por perto.

Através da CulturaAssistênciaSaúdeEsporte e LazerTurismo Social e Educação é possível descobrir e desenvolver as potencialidades do nosso público.